Blog Descomplica
internet das coisas

Internet das Coisas: o que faz e quanto paga essa área

Atualizado em

Compartilhe

Sabia que usamos a Internet das Coisas – ou Internet of Things (IoT) – regularmente e nem nos damos conta? Este conceito tem ganhado força nos últimos anos, pois se refere à conexão de “objetos inteligentes” pela rede de computadores.

Exemplos Internet das Coisas não faltam. E, a cada dia que passa, eles se tornam mais frequentes e comuns em nossa rotina. Por isso mesmo, profissionais da área são altamente requisitados e costumam ser bem remunerados, especialmente se possuem uma graduação em Engenharia da Computação.

A seguir, veja exemplos de como usamos a Internet das Coisas e como essa área está em constante expansão!

O que é Internet das Coisas (IoT)?

Muito presente no mercado e visto como algo que irá revolucionar o futuro, além de melhorar a vida das pessoas, a Internet das Coisas não é algo novo, sabia?

Em 1980, Mark Weiser lançou a ideia, que segue cada vez mais relevante. Ele dizia: “as tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano e tornam-se indistinguíveis”.

A Internet das Coisas é exatamente isso. Ela está presente em nossa rotina, com a integração de dispositivos e mecanismos, e nem podemos mais percebê-la.

Exemplos de Internet das Coisas

Acha difícil identificar a presença da IoT em nosso dia a dia? Então, dá uma olhada nos exemplos que separamos:

Smartwatch

Um dos principais exemplos de internet das coisas é o smartwatch. Conectado ao smartphone via IoT, o smartwatch otimiza as funções do celular e estende a sua capacidade. Sistemas de monitoramento de batimento cardíaco e de atividades físicas são bons exemplos disso.

Smart homes

Nas casas inteligentes, os eletrônicos se comunicam com um smartphone para permitir que o usuário gerencie os ambientes na palma da mão. Geladeiras inteligentes, sistemas de compras automáticas, televisão e iluminação são apenas alguns exemplos. 

A fechadura inteligente também é um exemplo bem útil para qualquer ambiente, já que são conectadas à internet por Wi-Fi e Bluetooth e permitem que portas sejam controladas digitalmente e a distância. 

Termostatos

Eles medem a temperatura ambiente e regulam aparelhos como ar-condicionado ou aquecedores da maneira adequada. Também podem ser controlados a distância. 

Automóveis Conectados

Já existem muitos exemplos de veículos com painéis de conexão à internet e integração com aplicativos populares, como redes sociais e apps de entretenimento.

A evolução da Internet das Coisas promete levar automóveis a outro patamar, permitindo o surgimento de carros inteligentes que dispensam motoristas, por exemplo. 

Como trabalhar na área de Internet das Coisas

O mercado de Tecnologia nunca esteve tão aquecido quanto agora. Alguns dos profissionais mais bem remunerados e procurados do momento fazem parte dessa área, incluindo os que atuam em IoT.

A melhor forma de trabalhar na área é fazendo uma graduação ou cursos de especialização em TI. Um exemplo é a graduação a distância em Engenharia da Computação do Descomplica

As aulas, que são 100% online, fazem com que o aluno desenvolva suas habilidades para atuar com projetos e desenvolvimento de hardware, incluindo processadores, CPU e até mesmo inovar nos periféricos que fazem parte dos computadores. 

Você também pode trabalhar com suporte e gerenciamento de redes, programação de softwares e soluções de automação para indústria e comércio.

O melhor de tudo é que, nessa graduação, você pode estudar quando e de onde quiser. Nosso curso é reconhecido pelo MEC e emitimos mini certificados a cada trimestre, pra você já ir buscando oportunidades legais de trabalho enquanto estuda.

Venha conhecer agraduação em Engenharia da Computação do Descomplica. Você vai amar.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você