Blog Descomplica

3 filmes para quem quer entender mais sobre Cultura e Comportamento

Saiba mais sobre o Cultura e Comportamento com com a ajuda de três filmes e aprenda da melhor forma possível para o Enem e vestibulares: se divertindo!
porDescomplica| 19/07/2016

Compartilhe

Se você gostou da lista de filmes sobre Questões Sociais, agora chegou a vez de ligar o Netflix e conferir mais filmes sobre outro Eixo Temático e dessa vez é sobre: Cultura e Comportamento. Nunca se esqueça que o seu conhecimento de mundo não deve parar por aqui e para poder escrever bem na sua redação você deve procurar outras formas de conhecimento e esses filmes aqui são só uma das diversas formas de você começar a se inteirar pelo assunto. E aí, você conhece mais algum filme que fale sobre esses temas?

1. Comer, Rezar, Amar (2010)

O homem deve ter um equilíbrio entre a razão (matéria) e a emoção (espírito). Como recebemos uma carga maior na razão, não existe um equilíbrio com emoção e o homem sente uma necessidade de preencher o vazio espiritual através de publicações de auto ajuda, religião, terapias, entre outros. E a história da Elizabeth (Julia Roberts) demonstra esses aspectos abordados no Eixo Temático de Cultura e Comportamento quando ela descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Ela larga marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento.

Quem nunca esteve em um relacionamento com uma pizza?

2. A Rede Social (2010)

Um dos maiores problemas culturais e comportamentais da sociedade contemporânea é a desvalorização do ato de refletir devido ao excesso de informações que encontramos na internet ou melhor, nas redes sociais. Mas afinal, você sabe como o Facebook surgiu? Será que a história de sua criação e os acontecimentos na história de Mark Zuckerberg podem ser relacionados com nosso comportamento atual? Mark (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

Mãos à obra!

 

3. Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013)

Quem nunca sonhou com uma família como a dos comerciais de margarina? Essa idealização de realidades cotidianas através das propagandas são inatingíveis e acabam causando uma sensação de mal estar ao homem. Assim como é retratado no filme Bling Ring, baseado em fatos reais, onde Nicki (Emma Watson) e seus amigos têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes e são fascinados pelo mundo glamouroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton e outros artistas. Com isso, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com “os ganhos”, o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada sem limites.

E lá vão eles…


Com essa lista, além de se divertir, você aprendeu as seguintes Competências e Habilidades para o Enem:

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Competência relacionada: C1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Habilidade relacionada: H3 – Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica