Blog Descomplica

Frase, Oração e Período: quais as diferenças e exercícios para praticar?

Atualizado em

Compartilhe

Em se tratando de comunicação escrita, quando um texto é criado, ele precisa passar por um processo. Normalmente ele se torna o resultado de uma produção de um interlocutor e um leitor que precisa distinguir o que é frase, oração e período pra expor suas ideias.
Dentro de um texto, esses conceitos são fundamentais pra estruturação do que será dito. Isso facilita na hora de elaborar as ideias, facilita o entendimento de quem está lendo e também melhora a clareza das ideias. 
Pra entender melhor o que significa cada um desses conceitos, continue lendo este artigo.

Diferença entre frase, oração e período


Pra entender qual a diferença entre os três conceitos, entenda que a frase possui sentido completo com todas as suas palavras. Nem sempre haverá um verbo pra que as palavras tenham sentido, mas ao ler tudo junto, é possível entender o que o locutor quer dizer.
Por exemplo: “Socorro!”. “Silêncio”. Não há necessidade de complemento ou verbo pra entender o que está querendo ser dito, mas é necessário que haja um sentido completo.
Já quando se fala em oração, dentro de uma construção linguística, é necessário um verbo ou locução verbal pra que o que está sendo lido ou escrito tenha sentido. 
Assim como a frase também pode ter verbos, a diferença aqui é que se uma frase possui verbo, ela é uma oração.
Em contrapartida, nem sempre uma oração sozinha vai fazer sentido. Por isso que nesse caso, as orações necessitam de complementos que se encontram dentro das frases. Dentro de um texto completo, as frases, orações e períodos se complementam.
Portanto, quando se tem muitas frases e muitas orações, se tem um período. O período é uma frase que tem uma ou mais orações. Por exemplo: “Assim que eu cheguei, concluí que precisava realizar várias ações.”
Dentro deste exemplo existem vários verbos, o que caracteriza um período composto. E isso, além de mostrar que os períodos dependem um dos outros, também mostra que nem sempre uma oração tem sentido quando está isolada.

Como montar um texto usando frase, oração e período?

Imagem de quadro negro escrito blah blah blah para ilustrar artigo sobre frase oração e período
Na hora de elaborar um texto, o ponto principal é a coesão e a coerência da escrita. Sendo assim, entender os conceitos é extremamente importante na hora da elaboração. É isso que vai garantir que o texto tenha uma boa compreensão.
Portanto, saber usar frase, oração e período da maneira correta, deixa o texto estruturado, consegue discorrer as articulações gramaticais e gera uma sequência inteligível do assunto.

Usando as frases

Imagem de pessoa escrevendo à caneta em um papel para ilustrar artigo sobre frase oração e período
As frases compostas ou sem verbos costumam ser usadas em títulos e intertítulos. Isso acontece devido ao fato de que elas conseguem ter sentido completo em uma estrutura simples. 
Portanto passam clareza, objetividade e rapidez. Contudo, existem frases de diversos tipos. Veja!

Frases imperativas

São conselhos, pedidos ou ordens. Nesse caso a frase é composta por um verbo, mas que de forma negativa ou positiva exprime uma ordem. Por exemplo: “Faça exercícios todos os dias!”.

Frases exclamativas

Nesse caso, as frases devem expressar um estado emocional, algo que possa ser deduzido pela intensidade do ponto de exclamação, mas também por como ela é elaborada. Por exemplo: “Vender ações é a saída!”.

Frases interrogativas

As interrogativas dizem respeito às questões. Perguntas que são montadas de forma direta ou indireta, como por exemplo: “Como me livrar da preguiça?”

Frases optativas

Esse tipo de frase expressa uma vontade, um desejo. Por exemplo: “Que o natal chegue logo”.

Frases declarativas

As frases declarativas constatam fatos ou informam sobre algo. Normalmente elas são usadas como ferramentas pra dar início a um texto
Mas é necessário que os argumentos apareçam rápido pra sustentar o que está dizendo. Por exemplo: “Beber álcool em excesso faz mal à saúde”.

Usando a oração

Imagem de pessoas reunidas em uma mesa cheia de papeis para ilustrar artigo sobre frase oração e período
Dentro de um texto, a oração é criada sempre pensando em todo o contexto do período. Isso acontece porque, na maioria das vezes, é assim que ele passa a fazer sentido. Sendo assim, a todo momento é preciso estar atento com a coesão das orações.
Pra evitar que os períodos fiquem repletos de orações sem sentido, é preciso usar as orações com calma, se atentando aos verbos usados em cada uma delas e entendendo o que está se dizendo.
Existem 2 tipos de orações, as coordenadas e as subordinadas. As do primeiro tipo são independentes e não precisam de relação sintática. Enquanto que as do segundo tipo precisam de complemento pra ter sentido.

Usando o período

Imagem de pessoa escrevendo à caneta em um caderno para ilustrar artigo sobre frase oração e período
Depois de entender e aprender a usar frase, oração e período, deve-se ter em mente que o período é toda a estrutura montada do texto. É através dele que se organizam as ideias e também o objetivo de toda a narrativa ou argumento.
Dentro de um período, as orações precisam estar concisas, amarradas e é essencial que a compreensão do que está sendo dito, de fato aconteça. Portanto, a principal função do período é fazer com que a oração tenha sentido.
Às vezes até usando uma função sintática, principalmente quando a oração é subordinada. Mas de uma forma geral, é garantido que as orações tenham sentido completo, estejam claras e dê continuidade a tudo que acontece dentro do período.
Contudo, existem 2 tipos de período, o simples e o composto. No período simples há apenas uma oração, com um verbo ou locução verbal. Chamado de oração absoluta. Enquanto que no período composto, existem mais orações e mais verbos pra ter sentido.

Exercícios de frase, oração e período 

Imagem de pessoa escrevendo à caneta em um caderno para ilustrar artigo sobre frase oração e período

Questão 1

Identifique abaixo qual das opções são orações e quais são frases:

  • a) Aleluia!
  • b) Sinto que ele pode não vir.
  • c) Que o Senhor tenha piedade!
  • d) Talvez ela venha.
  • e) Há alguém lá?

Resposta: a) frase; b) oração; c) é frase e oração; d) é frase e oração; e) é frase e oração.

Questão 2

Identifique os períodos simples e os períodos compostos:

  • a) Fiz tudo por ela e ainda assim, ela me enganou.
  • b) Preciso de compreensão.
  • c) A vista está fantástica!
  • d) Cheguei elétrico na academia, treinei e depois fui embora descansar.
  • e) É preciso apresentar as suas ideias antes que seja tarde demais.

Resposta: a) período composto; b) período simples; c) período simples; d) período composto; e) período composto.

Questão 3

Aponte a alternativa cuja frase não seja oracional.

  • a) O mal com o bem se paga.
  • b) Devagar, travessia de pedestres.
  • c) Paulo deu gargalhadas.
  • d) Olhe como o céu está azul!

Resposta: Comentário: A opção B contém uma frase nominal, isso quer dizer que não há verbo. Pra que uma frase seja oracional, ela precisa ter um verbo. Nas outras opções temos os verbos: “paga”, “deu”, e “está”, por isso, são oracionais.

Questão 4

digitalizar0025

  • a) Nessa tira, temos exemplos de frases sem verbo e de orações. Identifique-as.
  • b) Que locução verbal foi usada em uma das orações da tira? Identifique o verbo principal e o verbo auxiliar dessa locução.

Resposta:
a) Frases sem verbos: “Agora, uma notícia ruim…”; “Qual, doutor?”.
Orações: “Já engessei seus braços e pernas!”; “Vai coçar!”
b) Locução verbal: “vai coçar!”; verbo auxiliar: vai; verbo principal: coçar. Chamamos de locução verbal dois ou mais verbos que têm o valor de um só. É sempre formada por um verbo auxiliar (ter, haver, ser, estar e ir) + verbo principal. Vai coçar= coçará.

Questão 5

Coloque PS pra período simples e PC pra período composto:
(    ) Inventei aquela desculpa na hora.
(    ) Você vai sair ou vai ficar em casa?
(    ) Não gosto de mentiras.
(    ) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei tênis.
Resposta: (PS); (PC); (PS); (PC). Comentário: O período simples é aquele que contém apenas uma oração (um verbo); e o composto, duas ou mais orações.
Ufa! aprendeu tudo? Não? Preocupa não, viu? Nós temos muito mais conteúdo pra você ficar craque e mandar ver nas provas. Bora lá? Aproveite também para conhecer o Cursinho Pré-Enem da Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você