Mapa Mental: Síntese Proteica

Ainda tem dúvidas sobre Síntese Proteica? Este mapa mental vai resolver todas e te preparar para mandar muito bem na sua prova de biologia!

Mapa Mental: Síntese Proteica
Mapa Mental: Síntese Proteica

As proteínas possuem importância fundamental para o nosso organismo, podendo estar presente na composição estrutural das células vivas, além de atuar como enzimas, comandando os processos vitais do organismo. As proteínas podem ser formadas por um ou mais polipeptídios. No processo de síntese proteica, ou de uma cadeia polipeptídica, ocorre a união de aminoácidos de acordo com a sequencia de códons do RNA mensageiro (RNAm). Tendo em vista que a sequência desses códons é determinada pela sequência de bases nitrogenadas do DNA, a síntese proteica acaba por representar a “tradução” da informação genética, sendo por isso chamada de tradução gênica.

Quais são os “personagens” que atuarão na tradução?

RNA mensageiro (RNAm): contém a sequência de bases nitrogenadas transcritas do DNA. A formação do RNAm chama-se transcrição e é semelhante à replicação do DNA.

Em organismos eucariontes, a transcrição ocorre no núcleo e a tradução no citoplasma. Já em procariontes, não existe tal separação e portanto ambas as etapas acontecem no citoplasma.

RNA ribossômico (RNAr): associando-se a proteínas, as fitas de RNAr formarão os ribossomos (responsáveis pela leitura da mensagem contida no RNAm).

RNA transportador (RNAt): são responsáveis pelo transporte de aminoácidos até o local onde ocorrerá a síntese proteica junto aos ribossomos. São moléculas de RNA simples e capazes de se dobrar sobre si mesmas, adquirindo o aspecto mostrado na figura abaixo.

Existem regiões específicas importantes do RNAt: local ligação do aminoácido e o trio de bases complementares do RNAt (anticódon), que se encaixará no códon do RNAm.

OBS: No RNA as bases nitrogenadas presentes serão Adenina, Guanina, Citosina e Uracila. A última estará presente no lugar da Timina (presente apenas no DNA)!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questão Comentada: Síntese Proteica

Leia o resumo O que é síntese protéica? e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Anabolismo Nuclear

Leia o resumo “O que é anabolismo nuclear?” e resolva os exercícios abaixo.