Cinemática é um ramo da Física que se debruça sobre os movimentos. Frequentemente cobrado no Enem, esta disciplina tem forte presença nos exames e, por isso, é fundamental resolver exercícios de Cinemática, entender seus conceitos e como funcionam o movimento uniforme e uniformemente variado.
Vai prestar o Enem e quer manjar tudo de Física, especialmente de Cinemática? Ter um bom resumo de Cinemática para estudar é bem importante, pois ajuda a entender os conteúdos, saber o que é repouso e movimento, deslocamento vetorial e outros assuntos, que podem ser cobrados no dia da prova.
A seguir, acompanhe o conteúdo que preparamos sobre Cinemática e já salve esse resumão pra vida!
Quais são os temas de Cinemática mais cobrados no Enem?
Em uma análise dos assuntos de Cinemática que mais caem no Enem, em primeiro lugar, podemos listar Gráficos de cinemática, seguido por Movimento Uniforme e Velocidade e Queda Livre e Lançamento.
Movimento Uniformemente Variado e Movimento Circular Uniforme vêm na sequência, seguidos por Velocidade Relativa.
Agora que você já sabe quais são os conteúdos que mais caem na prova, vamos explicar cada um deles em detalhes. Olha só!
Movimento Uniforme e Velocidade Média
Os movimentos uniformes (MU) são aqueles que ocorrem com velocidade constante, ou seja, possuem aceleração nula.
Para se dar bem nessas questões no Enem, é importante entender a relação entre três grandezas: velocidade (v), deslocamento (Δs) e período de tempo decorrido (t), ou seja, saber utilizar esta fórmula:
Outra dica importante é saber trabalhar com unidades de velocidade, principalmente metros por segundo (m/s) e quilômetros por hora (km/h). Para converter km/h em m/s, basta dividir o valor por 3,6 e, para fazer a conversão inversa, basta multiplicar por 3,6, como mostramos a seguir:
Movimento Uniformemente Variado
Um movimento uniformemente variado (MUV) é aquele em que a velocidade não é constante, variando de maneira uniforme – há uma aceleração constante.
Geralmente, este conteúdo é cobrado no Enem com acelerações e/ou desacelerações de carros e trens.
Para resolver um exercício desses, você deve encontrar uma das seguintes grandezas: velocidade (v), velocidade inicial (v0) aceleração (a), deslocamento (Δs) ou período de tempo decorrido (t).
Há três fórmulas relacionadas a essas grandezas. No exercício, use aquela que contém a grandeza que você procura e as três grandezas presentes no enunciado da questão.
Queda Livre e Lançamentos
Embora a queda livre seja um tipo de movimento uniformemente variado, vários exercícios do Enem podem ser resolvidos usando apenas conceitos de gravidade.
É importante saber que todo corpo em queda está sujeito a uma mesma aceleração, que é a da gravidade (g = 9,8 m/s).
Sendo assim, quando são soltos de uma mesma altura, desconsiderando a resistência do ar, todos os corpos, independentemente de suas massas, demoram a mesma quantidade de tempo para atingir o chão.
Movimento Circular Uniforme
Os movimentos circulares uniformes (MCU) são aqueles nos quais a trajetória é circular e o módulo da velocidade linear do corpo é constante. Isso significa que, nesses casos, a aceleração tangencial é sempre nula.
Aqui, é importante focar nas grandezas velocidade linear (v), velocidade angular (ω) e raio de trajetória (R), e na relação entre elas:
Lembre-se de que a velocidade angular (ω) é medida em rotações por segundo, ou seja, ela mede quantos ciclos completos o corpo realiza por segundo. Em geral, este assunto é cobrado no Enem com engrenagens e polias.
Gráficos na Cinemática
Interpretação de gráficos é o tema de Cinemática que mais cai no Enem, como já dissemos lá em cima.
Os gráficos de cinemática podem descrever os movimentos uniformes e uniformemente variados de diversas maneiras. Os principais são:
Posição x Tempo
Estes gráficos relacionam a posição do corpo (ou distância percorrida por ele) bem como o tempo decorrido desde o início do movimento. Neles, inclinação da curva está diretamente relacionada ao módulo da velocidade do corpo. Quanto mais inclinada for a curva, mais veloz estará o corpo.
Velocidade x Tempo
Gráficos que relacionam a velocidade do corpo e o tempo decorrido desde o início do seu movimento.
Aqui, a inclinação da curva está diretamente relacionada ao módulo da aceleração do corpo. Quanto mais inclinada for a curva, mais acelerado (ou desacelerado) estará o corpo. Quando a reta é completamente horizontal, a aceleração do corpo é nula, ou seja, ele possui velocidade constante.
Velocidade x Posição
Gráficos que relacionam a velocidade do corpo e a sua posição (ou distância percorrida por ele). Aqui, a relação não é tão simples como nos outros gráficos.
Quando a curva é completamente horizontal, a velocidade do corpo se mantém constante, com aceleração nula. Porém, em casos onde há aceleração, as representações são parábolas.
Que tal resolver alguns exercícios pra colocar em prática essa teoria, hein? Vem descobrir o nosso cursinho pré-vestibular e nossa série de exercícios para o Enem!