Blog Descomplica

Questões Comentadas – Conceitos básicos em taxonomia e saúde

porDescomplica| 03/08/2015

Compartilhe

1.  (UFC) Leia o texto a seguir. “A recente infecção de pessoas pelo Trypanossoma cruzi, em Santa Catarina, com três mortes, chamou a atenção de todo o país para a Doença de Chagas. (…). Triatomídeos foram triturados juntamente com os caules de cana-de-açúcar e ingeridos diretamente pelos seres humanos, ocorrendo a infecção pela via digestiva. (…). Historicamente, no estado de Santa Catarina, foram identificadas três espécies silvestres de triatomídeos e uma espécie doméstica, esta última erradicada do estado no início dos anos 80”.

(M. Steindel, J.C.P. Dias, A.J. Romanha 2005).

Considerando o texto acima, responda:

I. Qual o reino do agente infectante?

II. Levando-se em consideração que o estado de Santa Catarina não é uma região de endemismo da doença em seres humanos, como se explica o surgimento de triatomídeos contaminados?

III. Analise o ciclo de vida do agente infectante ilustrado abaixo.

unnamed

Com base no local de infecção do parasito, explique o porquê das diferenças morfológicas entre as formas epimastigota e amastigota.

2. (Mack)

2
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas I, II, III e IV da tabela acima.
a) protozoário; vírus; Anopheles; sim
b) vírus; bactérias; Aedes; não
c) protozoário; vírus; Anopheles; não
d) protozoário; vírus; Aedes; sim
e) vírus; vírus; Aedes; sim

3. (Unicamp-1998) De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científicoFelis catus aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato.

a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados?
b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?
c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais: Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique.

Gabarito:

1. Resolução passo a passo:
I) Como o Tripanossoma cruzi é um protozoário, pertence ao Reino Protista.
II) A grande incidência ocorreu porque o caldo de cana possuia o T. cruzi. O protozoário foi encontrado na bebida, pois os caules da cana eram moídos com o barbeiro, percevejo que abriga o parasita.
III) o protzoário pode ser epimastigota, tripomastigota ou amastigota, as quais designam a sua forma. A tripomastigota tem forma em formato de C e é flagelada. A epimastigota possui forma flagelada encontrada apenas no vetor, com capacidade reprodutiva. Por fim a amastigota é a aforma intracelular, sem flagelo, encontrada no hospedeiro vertebrado com capacidade reprodutiva.2.

2. D

Resolução passo a passo: 
A malária é causada por um protozoário e a febre amarela é um vírus. Entretanto, a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes e não há vacina para a febre amarela. A opção A está incorreta. A malária não é causada por um vírus e a febre amarela não é uma bactéria. A opção B está incorreta. Como dito anteriormente, a dengue é transmitida pelo Aedes e não pelo Anopheles. Por conta disso, a opção C está errada. Como a opção D diz que a malária é causada por um protozoário, que a febre amarela é um vírus, a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes e a febre amarela não possui vacina, ela está correta. A opção E está incorreta, pois fala que a malária é causada por um vírus, quando na verdade é causada por um protozoário. Além disso, diz que há vacina para a febre amarela, quando, na verdade, não há.

3. Resolução passo a passo:
a) O gênero que pertence a todos os animais mencionados é Felis.
b) Porque todas as raças de gatos domésticos pertencem à mesma espécie (Felis catus).
c) O nome Felidae pertence à família dos gatos, que signifíca felídeos em português. Isso deve-se ao fato de a terminação “idae” estar presente no nome que designa uma família, de acordo com as regras do sistema de nomenclatura.

Comentários

Ruth Lima
Ruth Lima
11/08/2015 às 10:48

A questão 2 está com algum erro no comentário ?? pois a letra certa é D , onde diz que a febre amarela TEM vacina ,mas o comentário da questão diz que NÃO TEM vacina ,mas no entanto a letra D continua marcada como correta .

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Ruth Lima
Ruth Lima
11/08/2015 às 10:48

A questão 2 está com algum erro no comentário ?? pois a letra certa é D , onde diz que a febre amarela TEM vacina ,mas o comentário da questão diz que NÃO TEM vacina ,mas no entanto a letra D continua marcada como correta .

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica