Contexto Histórico
Diversas pessoas de culturas variadas contribuíram com o campo da álgebra, campo no qual estão incluídas as equações. Costumamos considerar o conhecimento matemático como linear e contínuo, mas, especialmente na álgebra, a construção é múltipla. Por volta dos anos 1900 – 1600 a.e.c, os babilônios já resolviam problemas algébricos com seu sistema numérico. Os antigos egípcios também deixaram documentos que mostram como resolviam equações do primeiro grau. Os gregos antigos, na época de Platão, possuíam uma álgebra geométrica, na qual os lados de figuras geométricas ajudavam a resolver problemas algébricos. Além desses exemplos, a álgebra dos dias de hoje foi construída com as contribuições dos chineses, dos hindus e dos árabes. Destacam-se especialmente as contribuições dos árabes, sendo o matemático persa Al-Khwarizmi considerado o pai da álgebra. O nome “álgebra” vem do árabe e se acredita que o famoso “x”, que é a representação mais comum da incógnita das equações, também deriva do idioma árabe, da palavra de designa “coisa” nesse idioma.
Definição de equação
Uma equação é uma asserção que afirma uma igualdade. Dito de outra forma, uma equação é declaração verdadeira que contém uma relação de igualdade. Isso é mais fácil de ser compreendido com um exemplo:x + 5 = 7
O que essa equação representa é que há um número, ao qual, se somarmos 5, o resultado será 7. Em outras palavras, 5 somado a uma incógnita é igual a 7. O mesmo acontece em qualquer equação, seja ela de qualquer tipo: devemos encontrar o valor da incógnita que faça a sentença ser verdadeira. Esse valor encontrado é chamado de raiz da equação. Assim, qual é a raiz da equação X + 5 = 7? Acertou quem falou 2!Falando especificamente de uma equação do primeiro grau, elas sempre serão da forma ax + b = 0 e a raiz da equação é calculada por x = -b/a. Usando o exemplo anterior, x + 5 = 7, podemos reestruturá-la para que ela fique no formato padrão:x + 5 = 7x + 5 - 7 = 0x - 2 = 0Assim, podemos calcular sua raiz usando a fórmula:
Como resolver uma equação de primeiro grau
A forma de resolver qualquer equação de uma variável é manter a relação de igualdade e isolar a incógnita. Isso é bem simples de entender, e importante de lembrar. Sempre que falamos em “passar para o outro lado”, “cortar”, “simplificar”, “inverter o sinal”, nada mais é do que realizar operações que mantém a igualdade e isolam a incógnita. Vamos ao exemplo:
Exercícios:
1. Duas irmãs viajaram juntas nas férias de julho. Ao retornarem, elas selecionaram 12 dezenas de fotos para postar, durante alguns dias, em uma rede social. Considere que a quantidade de fotos postadas a cada dia correspondeu ao dobro da quantidade do dia anterior, e que o tempo gasto para postar todas as fotos foi de 4 dias. Foram postadas, no último dia,- a) 64 fotos
- b) 32 fotos
- c) 16 fotos
- d) 8 fotos
- a)
- b)
- c)
- d)
- e)
- a) 550
- b) 570
- c) 590
- d) 610
- e) 630

- a) 7
- b) 11
- c) 11/7
- d) 111
- e) 77
- a) 105
- b) 125
- c) 150
- d) 350
- e) 315
Gabarito:
Resposta da questão 1:[A]Considerando que x seja o número de fotos postadas no primeiro dia, obtemos a seguinte equação: x + 2x + 4x + 8x = 12 . 10 15x = 120 x = 8 Portanto, no último dia foram postadas 8 . 8 = 64.Resposta da questão 2:[A]Se o pai morreu com x anos, então a idade do primeiro filho no dia da morte do pai era





