Blog Descomplica

Geografia: Formação do Espaço e Revoluções Industriais

Chegou a hora de você aprender Formação do Espaço e Revoluções Industriais de uma vez por todas! Baixe os materiais de apoio da aula ao vivo de Geografia!

Atualizado em

Compartilhe

Quem aí está doido para conhecer o Hansen, o melhor professor de Geografia do Brasil? 😀
Então presta atenção: Formação do Espaço e Revoluções Industriais é o tema das aulas ao vivo de Geografia de hoje! Não quer perder nada sobre esse assunto e se preparar para eliminar os concorrentes do vestibular? Confira os horários das aulas e o material de apoio abaixo:

Geografia: Formação do Espaço e Revoluções Industriais

Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Cláudio Hansen

Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Cláudio Hansen

Faça download dos materiais de apoio! É só clicar abaixo!

Material de Apoio

Lista de Exercícios

 

Material de Apoio

Sem título
Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à:
a) ideia de progresso.
b) concentração do capital.
c) noção de sustentabilidade.
d) organização dos sindicatos.
e) obsolescência dos equipamentos.
 
 

GABARITO

1. A

Lista de Exercícios

1. (Mackenzie 2014)
Sem título
Tendo como base de análise a figura e os aspectos que definiram a Primeira Revolução Industrial, considere as afirmativas a seguir:
I. Inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. A invenção da máquina a vapor e o uso do carvão como fonte de energia primária marcam o início das mudanças nos processos produtivos.
II. O Reino Unido foi o primeiro país a reunir condições básicas para o início da industrialização devido à intensa acumulação de capitais no decorrer do Capitalismo Comercial.
III. Os mais destacados segmentos fabris desta fase foram o têxtil, o metalúrgico e o de mineração.
IV. As transformações produtivas desta fase atingiram rapidamente outros países como a Alemanha, França e Estados Unidos ainda no Século XVIII recrutando operários com salários atrativos promovendo, assim, um intenso êxodo rural.
Estão corretas:
a) apenas I, II e III.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas II, III e IV.
d) apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.
 
 
2. (Pucrs 2013) Leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas. O _________ foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente as maiores reservas estão localizadas no hemisfério _______. É um dos principais responsáveis pela __________, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.
a) carvão mineral – norte – chuva ácida
b) petróleo – sul – poluição dos oceanos
c) petróleo – sul – chuva ácida
d) carvão mineral – sul – poluição dos oceanos
e) petróleo – norte – chuva ácida
 
 
3. (Uepb 2012) Essas observações estão escritas em uma revista de perfil econômico.

“Máquinas não ficam doentes, não se acidentam, não precisam descansar, nem reclamam do que fazem.”

O fenômeno da globalização alterou fortemente não só as relações econômicas dos países, mas também os aspectos sociais e, em última instância, o próprio cotidiano da população. Logo:
I. Um dos problemas da nova revolução industrial é o de como assegurar a manutenção de um exército de pessoas estruturalmente desempregadas, em consequência da automação e da robotização na produção e nos serviços.
II. Na era dos robôs, eficácia, rapidez e padronização são palavras de ordem. A inovação tecnológica melhora a qualidade dos produtos, diversifica a produção e reduz custos, mas não esconde as feridas profundas dos desempregados que a tecnologia criou.
III. Nas décadas de 1970 e 1980, a mão de obra que migrava em busca de trabalho era bem recebida nos países desenvolvidos. A partir da década de 1990, com a aceleração do desemprego estrutural, passaram a não ser bem vistos pelos trabalhadores desses países, acentuando-se os movimentos de xenofobia.
IV. O trabalho com robôs não tem nenhuma influência na população jovem que está iniciando sua vida produtiva. Toda essa mão de obra é absorvida por essa inovação tecnológica.
Estão corretas as proposições:
a) II e III, apenas
b) I, II e III, apenas
c) I e III, apenas
d) I e IV, apenas
e) I, II, III e IV
 
 
4. (Unemat 2010) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna I – Fases do Capitalismo
I. Comercial
II. Industrial
III. Financeiro
Coluna II – Características
( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais.
( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV.
( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores.
Assinale a alternativa correta.
a) III, II e I.
b) I, II e III.
c) III, I e II.
d) II, I e III.
e) I, III e II
 
 

GABARITOS

1. A
2. A
3. B
4. C

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você