Normalmente, muitos profissionais de saúde optam por abrir seu próprio consultório. Mas, quando isso acontece, eles se deparam com um desafio pro qual não foram preparados na faculdade: administrar um empreendimento.
Afinal, atender pacientes, realizar diagnósticos e acompanhar os tratamentos são tarefas rotineiras.
No entanto, as atividades administrativas e gerenciais requerem outro tipo de conhecimento. E como a gestão de clínica é fundamental pro sucesso do negócio, a gente separou dicas valiosas que vão ajudar muito a alavancar os resultados.
Acompanhe e saiba como empreender com excelência na área da saúde!
O que é gestão de clínica?
Antes de mais nada, a gente precisa entender o que é gestão de clínica. Trata-se de um conjunto de tarefas que tem como objetivo o funcionamento de todos os processos de uma empresa da área médica. Ou seja, são atividades que se referem à parte administrativa do consultório.
Então, o gerenciamento envolve todos os processos internos de administração, desde os setores do departamento pessoal, até o de finanças, atendimento e outros.
Então, o gestor de uma clínica médica ou odontológica tem como principais funções:
- escolha de profissionais pra compor o quadro de funcionários;
- planejamento do dia a dia de trabalho;
- controle do orçamento e do fluxo de caixa;
- gestão do estoque de materiais;
- liderança da equipe;
- definição de estratégia pro crescimento da clínica;
- controle de compras;
- gestão de fornecedores, entre outras atribuições.
Por que é tão importante?
Apesar de a principal atividade de uma clínica ser voltada aos serviços de saúde, é necessária uma série de operações pra manter o local funcionando. Afinal, uma clínica ou consultório vai muito além do atendimento aos pacientes.
Como qualquer empresa, é preciso lidar com despesas, receitas, funcionários, recursos utilizados e toda a parte burocrática.
Logo, a gestão de clínica é a responsável pela otimização de todas essas ações, transformando o consultório em um ambiente adequado pra que os profissionais da saúde e demais colaboradores possam exercer suas atividades pra garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.
Assim, uma gestão eficiente é a chave pro crescimento de uma clínica. Por exemplo, um dentista precisa de determinados materiais pra atender os pacientes. Mas, se o gestor do consultório não se preocupar com o controle de estoque e faltar insumo, o atendimento não poderá ser realizado.
Como consequência, o paciente não terá uma boa experiência. Além de provavelmente ele não retornar mais à clínica, também não a recomendará pra seus amigos e familiares.
Do mesmo modo, se a gestão não fizer um bom controle financeiro, poderá não ter os recursos necessários pra garantir a manutenção da clínica ou consultório, impedindo investimentos e, ainda, colocando em risco a sobrevivência do negócio.
Quais são os objetivos da gestão de clínica?
Pra realizar uma gestão eficaz, é essencial traçar alguns objetivos. Os principais são:
- atendimento de qualidade — um bom gerenciamento consegue proporcionar uma experiência melhor aos pacientes, garantindo sua satisfação. E, por se tratar de uma empresa da área da saúde, isso é ainda mais importante, pois oferece a recuperação da saúde e assegura o bem-estar dos pacientes;
- melhora do posicionamento — trabalhando em conjunto com o marketing da clínica médica ou odontológica, o gestor consegue traçar estratégias pra que o negócio consiga se destacar no mercado;
- equilíbrio financeiro — como envolve a administração das finanças, o orçamento também será controlado, impactando diretamente nos resultados da clínica;
- otimização dos processos — a equipe será mais produtiva e vai conseguir realizar suas atividades com mais eficiência, evitando gargalos e melhorando as soluções internas;
- fidelização dos pacientes — um paciente bem atendido sempre retorna quando necessário;
- crescimento da clínica — com uma administração eficaz, é possível traçar metas pra expansão do negócio, conquistando espaços cada vez maiores.
Como fazer uma gestão de clínica eficaz?
Como a gente já comentou, por mais que o objetivo seja prestar serviços de saúde, a clínica também é uma empresa. Por isso, deve ser bem administrada. Pra ajudar você, a gente separou as práticas que você deve adotar por setor. Anote!
Administração financeira
O setor financeiro requer muita atenção por parte do gestor da clínica médica ou odontológica. Por esse motivo, você deve:
- fazer o fluxo decaixa — registre todas as entradas e saídas do caixa da clínica. Com uma planilha bem detalhada, é possível analisar como está a saúde financeira do consultório e, assim, traçar metas e economia, receitas e investimentos;
- traçar metas — depois de definir os objetivos financeiros, trace estratégias pra alcançá-los e informe aos colaboradores que ações eles devem tomar;
- aprofunde seus conhecimentos — nunca é demais aprender. Assim sendo, esteja sempre à procura de novos conhecimentos sobre como administrar melhor o orçamento da clínica.
Gestão de pessoas
Os colaboradores são uma parte fundamental em qualquer empresa. Aliás, são considerados os recursos mais valiosos. Logo, gerir bem uma equipe é sinônimo de sucesso. Pra isso, tome as seguintes atitudes:
- atribua tarefas específicas — é crucial que todos os membros da equipe saibam exatamente quais são suas tarefas, pois isso garante produtividade e eficiência nos processos;
- converse com seus colaboradores — um dos segredos de uma gestão de pessoas eficaz é ter uma relação amigável e de confiança com os funcionários;
- mantenha um clima acolhedor — trabalhar em um ambiente onde a gente se sente confortável nos motiva e faz com que o desempenho aumente.
Gestão de estoques
Os recursos materiais são fundamentais pra que os atendimentos sejam feitos. Então, é necessário realizar um bom controle dos insumos. Pra isso, tome as seguintes medidas:
- faça um levantamento do inventário — ou seja, confira todos os produtos que estão armazenados e registre cada um deles. Além do mais, é importante saber qual é a demanda. Isso vai ajudar a evitar desperdícios e falta de materiais;
- separe um espaço exclusivo pro estoque — ter um local específico permite que você organize os produtos da melhor forma. Do mesmo modo, possibilita que todos da equipe encontrem com facilidade o que necessitam;
- organize os insumos — crie um padrão pra organizar os produtos, pois isso assegura que tenha mais controle sobre o estoque.
Agendamentos
A agenda é uma das principais ferramentas pra organizar o dia a dia da clínica. Portanto:
- sempre confirme a consulta no dia anterior — isso ajuda a evitar faltas e cancelamentos que resultam em prejuízo financeiro;
- facilite os canais de atendimento — como todos estão conectados o tempo todo, aproveite o uso das redes sociais pra fazer a confirmação de horário;
- informatize sua agenda — utilize um sistema de gestão que tenha a ferramenta de agenda, pois isso dá mais praticidade nessa tarefa.
Softwares de gestão
Outra ferramenta que você não pode abrir mão é um bom sistema de gerenciamento pra clínicas e consultórios. Os mais completos contam com tudo o que você precisa, como prontuário eletrônico, agendamentos, relacionamento com os pacientes, partes financeiras, fiscais e contábeis, entre outras opções.
Como você viu, não é difícil fazer uma boa gestão de clínica médica e odontológica. Basta colocar em prática as dicas que citamos. Mas, se você quer alçar voos ainda maiores, não deixe de se especializar no assunto. Dessa forma, você vai conseguir gerir sua empresa de saúde da melhor forma.
Então, vem estudar com a gente. Escolha sua especialização em Gestão de Negócios da Pós Descomplica e dê o primeiro passo pra ter uma carreira de sucesso!