As questões UERJ história são uma boa forma de você entender mais sobre o que cai na prova e começar a se preparar sobre os assunto.
Estudar com antecedência pro vestibular é uma forma de garantir que a sua nota de corte vai ser alta e que não vai ter nenhuma oposição ao seu sonho de conquistar avaga que sempre quis.
Uma dica pra fazer as provas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é se manter atento ao enunciado pra garantir que vai estar integrando as questões da forma correta. A interpretação é algo que conta muito no momento em que for realizar a prova e ela vai fazer muita diferença no seu resultado final.
Estar mais atento e não tão nervoso faz com que consiga recuperar informações mais rápido do seu subconsciente. Por isso, respire e tenha calma. Se ver que a primeira questão é difícil, você pode pular pra outra em vez de apenas se desesperar.
Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui com o Descomplica, porque preparamos um guia completo sobre o assunto pra te ajudar.
Questões UERJ história: veja quais são as que mais caem para tirar nota mil
Veja, abaixo, ao menos cinco questões UERJ história dos temas que mais caem no vestibular da universidade pra que você possa começar a treinar agora mesmo e, claro, garantir a sua nota mil.
Em cada uma das questões, você pode encontrar a resposta que está correta em negrito.
Questão 1
Primo Levi era um homem judeu e antifascista que acabou sendo preso aos seus 24 anos.
A prisão teria acontecido no ano de 1943 após ter sido entregue a forças alemãs que estavam aparecendo de forma ainda mais intensiva nos campos de concentração da Polônia, em que milhões de negros e judeus foram mortos.
Ao chegar no campo de concentração do ́ país, ele entendeu que o trabalho não estava libertando as pessoas como muitos acreditavam, mas que estava fazendo tudo um inferno.
No decorrer da Segunda Grande Guerra Mundial, muitos campos de concentraçãocomeçaram a ser criados. A guerra terminou somente no ano de 1945 e começou em 1939.
Todos que eram inimigos da futura nação alemã eram enviados em massa. O que a tentativa nazista de trabalho libertador fazia com que as pessoas que iam pros campos achando que teriam um salário pra tal?
- a) Realização de capitais humanos e treinamento manso.
- b) Controle de recursos de pesquisas.
- c) Havia a exclusão de operários que não eram produtivos.
- d) Exploração da mão de obra das pessoas reclusas.
Questão 2
(Questão baseada no Enem/2018) Na rebelião de caráter luso-brasileira que aconteceu em Pernambuco durante o ano de 1645, uma das medidas que foram tomadas por Joao Fernandes foi decretar que as dívidas que os senhores de engenhos tinham com os holandeses eram nulas.
Devido a isso houve uma grande adesão à nobreza da terra que garantiria que as pessoas teriam onde plantar. A revolta da América dos portugueses contra os amigos que eram pertencentes à Holanda foi incentivada por qual motivo?
- a) Os batavos eram muito fracos pra combater os holandeses e tinham que aceitar as suas propostas.
- b) Havia um forte comércio transatlântico da América com a África ocidental, o que fazia com que os holandeses tinham que parar no Brasil em busca de alimentos.
- c) Os holandeses tinham apenas o intuito de fornecer auxílio financeiro pros flamengos sem que cobrassem altos juros por isso. O interesse dos mesmos era de conseguir uma parte das terras que até então pertenciam à Espanha, como Chile, por exemplo.
- d) Havia uma forte diplomacia entre os ibéricos com outros povos.
- e) Puro interesse econômico vindo da parte dos senhores de engenho.
Questão 3
(Questão baseada no Enem/2017) Uma mulher negra que era vinda da África acabou sendo presa na Bahia porque se levantou a suspeita de que ela estava fazendo parte de um processo de insurreição de escravos que não estava fazendo efeito.
A mulher, entretanto, era quintanista e se dava ao comércio, tinha belas curvas e não era sofrida. Ela não conseguia entender porque aquela gente estava realizando tantas acusações ao seu perfil.
Tendo como base o que foi lido anteriormente, tente responder o que as memórias de Luiz Gama, filho da mulher presa, querem dizer sobre a sua prisão e as acusações que caíram sobre ela.
- a) Os negros contavam com laços de resistência afetiva.
- b) Haviam fortes estratégias de resistência cultural por parte dos negros.
- c) Havia uma forte hierarquia social entre as pessoas que ali viviam.
- d) As mulheres contaram com grande determinação dos religiosos sobre o local em que moravam.
- e) O governo estava sempre realizando perseguições aos negros a mando de Dom Pedro II. Por isso, a época era mais obscura, chegou-se até mesmo a acusar as mulheres de bruxaria e de práticas pagãs.
Questão 5
A transferência da corte brasileira pra América fez com que o rei e toda a sua família viessem pra cá enquanto estavam fugindo das perseguições de Napoleão, por terem se recusado a participar do Tratado de Panos e Vinhos.
Os funcionários do governo continuaram realizando embarcações ao Brasil logo depois da chegada da corte, vindo aos poucos pela falta de espaço inicialmente. Tudo teria começado durante o ano de 1808.
O que o processo de independência do Brasil tem a ver com a vinda da coroa portuguesa pro nosso país?
- a) O rei de Portugal viu que o Brasil era um bom lugar pra viver e que poderia ser bastante promissor, sem contar que não estaria do lado de grandes forças inimigas como a Espanha. Dessa forma, poderiam invadir o país por terra. Um dos incentivos para vir pra cá foi a perseguição de Napoleão.
- b) Houve um forte enfraquecimento da região metropolitana após acordo feito com a Inglaterra que ia contra Napoleão e França.
- c) Os portugueses estavam motivados pra acabar com a crise brasileira e revoltados pela falta de uma coroa.
- d) Tinham interesse em realizar a criação de uma constituição brasileira.
1. (UERJ-2012)
A Primeira Guerra Mundial provocou uma reorganização político territorial da Europa, como se observa nos mapas. Duas ideias orientaram essa reorganização: a do Estado-nação e, no caso da fronteira russa, a do cordão sanitário.
A partir da análise dos mapas, identifique a mudança ocorrida na organização política europeia após a Primeira Guerra. Em seguida, indique o motivo que levou ao estabelecimento da política do cordão sanitário naquele momento.
GABARITO
1. A principal mudança ocorrida em relação a organização europeia foi a alteração das fronteiras, com a formação de novos Estados.
A política do cordão sanitário foi estabelecida devido a um temor por parte dos países capitalistas quanto ao avanço do socialismo russo para os outros territórios europeus.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente! E aproveite para conhecer nosso curso preparatório para o Enem e para os Vestibulares.