Blog Descomplica

O que é movimento retilíneo uniformemente variado? Veja aqui exercícios

Acesse os materiais de apoio da aula ao vivo de Física, sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, e prepare-se para o vestibular!
porDescomplica| 02/03/2015
Movimento retilíneo uniformemente variado

Compartilhe

O movimento retilíneo uniformemente variado se trata de um conjunto de cálculos físicos que contam com o intuito de mostrar o quanto determinado objeto conseguiu percorrer dentro de uma variação de tempo de acordo com a sua velocidade.

Em suma, esse conteúdo pode ser colocado em prática no nosso dia a dia de várias formas diferentes, como é o caso de um carro em movimento. E até mesmo nas corridas de atletismo, quando queremos saber qual é a distância percorrida por determinado atleta durante o tempo em que está correndo. Ou com o tiro do canhão, que é bastante comum nas atividades. 

Neste conteúdo, iremos falar mais sobre o assunto e, claro, trazer alguns exemplos que podem ser bastante dinâmicos pra te ajudar mais sobre.

Também temos alguns exercícios com gabarito que poderão super te ajudar, viu? Vamos logo ao que interessa com a gente do Descomplica!

Fórmulas do movimento retilíneo uniformemente variado

Uma das principais fórmulas que temos pra esse conteúdo sobre física é a αm=ΔV/Δt. Neste caso, temos a representação da Δv: Variação de velocidade e a Δt: Variação de tempo.

 Geralmente, sempre que você ver um delta dentro de uma fórmula física, é necessário que se faça o valor final menos o inicial pra se saber qual foi a diferença e, somente então, começar a praticar o exercícios. 

Outra fórmula que podemos citar e que acaba sendo bastante pedida dentro dos vestibulares e até mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio é sobre a S=So+Vot+at2/2. 

Neste caso, nada mais é do que a distância que foi percorrida por determinado objeto levando em conta a sua distância inicial a velocidade que ele possui dentro de determinado enunciado. 

Por fim, também podemos citar o cálculo que leva em conta a aceleração constante e instantânea de determinado objeto ou item dentro de um período de tempo que é denominada por α=limΔt->0=Δv/Δt. 

Ou seja, é como se houvesse uma ligação entre a variação de tempo. E de distância ao mesmo tempo em que ela tem que ter acima do valor de 0.  

Além disso, dentro do movimento retilíneo temos o movimemto retardado em qeu a velocidade comeceça a paeder valor nunqo o acelerado mostra a velodidace o ganhando. 

Exemplo de movimento retardado 

Leve em conta que a velocidade de uma partícula conta-se com um módulo que é denominado como v=4+8t. Neste caso, é necessário que você faça o cálculo da velocidade inicial da partícula e também da aceleração do objeto. 

Por fim, também apresenta o valor do cálculo miserando qual foi a velocidade da partícula enquanto ela estava em 2s. 

Resposta: Comp temos o V=vo+at, então se poderia dizer que a velocidade inicial é determinada partícula seria de vo=4m/s. 

Enquanto isso, a sua aceleração média poderia ser dada por MRUV,a=8m/s2. E, por fim, também temos a velocidade em que esta estava no tempo de 2 segundos, que pode ser demarcada pelo cálculo, a seguir: V=4+8.2=20m/s.

Exercícios de movimento retilíneo uniformemente variado

1. (UFRJ – Não–específica) Numa competição automobilística, um carro se aproxima de uma curva em grande velocidade. O piloto, então pisa o freio durante 4s e consegue reduzir a velocidade do carro para 30m/s. Durante a freada o carro percorre 160m. Supondo que os freios imprimam ao carro uma aceleração retardadora constante, calcule a velocidade do carro no instante em que o piloto pisou o freio.
2. O gráfico da velocidade em função do tempo de um ciclista, que se move ao longo de uma pista retilínea, é mostrado a seguir.  Considerando que ele mantém a mesma aceleração entre os instantes t=0 e t=7 segundos, determine a distância percorrida neste intervalo de tempo. Expresse sua resposta em metros.

 12

 

GABARITO

  • 50m/s
  • 77 m

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Um trem desloca-se com velocidade de 72km/h, quando o maquinista vê um obstáculo à sua frente. Aciona os freios e para em 4s. A aceleração média imprimida ao trem pelos freios, foi em módulo, igual a:

a) 18m/s²
b) 10m/s²
c) 5m/s²
d) 4m/s²
e) zero

2. Consideremos um móvel, em movimento uniformemente variado, cuja velocidade varia com o tempo, conforme a tabela a seguir.

13

A aceleração do móvel, em m/s², é:

a) 23
b) 17
c) 3
d) 4
e) 11

3. (UNESP – 1ª Fase) Um motorista dirigindo seu veículo à velocidade constante de 72 km/h, numa avenida retilínea, vê a luz vermelha do semáforo acender quando está a 35 metros do cruzamento. Suponha que entre o instante em que ele vê a luz vermelha e o instante em que aciona os freios decorra um intervalo de tempo de 0,5 segundo. Admitindo-se que a aceleração produzida pelos freios seja constante, para que o carro pare exatamente no cruzamento, o módulo dessa aceleração deve ser, em m/s², de

a) 2
b) 4
c) 6
d) 8
e) 10

4. São dados, a seguir, os gráficos do espaço (s) e da velocidade escalar (v) em função do tempo (t) para cinco partículas:

14

Estabeleça a correspondência entre os gráficos do espaço e da velocidade escalar.

GABARITO

1. C
2. C
3. D
4. I- C
II- E
III- A
IV- B
V- B

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica