Blog Descomplica

A importância de um MBA em gestão de pessoas e coaching

Será que você tem noção da importância de um MBA em gestão de pessoas e coaching? Este artigo vai acabar com suas dúvidas. Confere aí!
porDescomplica| 24/03/2021

Compartilhe

Você terminou sua graduação e está pensando o que fazer para conquistar seu espaço no mercado. O MBA em gestão de pessoas e coaching é uma excelente opção para quem deseja alcançar esse objetivo.

Se você soubesse o poder que você teria com certas habilidades, largaria este texto agora para começar a estudar. Então, nesse caso, continue lendo para descobrir que habilidades são essas e assim tomar sua decisão.

Neste artigo, além de aprender que coaching e gestão de pessoas é uma combinação perfeita, você entenderá a importância de um profissional com essas competências em uma empresa.

Qual a relação entre coaching e gestão de pessoas?

A habilidade de destravar o potencial das pessoas dentro de uma equipe pode ser a virada de chave de uma companhia inteira e quem sabe até mesmo de um grande mercado.

Não é brincadeira. Já parou pra pensar no que Steve Jobs foi capaz de fazer no mundo por causa das ideias que tinha? E pode ter certeza: aquele cara sabia levar pessoas ao limite de suas habilidades.

Mas para entendermos como casar esses dois conceitos, antes a gente tem que entender o que eles significam, certo? Então, vamos investigar suas definições para entender o verdadeiro valor de um MBA em gestão de pessoas e coaching.

O que é coaching?

Tá na moda ser coach. Infelizmente, isso talvez seja um problema, sabe por quê? Quando algo é popular demais, seu real significado só fica claro para quem está atento. Então, atenção: coaching não é escrever livros de autoajuda e fazer a galera pular em palestras, não!

A palavra vem do inglês “coach”, que significa “treinador”. No entanto, o conceito evoluiu, e hoje o mercado reconhece a profissão com certificados e avaliação de competências únicas. 

Estamos falando de alguém que sabe olhar para um ser humano e, dentro dos seus propósitos, apontar suas forças, fraquezas e como exercitar isso até o máximo potencial.

Adquirir uma qualificação nessa área significa garantir janelas de oportunidade na sua carreira. Quem não quer estar perto de uma pessoa que consegue ativar o melhor dos amigos? Quer saber como um coach faz isso? Então continue a leitura.

Observação atenta

Você já deve saber que as coisas mais importantes da vida são simples, né? Não é diferente com o exercício do poder. Mas quem disse que é fácil? Aliás, se existe algo que o ser humano tem dificuldade é de lidar com o que é simples.

Assim, a observação atenta é exatamente o que permite encontrar esses elementos de mesma natureza simples mas tão importantes pro desenvolvimento pessoal e profissional.

Por isso, uma das habilidades mais importantes de um coach é essa capacidade que ele tem de observar o que as pessoas não conseguem perceber. É isso que permite a elaboração de estratégias eficientes, maximizando o senso de disciplina e provocando insights transformadores.

A arte de fazer perguntas

Agora, pense bem: como um coach pode mostrar às pessoas o que elas não conseguem perceber? Entre outras coisas, os coaches são mestres em fazer as perguntas certas.

Já diziam os sábios, “as respostas estão nas perguntas”. Portanto, pelo exercício da reflexão, as pessoas podem encontrar por si mesmas seus bloqueios mais profundos. 

A partir disso, a observação atenta libera a energia que revela soluções praticamente sem nenhum esforço. 

Verifique por você, quantas vezes “a solução estava na cara”, e você só gastou energia mental dando voltas em torno do que parecia o problema mas não resolvia nada?

A arte de fazer perguntas, há milhares de anos, é a maior evidência da sabedoria e certificação de mestres, e o coaching com certeza bebe dessa fonte.

O que é gestão de pessoas?

Será que coaching é suficiente para formar um gestor? Definitivamente não, mesmo que o coach use todas as suas habilidades para aprender gestão. Se isso acontecer, então o coach foi além do coaching e descobriu o que faltava. Mas, afinal, o que é que falta?

Uma coisa é saber observar o comportamento das pessoas e, nessa leitura, encontrar seus dons e suas falhas. Outra coisa é fazer uma observação parecida sobre uma equipe inteira e trabalhar com essas informações diante das demandas de uma empresa.

Base dos recursos humanos

Toda empresa que se preze tem aquele setor famoso, carinhosamente chamado de RH. E apesar de muita gente achar que esse departamento só cuida de contratações e demissões, isso não poderia passar mais longe da verdade

O setor de Recursos Humanos é um dos departamentos mais importantes de uma empresa justamente porque lida com sua real força de produção: pessoas. E adivinha que profissional é necessário para cultivar esses “recursos humanos”? 

Exatamente, um gestor de pessoas! Portanto, agora você sabe que a base desse departamento é a competência da sua gestão. Afinal, se a gestão for deficiente, as pessoas deixam a empresa. Mas se for forte, elas trabalham em sinergia e atraem ainda mais talentos.

Qual a importância de um MBA em gestão de pessoas e coaching?

Imagine agora a união dessas duas forças. De um lado, você tem a habilidade de gerir os recursos mais importantes de uma empresa diante de suas necessidades. De outro, existem habilidades únicas para destravar um indivíduo de seus maiores bloqueios.

Com esses dois saberes, o que temos não é nem um profissional, é quase um super-herói! Fazer um MBA em coaching e gestão de pessoas é um caminho pra alcançar essa posição de relevância em qualquer equipe. 

Então, vamos dar uma olhada no que pode acontecer em uma empresa que tenha a sorte de encontrar esse Super-Homem ou essa Mulher Maravilha…

Motivação de equipes

Que membro valioso em uma equipe é aquele que compreende os limites dos amigos e não deixa que desistam antes de terem dado o melhor de si com coragem e disposição!

Saber motivar equipes, ao contrário do que se pode pensar, vai muito além de apenas aumentar a performance de uma empresa. Significa permitir que um colaborador perceba do que ele é capaz, e essa disposição deixa marcas que garantem a lembrança de que sempre se pode ir mais longe.

É verdade que algumas pessoas simplesmente nasceram com esse espírito encorajador. Mas tenha certeza: isso pode ser aprendido. 

Afinal, o que encoraja as pessoas não é apenas uma presença, mas precisamente o que essa presença significa a quem entra em contato com ela. E se estamos falando de técnicas, o conhecimento e o exercício são as chaves pra manifestar resultados.

Resolução de conflitos

Humanos entram em conflito, não tem jeito. Infeliz é aquele que tenta impedir isso por antecipação. Afinal, poucos momentos são tão valiosos pro crescimento pessoal e profissional como situações de conflito.

Mas é preciso saber observar tudo com atenção e serenidade. E como já falamos, um coach está munido dessas ferramentas de observação. Um profissional competente sabe que resolver conflitos não significa tentar antecipá-los, mas investigá-los com toda energia quando aparecerem.

Superação de limites

Finalmente, o que você acha que acontece quando alguém sabe reconhecer o potencial de indivíduos, tem calma para investigar os problemas que surgem e é capaz de elevar os ânimos de toda uma equipe?

O inimaginável, é isso que acontece! A mente não pode estar além de si mesma, portanto não pode prever o que acontece quando evolui. Ela precisa desabrochar da incompetência para competência, do problema para solução, do conhecido pro desconhecido. 

Um profissional habilitado com as ferramentas corretas de investigação e treinamento, além de tudo o que se pode esperar dele, também está apto a transformar paradigmas e oferecer o novo. Mas isso só vai descobrir quem se atrever à jornada.

Neste artigo você teve a oportunidade de descobrir que um MBA em gestão de pessoas e coaching é um caminho pra se qualificar ao nível de um super profissional. Não se esqueça de que a prática deliberada desses conhecimentos é o que vai revelar os resultados. Portanto, você precisa aprender e exercitar o que aprendeu.

Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então, dá uma olhada no que você pode aprender com o MBA online em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching do Descomplica

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica