Blog Descomplica

Filmes do Festival do Rio que ajudam a estudar para provas

O monitor Bernardo Soares indica três filmes do Festival do Rio que vão te ajudar a desenvolver uma argumentação sobre assuntos históricos no seu ENEM. Confira!

Atualizado em

Compartilhe

Para quem não sabe, entre 24 de setembro e 8 de outubro, o Rio de Janeiro sediou novamente um Festival de Cinema maravilhoso, com muitas mostras interessantes por toda a cidade. Cada filme, obviamente, melhor do que o outro, e eu fui lá conferir alguns que podem trazer boas informações pro seu vestibular! Não se preocupe: muitos deles serão divulgados normalmente após o festival, e outros você encontra pra download! Fácil, né? 🙂

1. A Luneta do Tempo, de Alceu Valença

Este merece um destaque, sem dúvidas. Alceu Valença passou 14 anos fazendo um dos filmes mais significativos da história do cinema brasileiro. Um filme de pouco mais de 1h30min com o que há de melhor de nossa cultura e a paixão imensurável de Alceu por tudo o que faz.

A obra conta, como num cordel, a história de Lampião (o fabuloso Irandhir Santos), sempre acompanhado de sua amada Maria Bonita (a já conhecida Hermila Guedes), liderando seu bando pelo sertão pernambucano, enfrentando a polícia local (você sabia que o Lampião está no ENEM? Temos uma aula de atualidades sobre isso!). Seu principal antagonista é Antero Tenente, abandonado preso e de cabeça pra baixo pelo bando de cangaceiros logo no início do filme. A disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Tenente, adulto, não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou o simples fato de mencionarem algo que lembre a história.

O Festival do Rio também pode cair no seu ENEM

O destaque está na trilha sonora única e bela do próprio diretor. Alceu Valença, que inclusive faz uma aparição como o palhaço Velho Quiabo, traz para o apaixonante filme sua delicadeza musical, o que o torna mais especial ainda. Vale a pena a dica! 🙂

2. Diplomacia, de Volker Schlöndorff

Este é para os amantes de história. Você sabe que nazismocai no ENEM? Nada melhor do que um bom filme para entender tudo o que aconteceu naquela época, né? O clima é traduzido em imagens e diálogos interessantíssimos no filme de Volker.

A história se passa em agosto de 1944. O destino de paris está nas mãos do general Von Choltitz, que, a ordens de Hitler, se prepara para explodir a cidade. Descendente de uma linha de militares prussianos, o General não apresenta hesitação em cumprir suas ordens, o que é a principal preocupação do cônsul sueco nos instantes em que sobe as escadas da suite do hotel Meurice, onde está hospedado o general. Tanto as pontes do Sena como os principais monumentos de Paris – o Louvre, a Notre-Dame, a Torre Eiffel – estão rodeados de explosivos e prontos para a explosão. Utilizando todas as armas e argumentos diplomáticos, o cônsul é a única pessoa que poderá convencer o general a não executar sua ordem de destruição. Não custa conferir como essa história acaba, né?

O Festival do Rio também pode cair no seu ENEM

3. Chantagem e confissão, de Alfred Hitchcock

Você pode até discordar, mas pra mim esse filme acaba sendo muito mais um documentário do que uma ficção. Chantagem e confissão, do brilhante Hitchcock, mostra o início do cinema falado na Inglaterra de 1929. Tal chegada é documentada brilhantemente pelo cineasta nos primeiros 8 minutos do filme, que são totalmente mudos (apenas com a música de fundo, como era de se esperar) até a chegada da primeira fala, que se faz sutil na conversa de dois dos policiais da famosa Scotland Yard.

No filme, Alice White (a belíssima Anny Ondra) namora Frank Webber (John Longden), um detetive da Scotland Yard, que mostra estar mais interessado no seu trabalho do que em estar com ela. Ela decide, assim, se encontrar secretamente com outro homem, mas uma tentativa de assédio faz com que ela o mate com uma faca. Quando o corpo é descoberto, quem assume o caso é o próprio namorado da jovem, que rapidamente deduz quem seria a assassina, já que encontra uma de suas luvas deixada no local do crime. O namorado, no entando, encobre o caso, mas um homem que presenciou o crime começa a chantageá-los, já que possui a outra luva que pode ligá-la à morte.

As imagens em preto-e-branco não deixam menos colorido o suspense que a obra de Hitchcock traz, e os novos diálogos tornam a história muito mais emocionante. Curiosidade: você sabia que o próprio Hitchcock participa do filme, como um figurante? Era uma característica muito peculiar dos filmes do cineasta. Dê uma olhada!

Sem dúvidas, Chantagem e confissão é um filme que não pode não ser visto. A história do cinema pode muito bem ser tema de vestibular, né? Não perca tempo!

 O Festival do Rio também pode cair no seu ENEM

A lista de filmes presentes no Festival é enorme, e você pode conferi-las no próprio site do evento. Para o povo do Rio de Janeiro, haverá uma repescagem de algumas obras (como a fabulosa O massacre da serra elétrica remasterizada), e você pode conferir os dias e horários aqui.

Não deixe de tentar vê-los, ok? Além de um bom divertimento, cada um dos filmes apresentados no Festival do Rio – e principalmente os que mostramos aqui – pode ser tema não só da prova de História, mas também de Geografia, Português, Inglês, Espanhol e serve até como contextualização de uma Redação, né? Não dá mole não!

Bom texto e bom 1000!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você