A Física Moderna é um dos assuntos que mais causam curiosidades por parte todos. Essa parte da Física se deu início após análises da radiação emitida pelo corpo negro, por volta das primeiras três décadas do século XX, que através de observações e estudos, o físico alemão Robert Kirchhoff, chegou à conclusão que os corpos negros emitem e absorvem energia térmica. Foi através desse assunto que incorporou significativamente para o início da Física Moderna.
Através de muito estudo, outro importante físico, o Max Planck, buscou a todo custo encontrar uma equação matemática para explicar tal fenômeno causado pela radiação emitida pelo corpo negro, visto que nas representações gráficas desse evento serem bem precisos, porém não tendo uma explicação física para tal, que até então era a nossa conhecida e querida Física Clássica (se divide em: Mecânica, Termologia e Eletromagnetismo).
Com a falta de compatibilidade com a física clássica, Plank resolveu desconsiderar de início a física clássica para poder formular a equação do evento, e assim foi feito. A partir da equação formulada, ele foi atrás de teorias a fim de corroborar com sua descoberta. E foi através do princípio de entropia (conceito da termodinâmica que mede a desordem das partículas de um sistema físico) e probabilidade de Boltzmann (funciona para um sistema único em uma temperatura bem definida, ela dá a probabilidade deste sistema em seu estado específico.
A distribuição de Boltzmann aplica-se somente às partículas em uma suficiente alta temperatura e baixa densidade nas quais efeitos quânticos possam ser ignorados) foram as principais portas abertas para se dar início ao entendimento teórico de sua equação, e assim, para Física Moderna.
Em sua formulação, ele encontrou uma nova constante, o qual foi denominada de constante de Planck:
=6,63.10-34J.s
Principal marco da Física Moderna
O principal marco e de maior conhecimento das pessoas é o Princípio da Relatividade, resultado de grandes estudos pelo físico Albert Einstein, que foi a partir daí que se consolidou a Física Moderna.
Na teoria da Relatividade Geral de Einstein é baseada na ideia de que as leis da ciência devem ser as mesmas para todos os observadores, independentemente de como estejam se movendo. Ela explica a força gravitacional em termos da curvatura de um espaço-tempo quadridimencional (a quarta dimensão é o tempo). Enquanto que na teoria da Relatividade Restrita se baseia nas mesmas coisas que na da Geral com a diferença da ausência de fenômenos gravitacionais.
Principais descobertas da Física Moderna
Podemos listar alguns dos maiores marcos da Física Moderna, entre eles, podemos citar os que nos forneceram uma maior compreensão sobre a estrutura da matéria e dos átomos e também da natureza da luz. São eles:
- No ano de 1895, Wilhem Röntgen descobriu a existência dos raios X, um tipo invisível de radiação extremamente penetrante. E por essa descoberta utilizamos um protetor quando fazemos exames de Raio-X.
- Em 1896, Antoine Becquerel descobriu a existência da radioatividade.
- Em 1900, o já mencionado físico alemão Max Planck propôs que a energia carregada pelo campo eletromagnético apresentava valores quantizados, múltiplos inteiros de uma quantidade mínima e constante.
- Em 1905, por meio da sua teoria da relatividade, Albert Einstein mostrou que referenciais que se movem com velocidades muito altas, próximas à velocidade de propagação da luz, experimentam a passagem do tempo e a medida das distâncias de maneiras distintas.
- Em 1913, Niels Bohr propôs que os níveis de energia dos elétrons espalhados ao redor dos núcleos atômicos são quantizados, isto é, sua energia é dada por um múltiplo inteiro de um valor mínimo.
- Em 1924, a dualidade onda-partícula, estabelecida pelo físico Louis De’Bloglie, mostrou que qualquer corpo pode comportar-se como uma onda.
- No ano de 1926, surgiu a Mecânica Quântica, resultado do trabalho de físicos como Werner Heisenberg e Erwin Schröedinger.
Mecânica Quântica
A Física Quântica, outro assunto que grande interesse por todos, foi uma teoria resultante através dos principais pontos oriundos da Física Moderna. Ela foi desenvolvida a partir do princípio quântico de Planck e do princípio da incerteza de Heisenberg. A Física Quântica compreende diversos fenômenos associados aos átomos, moléculas, partículas subatômicas e a quantização de energia.
Como a Física Moderna interfere na minha vida?
Vocês podem se questionar se tudo que lemos até aqui é importante em nosso cotidiano, e lhe digo que sim, já que foi graças a Física Moderna que temos acesso à tecnologia, e por conta disso que neste exato momento você está sendo capaz de ler esse texto. Outros exemplos que se resultaram a partir dessa parte da Física:
- Ondas de rádio
- Luz infravermelha
- Ondas de Raio X
- Luz visível
Tudo isso é graças ao estudo que foi mencionado no início do texto, a radiação de corpos negros. Ou seja, aparelhos tecnológicos e inovadores existem em razão da Física Moderna.
Para ter acesso aos melhores conteúdos de física na preparação para o Enem, que tal ter algumas aulas com os melhores professores do Brasil no tema? Conheça o Cursinho para o Enem da Descomplica!