Exercício Resolvido: UNICAMP – Geografia
1. (UNICAMP) Nos anos 1990, foi retomado o incentivo especifico à indústria automotiva, tendo como foco a descentralização geográfica. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2012 havia 53 fabricas em 9 Estados. Estas fabricas pertencem a 26 empresas que fabricam automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus (9 produzem carros de passeio). Com 3,3 milhões de unidades produzidas, o Brasil é o sexto maior produtor do mundo
(Adaptado de Fatia da indústria automobilística no PIB cresce 45,6% em 11 anos, em https://economia.estadao.com.br /noticias/economia-geral. Acessado em 05/05/2013.)
a) A partir dos anos 1990, a distribuição geográfica da indústria automotiva no Brasil desencadeou uma forte tensão nas relações entre Estado, mercado, sociedade e território, que ficou conhecida como “guerra fiscal” ou “guerra dos lugares”. Explique o que é a guerra fiscal ou dos lugares.
b) Além de São Paulo, berço tradicional da indústria automobilística brasileira, indique outros três Estados que possuem esse tipo de indústria.
GABARITO
a) As fábricas garantem uma gama de benefícios políticos ao governo que ocupa o Estado durante um determinado período. É de comum discussão na geografia e também na ciência política a questão da guerra dos lugares ou guerra fiscal. As fábricas, ao se instalarem nas cidades, garantem empregos e visibilidade aos municípios fazendo com que estes corram para garantir vantagens comparativas, diminuir fiscalização ou impostos, introduzindo um fator de competição que não há em outro município. O lado negativo desta guerra fiscal é o custo para o governo federal uma vez que para garantir as fábricas os municípios comprometem as suas contas públicas em alguns casos e cabe ao governo federal repassar recursos para cobrir o rombo gerado pela má administração e irresponsabilidade fiscal.
b) Outros Estados bastante tradicionais no setor automobilístico são os seguintes: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Amazonas (Zona Franca), Ceará e Bahia.