Na maioria das provas, o mais comum, é que caia uma dissertação, só que há outro gênero que muitas vezes é cobrado e as pessoas não sabem pela falta de familiaridade: o gênero textual conto.
Saber escrever hoje em dia é essencial pra qualquer área que você atue, pois independente do vestibular, exige-se uma redação pra medir seu conhecimento na escrita.
Você sabe como escrever um conteúdo nessa estrutura? Esse é um gênero muito escolhido pelos escritores iniciantes, devido seu tamanho e facilidade de narração.
No entanto, é preciso conhecer suas principais definições e características pra ter um conto bem escrito e que faça sentido.
Então, continue a leitura e confira um resumo do que é o gênero textual conto, quais são suas principais características e algumas dicas pra você redigir o seu e se sair bem na prova.
O que é o gênero textual conto?
O conto é um gênero narrativo muito popular na literatura, devido sua estrutura de narração com a ideia de criar histórias de ficção com personagens e tramas pra ilustrar toda a cena.
Por ser uma narrativa breve e apresentar uma estrutura recorrente em outros gêneros textuais que podem estimular a criatividade da pessoa, o conto pode ser pedido como produção textual nos vestibulares de universidades e faculdades, como é o caso da da UFG e UERJ.
O conto é uma história que se inicia e se depara com um conflito. Além disso, no decorrer de um enredo atinge-se o ápice da emoção quando o personagem precisa enfrentar esse conflito e encontrar uma resolução pra ele.
Quando a resolução é encontrada, a narrativa tem seu momento de declínio em direção à conclusão do conto.
Esse tipo de narração é caracterizado por um único acontecimento base, que possui algumas ambientações e o autor precisa passar as informações ao leitor de forma sucinta, relevante e objetiva.
No entanto, mesmo com essa ideia, ele ainda pode usar de alguma subjetividade e storytelling pra ilustrar a ideia.
Por isso, dentro desse gênero existem alguns subgêneros, sendo só mais conhecidos e encontrados nas carreiras do mercado de trabalho:
- conto de fadas;
- conto fantástico;
- conto de terror, entre outros.
Pra exemplificar, você confere alguns dos maiores contistas brasileiros:
- A Cartomante, de Machado de Assis;
- O Gato Vaidoso, de Monteiro Lobato;
- Presépio, de Carlos Drummond de Andrade;
- Feliz Aniversário, de Clarice Lispector.
Quais as principais características do gênero textual conto?
O gênero conto possui alguns elementos e uma estrutura bem demarcada. O principal é que o texto foque na única história e em seu único conflito pra não fugir da temática. As principais características a se preocupar na hora de escrever seu texto são:
- espaço delimitado;
- tempo marcado;
- presença de narrador;
- poucos personagens;
- enredo com sentido;
- conclusão da temática.
Introdução
É o início da narrativa e nela você fica por dentro da introdução da história, quem são os personagens e qual o principal problema a se resolver. Então, ambienta-se, brevemente, os personagens, o espaço, o tempo e o enredo.
Desenvolvimento
Aqui acontece a principal ação que vai modificar o estado inicial da narrativa e encaminha pra descoberta da solução do conflito.
Clímax
É o momento de maior tensão na história, onde o personagem precisa enfrentar o problema principal e fazer algo pra solucionar esse conflito, além de dar continuidade ao rumo da história.
Conclusão
Aqui se encerra a narrativa. Diferente de como ela começou, essa parte do texto deve mostrar se o problema foi solucionado ou não.
Outro ponto importante a se ressaltar é a voz do narrador, pois é ele quem conta a história, que pode de três maneiras:
- narrador-personagem: quando o personagem conta e vivencia a história.
- narrador-observador: é aquele que só narra, mas não participa, usando argumentos em terceira pessoa.
- narrador-onisciente: ele não participa da história, mas é a voz que sabe de tudo no universo daquela narrativa.
6 dicas para tirar A nota neste modelo de prova
Sabendo do que se trata o gênero textual conto e quais são suas principais características, separamos um passo a passo, com 6 dicas, de como você deve se preparar pra escrever o seu e garantir aquela nota na prova de redação do vestibular.
1. Saiba qual o tipo de conto e narrador a se usar
O narrador é que conta a história. Então, entender quais dos modelos de conto é pra escrever e defina o tipo de narrador que vai ser usado, sabendo qual a posição ele vai tomar, se vai ser um personagem ou não.
2. Defina o conflito
Ele vai partir da sugestão de tema. Interprete o que foi pedido e crie um problema pra isso.
3. Use de emoção para a escrever, mas sem exagerar
Que tipo de história você quer contar e como você contará isso? Assim, pense em uma narrativa que toque o leitor, mas sem exagerar demais, pois seu texto vai ser curto e quem revisar não vai querer mais do que 30 linhas, provavelmente.
4. Desenvolva a história
Crie o enredo pensando num gancho do tema e argumente sobre isso. Essa é a parte mais difícil e vai exigir da sua criatividade pra elaboração. Uma dica é usar os textos de apoio na explicação do que é o tema.
5. Não esqueça de colocar um título atraente
O título é a primeira impressão do seu texto, portanto ele deve ser criativo e atraente, deixando aquela curiosidade sobre o conflito da história.
6. Releia e revise a história
Leia a sua história do começo ao fim pelo menos três vezes. Isso vai ajudar a identificar os erros e se tudo está fazendo sentido e se está cumprindo com a temática que foi exigida. Lembre-se que seu conto não é nada sem revisão.
Pratique com o Descomplica
O gênero textual conto é exigido em alguns vestibulares devido seu alto grau de criatividade e entendimento sobre a língua portuguesa, por isso precisa de bastante exercício. Faça textos e mais textos e gabarite.
Fazer um texto narrativo desse estilo pode ser mais simples do que parece quando se conhece as técnicas e características necessárias pra sua construção.
Agora que você já sabe o principal, é a hora da prática. Então, vem pro Descomplica! Veja como nossos professores podem lhe ajudar a melhorar ainda mais.