Blog Descomplica

Introdução do texto dissertativo-argumentativo: como fazer?

porDescomplica| 07/03/2012

Compartilhe

Elaborar a introdução de um texto dissertativo-argumentativo significa começar bem numa das etapas fundamentais de qualquer vestibular: a redação. Escrever bem é função de qualquer estudante que busca uma universidade

Não é coincidência que a prova de redação sempre tem um peso grande nas pontuações. 

Nesse sentido, saber como é a estrutura desse tipo de texto é fundamental na hora de se preparar pra prova. 

Quer saber como fazer uma introdução eficiente pra que consiga tirar nota máxima na prova do vestibular, principalmente no Enem? Continue a leitura do conteúdo e descubra!

Como fazer a introdução de um texto dissertativo argumentativo?

Imagem de mulher trabalhando no notebook para ilustrar artigo sobre introdução texto dissertativo argumentativo

A introdução de todo texto tem a mesma função: iniciar o assunto do tema, trazendo os principais pontos que serão retratados no texto e levantando questionamentos pra que o leitor continue a leitura

A introdução é o primeiro passo pra apresentação das ideias, onde se mostra a interpretação realizada sobre o tema e as relações que estabelecemos e nos fizeram defender determinado ponto de vista.

No entanto, não se pode colocar ali tudo, se não o leitor nem seguirá na leitura.

Nesse contexto de introdução, existem alguns modelos que você pode usar na sua criação, são eles:

Exemplificação

Quando se utiliza dados estatísticos pra ilustrar e relatar acontecimentos, mas deve-se tomar cuidado com a fonte que vai utilizar pra não omitir nenhuma informação e nem distorcer o fato. 

Exemplo: ”De acordo com a ONU, 23% da população da América Latina está obesa. Entre esses indivíduos estão os brasileiros, visto que os números da obesidade no país só cresce…”

Alusão histórica

Aqui a ideia é recordar um fato, um período histórico e comparar com o presente. Esse tipo de introdução permite que o autor apresente domínio de uma área de conhecimento de relevância e contribui pra uma boa contextualização.

Exemplo: “Assim como a Revolução Industrial causou diversas transformações sociais, o trabalho alterou significativamente a qualidade da alimentação e o tempo disponível de preparo dos alimentos…”

Definição

Quando se define um termo conceitual para conferir autoridade ao assunto, o que, se realizado de forma adequada, é extremamente positivo pra apresentação e defesa do ponto de vista. 

Exemplo: “Obeso é aquele que tem excesso de gordura. Muitos brasileiros, atualmente, sofrem com a obesidade. Este problema possui raízes profundas, de modo que é importante analisá-las e discuti-las…”

Citação

O texto começa fazendo uma referência a ideias de outros autores. É algo que traz credibilidade pro texto, mas deve haver cuidado na hora da escolha da citação pra não interpretar errado e nem fugir do tema. 

Exemplo: “ ‘Existem dois problemas na sociedade: a vida sedentária e a fartura de alimentos’. Assim como Drauzio Varella salientou, a alimentação dos brasileiros tornou-se um problema…”.

Dicas para construir a sua introdução

Imagem de homem sentado de pernas cruzadas para ilustrar artigo sobre introdução texto dissertativo argumentativo

Sabendo quais são os tipos de introdução é importante entender como construir uma que seja clara e objetiva em seus textos. 

Pra isso, confira 5 dicas de como iniciar uma redação. 

 

Cuide da linguagem e do tom do texto

Atente-se à norma culta da língua, ainda mais em provas de vestibulares, em que não são permitidas gírias e outros vícios de linguagem. 

É importante também lembrar de ter um tom amigável, nada muito exagerado ou ofensivo.

O tema deve ser apresentado já na primeira frase

Cuidado pra não fugir do tema. Se o tema é X, argumento sobre X, não sobre Y. Contextualizar muito pode prejudicar e ainda fazer com que você perca pontos.

Não faça rodeios!

Contexto

Assim como o tema, o contexto deve sempre ser levado em consideração durante todo o processo criativo, mas feito com cuidado, conforme dito acima, pra não fugir do tema.

Use frases curtas e objetivas

Pra fazer uma boa introdução, algumas técnicas podem ajudar, e uma delas é ter algumas frases padrão, como:

  • ‘Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Revise sempre o seu texto

Revisar é um ponto mais essencial, pois de nada adianta escrever um texto ótimo, mas que tem erros de concordância ou coesão. Então, releia seu texto em voz alta, pois isso pode ajudar a identificar esses erros e evitar perder pontos na prova. 

No caso do vestibular ou Enem, em que não poderá ler em voz alta, faça uma releitura mental, silenciosa.

Faça você agora sua introdução do texto dissertativo-argumentativo

Imagem de mãos escrevendo à caneta em um papel para ilustrar artigo sobre introdução texto dissertativo argumentativo

Agora que você já sabe a importância da introdução numa redação e como ela se aplica em um texto dissertativo-argumentativo, só depende de você pra ela ficar clara, objetiva e coesa. 

Lembre-se que existem diversos modelos que você pode utilizar, desde que cumpra com os requisitos exigidos na redação da prova de vestibular que você está realizando. 

No Enem, por exemplo, tem alguns critérios básicos que você deve conferir previamente. 

Existe os modelos de citação, exemplificação, comparação, alusão histórica e muitos outros que não foram comentados por serem menos utilizados e exigidos nas provas de vestibular.

O é que importante, acima de tudo, é saber interpretar o texto, pensar nos argumentos e não fugir do tema. Seguindo essas três orientações, a chance de garantir uma nota boa é bem alta. 

E aproveite a oportunidade de aprender com a gente. Lembre-se das principais estratégias de estudo eficaz, como: 1) Usar mapas mentais e macetes de memorização; 2) Reler periodicamente suas anotações e reler os principais textos e 3) Reservar um tempo para lazer e descanso.

Confira um pouco mais do nosso material e veja como podemos lhe ajudar a não só estudar pro Enem, como também pra outros vestibulares e ainda conferir muitos conteúdos pra criar uma rotina, um cronograma de estudos. Entre no nosso site e confira isso tudo. 

Aproveite também para conhecer o nosso Cursinho para o Enem e para os Vestibulares!

Fontes:

https://news.un.org/pt/story/2017/01/1574571-quase-metade-da-populacao-da-america-latina-esta-acima-do-peso

https://coredacao.com/conteudo/exemplos-de-introducao-de-redacao/ 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica