Blog Descomplica

Entenda a importância e saiba como usar as citações para redação

Citações para redação ajudam a construir um conteúdo com autoridade. Confira algumas opções que trouxemos para você.
porDescomplica| 24/05/2016

Compartilhe

Pessoa escrevendo em uma folha para ilustrar o conteúdo sobre citações para redação

Uma das formas de demonstrar o seu repertório cultural e transmitir credibilidade é através de alguns recursos. As citações para redação, por exemplo, ajudam a criar conexão válida e comprovada com conteúdos produzidos por outras pessoas. 

Mas, pra melhorar essa credibilidade, é importante que as citações sejam de pessoas famosas e respeitadas, independente de qual seja o segmento.

Elas também são utilizadas pra enriquecer um argumento e defender alguma ideia. Além disso, elas podem ser feitas a partir de dados estatísticos, comparações, falas históricas, por exemplo. 

Mas como usar essas citações para redação na prática? E quais são os tipos que existem? Separamos algumas pra você aplicar nas suas produções. Confira abaixo!

Citações para redação para usar

1. Arnold Toynbee

arnold toynbee

Famoso historiador britânico, Arnold é autor da frase “Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida”. Imagine que o tema da redação do ENEM envolva os efeitos da tecnologia na vida do homem no século XXI. Mencionar Arnold Toynbee como argumento de autoridade, citação pode valorizar muito o seu ponto de vista.

2. Steve Jobs

steve Jobs

Inventor, revolucionário, empresário no setor da informática, Steve Jobs disse que a tecnologia move o mundo. Imagine que o tema da redação abra espaço para uma discussão sobre a importância da tecnologia para o mundo, essa frase de Jobs pode ser um bom argumento de autoridade e/ou citação para reafirmar a tese e dar credibilidade a ela.

3. Roberto Campos

Roberto Campos

Economista, diplomata e político brasileiro, Roberto Campos disse que mais importantes que as riquezas naturais são as riquezas artificiais da educação e tecnologia. Imagine que o tema da redação do ENEM proponha uma discussão sobre os opostos riquezas naturais e artificiais. Usar as palavras de Roberto Campos pode servir tanto para afirmar ou negar seu ponto de vista.

4. Peter Drucker

Peter Drucker

Escritor, professor e um dos maiores nomes quando o assunto é Globalização, Peter Drucker disse que a economia da educação torna-se refém da tecnologia da informação. De intensiva de trabalho, a escola passará a intensiva de capital. Excelente argumento para enriquecer uma redação que aborde a relação benéfica ou não da tecnologia com a escola e qual a influência disso na transformação da instituição escola em intensiva de capital.

5. Albert Einstein

albert einstein

Físico e teórico alemão, disse que tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade. Tal argumento pode – e deve – ser utilizado para relacionar a máquina e o humano, em qual momento e por qual motivo a tecnologia pode ultrapassar a humanidade? Em quais sentidos isso pode acontecer ou acontece?

Tipos de citações para redação

As citações para redação são importantes e comprovam a autoridade de quem escreve. 

Por exemplo, quando falamos sobre educação, um dos nomes mais citados é o de Paulo Freire, conhecido como o patrono da educação no Brasil. Sendo assim, nada mais justo que fazer essa referência.

Mas como citar da forma correta ao longo da redação? O Descomplica apresenta as citações diretas e indiretas. Confira os exemplos abaixo.

Citações diretas

A citação direta deve ser escrita entre aspas e reproduzir exatamente a fala ou escrita do autor, por exemplo:

No livro “lutar com as palavras”, Irandé Antunes diz sobre os recursos da substituição que “as línguas dispõem de diferentes recursos pelos quais podemos voltar a referir ou a predicar o mesmo, sem que seja necessário usar, ao pé da letra, as mesmas palavras”.

Citações indiretas

As citações indiretas surgem quando falamos de uma ideia ou pensamento de outra pessoa, através das nossas palavras, sem precisar colocar aspas. Por exemplo:

No livro “lutar com as palavras”, Irandé Antunes diz, em um de seus capítulos, que a língua conta com recursos de substituição, ou seja, é possível falarmos sobre a mesma coisa sem usar as mesmas palavras.

Por que devo usar citações?

Quando você opta por usar alguma citação, seja ela direta ou indireta, constrói um espaço mais convidativo e de confiança pra quem lê. Além de transmitir mais conhecimento, você faz links com autoridades do assunto e se torna mais relevante.

Se for em uma redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, consegue atingir uma nota mais alta, pois enriquece o seu conteúdo e se encaixa nas competências de avaliação da prova.

Onde encontrar e como usar as citações na redação?

As citações são encontradas a partir da sua forma de construir a sua bagagem de conhecimento, e ela pode vir através de livros, de filmes, de séries, de vivências pessoais, de frases famosas, de leis, de músicas, de pesquisas, e até mesmo de palestras ministradas por terceiros.

Não existem regras de onde elas podem ser utilizadas, nem de como devem ser colocadas no texto, somente a forma estrutural citada acima, com citações diretas e indiretas, é que deve ser seguida pra evitar erros.

Além disso, lembre-se de fazer referências às suas fontes e de combinar outras estratégias de redação com as citações. Espero ter te ajudado!

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica