Realize sua prova de geografia após organizar seu mapa mental sobre o Centro-Sul Brasileiro e tirar todas as dúvidas sobre esse complexo regional. Assim, certamente você irá garantir uma nota 10 na avaliação.
O Brasil é dividido por regiões, ou seja, diferentes territórios segmentados de acordo com critérios específicos. Essa segmentação é definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo formada por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.
Entretanto, há outra subdivisão regional, porém não oficial, que é estabelecida pelas três regiões geoeconômicas do Brasil: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os parâmetros utilizados pra essa demarcação são os aspectos naturais e os atributos socioeconômicos.
O complexo regional Centro-Sul é o mais desenvolvido economicamente e também o mais populoso, sendo a segunda maior região em área de extensão. Acompanhe a leitura pra conseguir criar um mapa mental do Centro-Sul e conhecer um pouco mais sobre ele!
Mapa mental do Centro-Sul Brasileiro
O Centro-Sul é composto pelas regiões Sul, Sudeste (com a ressalva do norte de Minas Gerais, que faz parte da região geoeconômica do Nordeste) e Centro Oeste (com exceção do norte do Mato Grosso, integrado com a região geoeconômica da Amazônia).
Além disso, é uma das regiões mais geoeconômicas do país, tendo uma área total de aproximadamente 2 milhões de quilômetros quadrados.
Mapa mental região sul
Aspectos físicos e naturais
O Centro-Sul apresenta o relevo mais acidentado, no qual predominam as cadeias montanhosas e as zonas de elevadas altitudes, e conta também com três principais tipos de climas: o tropical, o tropical úmido e o subtropical.
No entanto, a oscilação da climática é intensiva, pois existem diversos fatores que influenciam diretamente no clima, como é o caso das variações de latitudes.
A hidrografia conta com a existência de três bacias hidrográficas: Paraná, São Francisco e Tocantins-Araguaia.
Aspectos humanos e econômicos
A região Centro-Sul dispõe das duas maiores metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, e, por esse motivo, tem a maior parte da população do país, registrando, assim, os maiores índices de urbanização e densidades demográficas.
De maneira geral, podemos destacar diversos atributos importantes do complexo Centro-Sul brasileiro. Entre eles:
- máximo de centralização da população do país;
- rigorosa rede de comunicação e transporte;
- agropecuária mais desenvolvida do país;
- maior agrupamento de indústrias do país;
- economia variada;
- maior produção do PIB.
Com base nessas evidências, é possível afirmar que a região Centro-Sul é a mais avançada economicamente em comparação às demais, sendo também a responsável geral pelo Produto Interno Bruto (PIB) nacional, com aproximadamente 75% do PIB brasileiro.
A economia é criativa e possui um excessivo grau de industrialização, isto é, leva em conta as atividades econômicas, como: desenvolvimento de pesquisas científicas, agropecuária moderna, bancos, entre outros serviços diversificados.
Além de tudo, é a região que absorve grande parte da renda nacional e expõe as maiores evidências de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.
Por essas e outras razões, podemos considerar o Centro-Sul como o principal complexo regional brasileiro, no que se refere às desigualdades e ao agrupamento de investimentos, fortuna e infraestrutura do país.
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?