Blog Descomplica

Política e Cidadania no Enem: o que precisa estudar e quais os conteúdos?

A Malfada é um personagem muito comum em vestibulares. Confira nessa lista alguns conceitos de política e cidadania que são bem explorados nas tirinhas da nossa "hermana"!

Atualizado em

Compartilhe

De uma forma geral, política e cidadania, embora pareçam termos distintos, carregam muitas similaridades que os tornam quase inseparáveis. Quanto à política, por exemplo, São Tomás de Aquino a define como a própria arte de governar as outras pessoas e de fazer administração. E tem como objetivo, nesse caso, o próprio bem comum.

A política pode ser definida ainda como uma maneira de fixar regras que se aplicam diretamente a todos. Assim, há uma igualdade em relação a essas regras, que se aplicam a todas as pessoas dentro da referida sociedade.

a cidadania está relacionada com a existência do cidadão, que tem direitos e também deveres diante da sociedade. De uma forma simples, ser cidadão é ser membro, pertencer a um Estado. Assim, somos todos cidadãos brasileiros, e seguimos as mesmas regras sociais. Dessa forma, vida política e cidadã caminham lado a lado.

Política, cidadania e governo

Imagem para ilustrar artigo sobre politica e cidadania enem

Outra questão muito relevante dentro dessa temática da política de cidadania no Enem é o próprio governo em si. Afinal, esse também é um assunto diretamente relacionado. Mas o que é governo?

Normalmente, as sociedades políticas tendem a adotar um sistema de governo pra gerir o poder social. Nesse caso, trata-se de uma estrutura voltada pra liderar o Estado e a sociedade.

É ele quem organiza e dita as leis e regras gerais a serem seguidas, existindo diversas formas de governo espalhadas pelo mundo. Conheça as principais!

Democracia

O Brasil, como já mencionado, trata-se de um regime democrático, onde, em suma, é o povo quem possui o poder.

Nesse caso, os políticos são pessoas eleitas pelo próprio povo pra serem representantes desse poder, e atuar em nome de todos. Fora isso, é claro, há a divisão dos poderes entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Outros regimes conhecidos são a Ditadura e a Monarquia.

Ditadura

Diferentemente da Democracia, quem comanda o poder dentro de um governo ditatorial é apenas uma pequena parcela. Nesse caso, trata-se de um comando arbitrário, onde há uma predominância maior da violência como forma de controle.

Se na Democracia o cidadão tem seus direitos sociais assegurados, como o de ir e vir, de liberdade de expressão, artística, religiosa etc., na Ditadura não é bem assim. O grupo responsável por comandar o poder consegue se articular no combate a tudo o que vai contra os seus preceitos.

Monarquia

A Monarquia tem como característica principal a presença dos chamados monarcas. Nesse caso, esses são os reis, imperadores etc. De uma forma geral, há uma variação significativa entre a forma do regime nos séculos passados e nos dias atuais.

Nesse caso, anteriormente, o poder estava realmente concentrado na mão do próprio monarca, sendo os regimes absolutistas. Era algo levemente similar com um controle ditatorial, já que os três poderes estavam sob seu controle e era ele quem mandava e desmandava.

Assim, outra característica importante é que se trata de um modelo hereditário, com a passagem do comando seguindo a linhagem do líder.

Com o avançar do tempo, a monarquia ganhou outras características, como a saída desse controle do rei ou imperador pro parlamento.

Assim, embora ainda existam, o controle geral realmente fica na mão do Primeiro Ministro, que é o responsável por liderar, enquanto o monarca cumpre um papel secundário, mais simbólico.

Questões do Enem sobre poder, política e Estado

Imagem para ilustrar artigo sobre politica e cidadania enem

Veja, logo abaixo, algumas questões importantes sobre poder, Estado, política e cidadania no Enem, que caíram em exames de anos anteriores. Vale lembrar que as respostas corretas estão devidamente negritadas, pra facilitar a compreensão.

Questão 1:

Atualmente, é bastante comum o tema dos direitos humanos. No entanto, foi no século 18 que a proclamação desses direitos aconteceu, em Paris, por meio de uma assembleia constituinte. A declaração surgiu como uma necessidade urgente pros revolucionários da época, sendo preparada por meio de uma alteração na própria mentalidade do período, provocada pelo Iluminismo.

Então, levando em consideração esse texto, e fazendo um correlação com a própria temporalidade da história, a base da concepção desse pensamento é a:

  • A) Socialização ocorrida dentro do próprio conhecimento científico.
  • B) Atualização relacionada às disciplinas morais cristãs.
  • C) Universalização sobre o princípio de igualdade civil.
  • D) Divulgação em relação aos costumes aristocráticos existentes.
  • E) Modernização direcionada pra educação das escolas.

Questão 2:

Segundo o historiador Holanda, a sociedade brasileira possui uma origem personalista, o que torna compreensível o fato de que um vínculo simples de uma pessoa pra outra tenha acontecido de forma decisiva. Assim, essas relações pessoais e agregações, ou então as disputas entre as facções ou regiões tornam um todo completamente incoerente.

No entanto, o mais peculiar em relação à vida dos brasileiros é tudo se trata de uma acentuação desse afetivo, passional, irracional, correspondentes às próprias qualidades disciplinadoras e ordenadoras.

De acordo com o expressado pelo historiador, um dos traços formadores da vida pública no Brasil está expressa na:

  • A) própria legitimidade em relação às ações burocráticas.
  • B) solidez da nossa organização institucional.
  • C) rigidez de todas as normas jurídicas.
  • D) estabilidade presente nas estruturas políticas.
  • E) prevalência relativa aos interesses privados.

Questões do Enem sobre filosofia política

Imagem para ilustrar artigo sobre politica e cidadania enem

Agora, confira um exercício sobre filosofia política que caiu no Enem de anos anteriores. Assim como as questões acima, a resposta também estará em negrito, pra que não haja enganos. Veja!

Questão 3:

De acordo com Hobbes, a natureza conseguiu fazer os seres humanos de forma tão igual, em relação as suas faculdades do espírito e do corpo, que mesmo quando um homem possui mais força corporal ou então um espírito com mais vivacidade, essa diferença pra um outro homem não o faz poder reclamar benefícios que seu opositor, mais fraco, também não possa aspirar.

Nesse caso, pro autor, antes que a sociedade civil fosse realmente constituída, sempre que dois homens despertavam o desejo por um objeto em comum, eles: 

  • A) faziam uma consulta aos anciões.   
  • B) optavam por exercitar a sua solidariedade com o outro. 
  • C) iniciavam um conflito.   
  • D) optavam por recorrer diretamente aos clérigos.   
  • E) faziam uma consulta com seus governantes.  

E então, descomplicou? Tem mais alguma dúvida sobre Política e Cidadania no Enem? Então compartilha com a gente nos comentários!

?CONHEÇA O CURSINHO?
?PRÉ-ENEM DESCOMPLICA ?

Comentários

monique telcia
monique telcia
01/09/2016 às 14:53

Mafalda...hahahahahahaha. Adorei

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Mariana Coser
Mariana Coser
31/08/2016 às 21:35

Amo as tirinhas da Mafalda, é o jeito de chamar atenção às tantas coisas que acontecem dentro da política ou do meio social que passam despercebidos diariamente...

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Pedro Roberto
Pedro Roberto
31/08/2016 às 19:45

Adorei. resumiu muito bem o assunto da aula!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

rami
rami
30/08/2016 às 10:51

hahahahahahahahahahaha A tirinha que ela fica rindo do conceito de democracia.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você