Blog Descomplica

Confira 9 dicas de como focar nos estudos

Como focar nos estudos: veja algumas dicas simples que podem ajudar a otimizar o seu tempo e melhorar o seu aproveitamento
porDescomplica| 07/04/2016

Compartilhe

Imagem e uma menina escrevendo em um caderno que está apoiado em uma mesa cheia de coisas para ilustrar o conteúdo sobre como focar nos estudos

A gente sabe que estudar não é uma tarefa fácil. Afinal, como focar nos estudos com tantas distrações por perto? Quem nunca deixou as apostilas de lado pra dar aquela xeretada nas redes sociais que atire a primeira caneta…

Além dos estímulos externos, tem a nossa mente, que pode ficar inquieta com as preocupações, responsabilidades e medos, não é mesmo? Mas tem estratégias que ajudam a contornar esses perrengues. Vem com a gente dar uma olhada nelas!

1. Crie um programa de estudos

Quando você organiza os conteúdos relevantes e a forma como vai estudar consegue avaliar melhor seu desempenho e o quanto você já sabe sobre cada assunto. 

Você pode planejá-lo por semana, e ir cumprindo o cronograma. Separe um dia pra revisar matérias que precisam de mais atenção.

2. Estabeleça metas diárias

Outra boa dica de como focar nos estudos é dividir as tarefas em pequenas metas diárias. Dessa forma, você reduz a procrastinação e torna as coisas mais leves.  

3. Use o método Pomodoro

O nome é engraçado porque seu criador usava um cronômetro em forma de tomate. Ele consiste em intercalar 25 minutos de concentração total com pequenas pausas pra descanso de 5 minutos. 

A cada 4 ciclos você pode ter uma pausa maior de cerca de 15 a 30 minutos antes de recomeçar o processo.

4. Utilize mapas mentais

Os mapas mentais são uma estratégia de estudo muito dinâmica e ajudam a representar de forma visual o assunto que você está estudando. A partir de um tema central, use setas e ramificações pra criar uma linha de raciocínio.

5. Organize o local de estudos

Dizem que a bagunça exterior reflete nossa bagunça interior. Se a afirmação é verdade ou não a gente não sabe, mas, com certeza, um ambiente organizado é muito melhor pra estudar, concorda?

6. Faça anotações à mão

É tentador usar sempre o computador ou celular, mas escrever à mão os resumos ou usar a caneta marca texto pra destacar trechos importantes pode ter um efeito positivo pra focar nos estudos e pra absorver o conteúdo.

7. Teste métodos de estudo diferentes

Cada um tem uma maneira de assimilar as coisas. Tem gente que prefere ler, outras preferem ouvir e algumas têm mais facilidade quando há imagens. 

Por isso, é importante que você experimente aulas em vídeo, audiobooks, flashcards, mapas mentais, infográficos e qualquer outro recurso que seja útil pra focar nos estudos.

8. Evite distrações

O ideal é estudar em um lugar silencioso onde ninguém interrompa você. Desative as notificações do celular ou deixe ele bem longe pra não cair em tentação. Música neutra pode ajudar, mas, somente se não for atrapalhar.

9. Procure descansar e se divertir

Por fim, mas não menos importante, essa dica de como focar nos estudos é essencial pra você garantir o aproveitamento de todo o seu esforço. 

Separe um tempo da semana pra alguma atividade ao ar livre, durma e alimente-se bem. Também é importante realizar atividades de lazer e diversão.

Uma mente relaxada e um bom planejamento são as bases de uma boa estratégia de como focar nos estudos. Agora que você já sabe o que  fazer, coloque nossas dicas em prática e arrase na prova do Enem!

Tá achando que não vai dar conta? Confere esse artigo sobre como se dar bem nos estudos faltando pouco tempo pro vestibular.

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica