Blog Descomplica

Graduação em Ciências Contábeis: tempo do curso, grade curricular, mercado de trabalho

O contador é um profissional que organiza as finanças e tributos de uma empresa. Ele cursa a faculdade de Ciências Contábeis e pode trabalhar em diversos locais.
porDescomplica| 05/10/2020

Compartilhe

Quem gosta de exatas e de cálculos tem, nas Ciências Contábeis, uma boa alternativa de graduação. 

O contador, profissional formado nessa faculdade, é responsável por controlar receitas, despesas e lucros de uma organização. Ele pode trabalhar em diversos locais e, inclusive, abrir seu próprio escritório de contabilidade.

Quem pretende cursar Ciências Contábeis deve compreender como funciona essa graduação e as oportunidades de trabalho depois de formado. Entretanto, de forma geral, podemos dizer que o contador é quem cuida da organização financeira e tributária de uma empresa.

O que o curso de Ciências Contábeis abrange

A grade curricular do curso de Ciências Contábeis engloba, basicamente, os seguintes temas:

  • Tributação;
  • Recursos humanos;
  • Gerência financeira;
  • Perícias judiciais e contábeis.

A graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado, com duração média de quatro anos. Esse curso está disponível nas modalidades presencial e a distância.

Basicamente, as disciplinas abordadas em Ciências Contábeis são: matemática, economia, ciências sociais e teorias da administração. No meio do curso, o tema é aprofundado, com disciplinas como contabilidade tributária, custos, orçamento público, perícia, arbitragem, controladoria, administração financeira etc.

Um profissional formado em Ciências Contábeis é capacitado pra lidar com questões financeiras, tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais de uma empresa. 

Acima de tudo, ele deve ter ética e seriedade, pois trabalha com aspectos bastante sérios e comprometedores pra um negócio.

Alguns atributos indispensáveis ao profissional de Ciências Contábeis são ter afinidade com números e ser disciplinado.

Além disso, ele deve sempre estar atualizado em relação às leis contábeis e empresariais. É fundamental acompanhar as mudanças sobre recolhimento de impostos, emissão de notas fiscais, entre outros pontos.

O que faz um profissional formado em Ciências Contábeis

Imagem de uma calculadora para ilustrar artigo sobre graduação em ciencias contabeis

Quem se forma em Ciências Contábeis tem capacidade de registrar todas as atividades financeiras de uma empresa, escrever relatórios e elaborar um balanço patrimonial.

O contador precisa saber de toda a movimentação de ativos e passivos de uma organização. Assim, ele controla o que entra e sai da empresa e ainda trabalha na regulamentação do negócio, controlando impostos a serem pagos.

Outra atribuição desse profissional é cuidar pra que todos os contratos estejam de acordo com a lei, do ponto de vista econômico e fiscal.

Tanto em uma grande companhia quanto em um escritório de contabilidade, o contador orienta o empresário sobre questões contábeis. Ele pode, ainda, ser consultor de empresas, orientando gestores na tomada de decisão.

Um contador pode exercer a profissão apenas depois de obter um registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Ciências Contábeis no nosso Guia de Carreiras.

Ciências contábeis: salário

O canal do Fecapaf argumenta que o salário de alguém que é formado na área de Ciências Contábeis pode variar de acordo com o local em que se está trabalhando, se é servidor público ou se atua pra uma empresa de cunho privado. 

Entretanto, deve-se salientar que está por volta de R $4,4 mil por mês, podendo chegar a até uma faixa de R$ 7 mil, caso se tenha o dourado ou formações extras que agreguem valor ao serviço que for realizado. 

Como montar um escritório de contabilidade? 

Se além de fazer a graduação de contabilidade, ou de Ciências Contábeis,  você ainda tem interesse em praticar o empreendedorismo e já abrir o seu escritório, veja as dicas que a gente separou e que podem ser bastante úteis pra te ajudar.

Bora lá?!

1. Tenha um bom valor de entrada 

Se você não tiver um valor pra dar entrada, vai ter que financiar uma grande parte do dinheiro que estaria usando pra montar o seu escritório de Ciências Contábeis. 

Entretanto, é importante salientar que, devido ao fato de que a taxa de juros da Selic está por volta de 11,75%, os juros de bancos estão ficando muito elevados e não está mais compensando pedir emprestado. 

Pra começar o seu escritório de contabilidade, é crucial que você antes de tudo tenha um bom valor de reserva, estando na faixa de R$ 30 mil.

2. Conheça o básico sobre marketing digital 

Outro aspecto é que você precisa ter conhecimento sobre o básico que acontece no mundo do marketing digital. 

Por isso, é crucial que você  tenha redes sociais e até mesmo um site que pode servir de cartão de visitas pra possíveis clientes que poderão estar interessados nos serviços que pode oferecer.

Se você contar com uma área de blog, vai conseguir divulgar os seus serviços da mesma forma que o Contabilizei, ou seja, por meio de artigos e marketing de conteúdo

3. Pesquisa sobre o seu público 

É importante salientar que existem vários públicos que podem estar interessados sobre serviços voltados pra Ciências Contábeis.

Por isso, é crucial que você faça uma pesquisa sobre eles pra entender o que desejam e qual etapa do funil de cliente eles estão. E tudo o que imaginar em relação ao assunto. 

Se preferir ainda tem a alternativa de contratar uma agência de marketing pra fazer isso. 

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho pra quem é formado em contabilidade é bastante amplo e se consegue atuar tanto de forma autônoma como ao entregar imposto de renda e dar consultorias  pra empresas quanto como CLT.

Outro aspecto é que, se você quiser, ainda tem a alternativa de atuar como servidor público ao passar em algum concurso. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre como funciona a graduação de Ciências Contábeis? Comente aqui com a gente! 

E, claro, não esqueça de vir conhecer nosso artigo que fala mais sobre carreiras. Tem muita coisa aqui que vai  te ajudar super a determinar qual é o curso de graduação que você deveria fazer e que mais se relaciona com seu perfil. Vem com o Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica