Blog Descomplica
mapa mental com resumo dos conflitos no oriente médio

Conflitos no Oriente Médio: um mapa mental

Quer saber tudo sobre os Conflitos no Oriente Médio? Dá uma olhada neste mapa mental e mande ver na sua prova de história! <3

Atualizado em

Compartilhe

 

Se você pesquisar sobre o Oriente Médio neste momento, com certeza encontrará inúmeras matérias recentes falando sobre refugiados, conflitos entre israelenses e palestinos, etc. De fato, um barril de pólvora.

Mas você sabe por que esses conflitos no Oriente Médio estão acontecendo? Não? Então você precisa ler esse resumo!

Mapa mental conflito no Oriente médio

mapa mental com resumo dos conflitos no oriente médio

Fragmentação do Império Islâmico

Apesar das diferentes etnias que ocupam esta região, existem elementos que lhes dão uma identidade comum, como a língua árabe e a religião islâmica, professada por algumas sociedades.

O islamismo, uma das três maiores religiões monoteístas do mundo, possui grande expressividade no Oriente Médio.

Por isso, para entender os conflitos na Palestina, é necessário entender como se deu a fragmentação do Império Islâmico, também chamado de Império Turco-Otomano, ocorrida no pós-Primeira Guerra Mundial, com o fim da chamada Era dos Impérios.

Leia também o texto sobre Conflito entre Israel e Palestina

Início dos conflitos no Oriente Médio

Com o desmembramento do Império, nem todos os países tiveram sua independência reconhecida, como foi o caso do Iraque e da nossa protagonista, Palestina, que ficaram sob a tutela da Inglaterra.

Essa dependência potencializará conflitos entre os povos do Oriente Médio a partir de um importante episódio: a criação do Estado de Israel.

Com certeza você já ouviu falar que algum lugar parece a Faixa de Gaza, né? Aqui, no Rio de Janeiro, por exemplo, essa expressão já virou usual para se referir a zonas de conflitos entre a polícia e narcotraficantes.

A Faixa de Gaza é uma região do Oriente Médio disputada por árabes e israelenses e marcada por intensos conflitos.

Com precárias condições de vida, a região não possui infra-estrutura adequada e, consequentemente, tem a economia debilitada. Prova disso é que apenas 13% das terras situadas na Faixa de Gaza são aráveis. 

E, por mais que não ofereça condições, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados da Terra. A população é marcada pela religião islâmica, como citamos acima e, mais de 99% dos habitantes são fiéis muçulmanos.

É importante ressaltar que o território é extremamente conflituoso, é disputado e ocupado militarmente por outros países também. O clima de tensão que habita o local é nítido, já que possui correntes de conflito.

Essa região não é reconhecida como parte que integra algum país soberano, ela está cercada por muralhas nas divisas com Israel e Egito. Contudo, a Autoridade Nacional Palestina reivindica a região como território que pertence somente aos palestinos.

Principais conflitos no Oriente Médio

Os conflitos no Oriente Médio tiveram início devido a inconsistência sobre quem é o verdadeiro dono da Faixa de Gaza. Além disso, fazem parte dessa “guerra” as características religiosas daqueles que habitam o local, os quais se chocam com os israelenses.

Em 2005, Israel ocupou militarmente a região. Atualmente, Israel ainda é o responsável pelo controle do espaço aéreo e do acesso marítimo à Faixa de Gaza.

Atualmente, o grupo extremista islâmico Hamas controla a Faixa de Gaza. Israel, por sua vez, controla entradas e saídas de suprimentos.

Além disso, Israel mantém colônias ilegais na região da Cisjordânia, habitada por palestinos, provocando ataques do Hamas.

Desse modo, o panorama atual na região ainda é de tensões e conflitos.

Partiu abrir o leque e aprender sobre importantes conflitos que ocorreram no Oriente Médio?

Ocupações e disputas territoriais no Oriente Médio

  • Os Talibãs no Afeganistão – grupo fundamentalista islâmico, que desde adécada de 90 controlava o país. Em 2001, foi retirado do poder numa ação entre Estados Unidos e Reino Unido. Refugiaram-se, mas continuaram na região..

Com a decisão americana de retirar as tropas, após 20 anos na região, o grupo Talibã conseguiu retomar o país em 2021, impondo duramente suas leis ao povo e anulando liberdades e direitos, especialmente das mulheres.

  • A Turquia e os curdos – Os curdos são a 4ª etnia mais numerosa do Oriente Médio, porém, assim como os palestinos, não possuem território próprio. Há décadas ocorrem ofensivas entre os dois povos.
  • Guerra Civil no Iêmen – A região sofre com a guerra civil desde 2014. Com conflitos entre sunitas e xiitas e resultados da Primavera Árabe. A região sofre grave crise humanitária.
  • Guerra Civil na Síria – Começou em 2011, também na Primavera Árabe. O estado islâmico domina territórios, resultando em milhões de mortos.

No ano de 1923, o Tratado de Lausanne estabeleceu apenas as fronteiras da Turquia. A Palestina seguiu na mesma condição, sem território.

Conflitos no Oriente Médio e países africanos

A localização geográfica das regiões de fronteira do Oriente Médio ajudou a gerar outros conflitos, como aPrimavera Árabe.  Uma das regiões é a Turquia e a outra ao norte do Egito. O Oriente Médio fica predominantemente na Ásia Ocidental.

Essas regiões do Oriente Médio também foram palco de conflitos, como veremos já já. 🙂

Foram reações pela liberdade, contra a opressão e a corrupção de governos antidemocráticos.

Pra algumas regiões, os conflitos trouxeram resultados positivos na esfera dos direitos humanos. Caíram ditadores como Hosni Mubarak (Egito) e Muamar kadhafi (Líbia).

Grupos étnicos e os conflitos no Oriente Médio

Os principais grupos étnicos que deram origem aos habitantes do Oriente Médio foram:  os semitas, os persas e os turcos:

  • Os semitas deram origem a duas descendências: árabes e judeus. Atualmente, os semitas habitam a península arábica e a costa do mar mediterrâneo;
  • Os persas são originários de grupos nômades. Atualmente no Irã;
  •  Os turcos ocuparam o norte do Oriente Médio, migrando da Ásia Central. Formaram por séculos o império turco-otomano, que como vimos, teve seu fim após a Primeira Guerra Mundial.

Há dezenas de grupos étnicos no Oriente Médio. Da mesma forma, as maiores religiões, Islamismo e Judaísmo, se subdividem em diversos grupos.

Veja também o vídeo do nosso canal explicando o Ataque do Hamas em Israel em Outubro de 2023

Quer se aprofundar nos conteúdos sobre a questão da palestina? Baixe agora o material sobre “Israel x Palestina” do Fofoca Geopolítica!

Confira também todos os matérias aprofundados sobre Geopolítica.

Conheça o cursinho de preparatório para o Enem da Descomplica e mergulhe em um aprendizado dinâmico que vai te preparar para fazer a melhor prova da sua vida!

Comentários

Pérsio
Pérsio
11/08/2024 às 22:48

Artigo excelente. Parece que a guerra na Faixa de Gaza ainda está longe de terminar, e apenas com a solução de "dois povos, dois Estados", pode haver uma paz duradoura. Será que é possível?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Akyra Abe
Akyra Abe
16/06/2024 às 11:43

Excelente matéria! Me ajudou muito na prova de Geografia e no entendimento de toda essa questão geopolítica que vem acontecendo! Estou na torcida para que tudo seja resolvido!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
30/08/2024 às 16:40

Bom saber que ajudou, Akyra! Estamos todos a torcida!💚


Thayslane
Thayslane
10/02/2024 às 14:22

O descomplica me ajuda muito com dúvidas em atividades

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

DORIVALDO
DORIVALDO
09/12/2023 às 07:21

Assim fica parecendo briga de vizinhos e parentes. Faltou enfoque nos interesses político-econômicos das potências ocidentais na região, principalmente a partir dos séculos 19 e 20 e seus esforços para minar o nacionalismo na região.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Paulo Ruas
Paulo Ruas
15/10/2023 às 18:46

Que os palestinos vençam mais esse ultraje. Ah! Excelente matéria, parabéns.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
16/10/2023 às 10:08

Olá, Paulo! Estamos na torcida para que a paz reine!! É uma alegria ter pessoas como você. Nos dedicamos ao máximo, para trazer muitos conteúdos para vocês! Bora juntos nessa! 💚🚀


ANTONIO PARANHOS BARBOSA
ANTONIO PARANHOS BARBOSA
15/10/2023 às 10:43

O mundo se encontra nessa situação pelo descaso de um modo geral, de todos os presidentes de todos os países.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
16/10/2023 às 10:06

Ei, Antonio! Concordamos que estamos enfrentando momentos delicados em todo o mundo! Estamos em pensamentos positivo para que a paz reine! 🙌💚


Petrina Rocha
Petrina Rocha
14/10/2023 às 21:33

É muito triste o que está acontecendo no Oriente Médio. Será que não há outra forma de reivindicar os direitos. Onde fica o diálogo? Quantas mortes poderiam ser evitadas se usassem do bom censo entre os envolvidos. Os inocentes não podem pagar por esses irresponsáveis e incompetentes. Que haja um cessa fogo e reine a paz no Oriente Médio.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
16/10/2023 às 10:02

Olá, Petrina! Estamos todos arrasados com tamanha crueldade, precisamos que paz chegue da forma mais rápida no Oriente Médio e que as vidas sejam poupadas. Estamos juntos nessa corrente!🙌💚


FRANCIMEIRE FERREIRA SANTOS GUIMARAES
FRANCIMEIRE FERREIRA SANTOS GUIMARAES
12/10/2023 às 08:57

Uma tristeza tudo isso esteja acontecendo, que tantos inocente mortos esteja apagando por isso.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
13/10/2023 às 10:27

Oi, Francimeire! Bom dia! Realmente, estamos todos enlutados com tantas mortes de inocentes, dentre eles tantas crianças. Que a paz mundial possa ser estabelecida! 🙏🤞💚


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você