Blog Descomplica

Enfermagem em UTI: como é essa área?

Entenda agora o papel do profissional de enfermagem em UTI e as principais responsabilidades assumidas na terapia intensiva!

Atualizado em

Compartilhe

Apesar disto, muitos desconhecem a função do profissional de enfermagem em UTI, no entanto, é um dos segmentos mais importantes na área da saúde. 

Bom, essa é uma das profissões mais visadas por quem se interessa por saúde pública. A enfermagem é uma carreira abrangente que traz boa remuneração.

Pra se ter ideia, um formado na área recebe, em média, R$ 3.440,50 no Brasil. O valor pode ser superado em razão da função assumida, cargo, região, especialização, etc. É o que acontece com quem trabalha na UTI.

Pensando nisso, e buscando esclarecer dúvidas a respeito do tema, elencamos alguns tópicos explicativos sobre os cuidados sob responsabilidade do enfermeiro em terapia intensiva. Confira o conteúdo que preparamos pra você!

O que é enfermagem em terapia intensiva?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que se trata a terapia intensiva. Afinal, muitos conhecem a UTI como um lugar pra aplicação desse tratamento, mas poucos têm ideia de sua finalidade. 

A terapia Intensiva se volta ao atendimento de pacientes que demandam cuidados especiais, com suporte avançado e monitoramento 24 horas por dia. Por isso, uma determinada localidade do hospital costuma ser destinada a esse grupo, com equipe multidisciplinar, equipamentos e tecnologias próprias. 

Assim como nos demais casos, a enfermagem é fundamental pro tratamento de pacientes em UTI. Os profissionais, neste caso, atuam direcionados às intercorrências mais complexas.

enfermagem em uti - porta de saída de emergência

Qual o papel da enfermagem em UTI?

Como se sabe, o enfermeiro está entre os profissionais de saúde que acompanham, em equipe, o paciente em unidade de terapia intensiva. Entre as funções assumidas, estão:

  • obter o histórico do paciente;
  • executar o tratamento prescrito;
  • administrar atividades como banhos e curativos;
  • monitorar aparelhos.

Pra além das funções acima destacadas, que se referem à melhoria da qualidade de vida do paciente em UTI, o profissional também assume responsabilidades administrativas

É ele, por exemplo, que pode avaliar e decidir sobre o uso de recursos materiais e humanos na unidade, proporcionando uma maior eficácia da atuação da equipe multidisciplinar.

Quais os cuidados de enfermagem na UTI?

Como visto, as funções do enfermeiro em UTI estão muito relacionadas ao cuidado com o paciente, à manutenção e recuperação de sua saúde. É o profissional, do mesmo modo, quem responde aos seus chamados, calcula e aplica as medicações, por exemplo.

Nos casos de paciente internado por Covid-19, da mesma forma, é o profissional que trabalha no controle da infecção, aplicando medidas de isolamento e segurança e barrando a cadeia de transmissão da doença pra garantir a saúde coletiva.

Os cuidados do enfermeiro são fundamentais pra recuperação de pacientes em terapia intensiva. Trata-se, entretanto, de uma área de alta complexidade que demanda profissionais com especialização em enfermagem, de preferência com pós-graduação.

Nesse sentido, pra quem se interessa pela atuação da enfermagem em UTI e outras áreas correspondentes, essa pode ser uma grande oportunidade pra investir no futuro profissional e se destacar no mercado entre as funções mais complexas da área.

enfermagem em uti - profissional da saúde conferindo informações no tablet

Especialização em UTI para técnico de enfermagem

Como o mercado de trabalho vem procurando cada vez mais profissionais qualificados, mesmo quem tem curso técnico na área de enfermagem pode se especializar na área de Unidade de Tratamento Intensivo.

Sendo assim, a especialização em UTI pra técnico de enfermagem, prepara o profissional que quer atuar em área de maior periculosidade e também mais responsabilidade.

Trabalhar com pacientes de UTI exige mais conhecimento técnico além de exigir que o profissional aprenda outras habilidades.

Dentre as qualificações desse profissional, estão novas competências da área. Saber identificar os aspectos de como funciona toda a estrutura de UTI. Além disso, compreender os aspectos humanos pra saber como prestar assistência com qualidade e segurança.

Ter visão crítica pra saber como integrar uma equipe formada por multiprofissionais, principalmente em momentos delicados com casos graves e pacientes críticos.

Sendo assim, alguns cursos também ensinam a como se planejar e se programar pra encarar os limites da profissão, assim como desenvolver suas atividades sob orientação.

A especialização normalmente exige um tempo de prática em ambiente hospitalar, pra aprender o trabalho além do conhecimento teórico. Portanto, tudo o que é aprendido em sala de aula, também é visto no campo.

Auxiliar de enfermagem pode trabalhar em UTI?

Sim, desde que tenha uma especialização na área que compra com os requisitos mencionados acima. Tais conhecimentos são fundamentais pra quem deseja atuar nesse campo que é perigoso e exige responsabilidade, já que existem vidas em risco.

Portanto, pra integrar uma equipe que trabalha na UTI, o enfermeiro de nível técnico pode se especializar na área pra atuar apenas nesse ambiente.

Existem muitas instituições que oferecem essa especialização, mas é necessário encontrar aquela que possui a grade mais próxima do tipo de trabalho em que o profissional deseja atuar. Já que essa área é bastante ampla.

enfermagem em uti - profissionais da saúde no corredor

Pós em UTI: Enfermagem

O mesmo acontece pro profissional que tem ensino superior em enfermagem e deseja se especializar fazendo uma pós graduação na área de UTI.

Os cursos voltados pra Unidade de Terapia Intensiva, normalmente  ensinam o profissional a como tratar pacientes que estão em estado grave.

Sendo assim, as aulas também são divididas em práticas e teóricas pra que a experiência também esteja presente no dia a dia do profissional.

Portanto, o que determina o nível de experiência de cada um, é a dedicação e carga horária em que o pós graduando vai poder atuar pra aprender.

Contudo, a pós em UTI enfermagem é voltada pra quem deseja atuar em clínicas e hospitais que tenham a Unidade de Terapia Intensiva e recebam pacientes em estados mais graves.

Sendo assim, é comum que seja exigido profissionais que tenham bom histórico com pacientes.

Além disso, o enfermeiro precisa ser responsável, saber como fazer exames em pacientes e também como realizar tratamentos prescritos pelos médicos. Muitas vezes esse profissional tem muito mais contato com os pacientes do que o próprio médico.

Sendo assim, é comum que ele tenha que explicar os tratamentos, que o incentive a continuar com os medicamentos e também tenha habilidades de encarar situações críticas que podem acontecer dentro de um hospital.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já conhece as funções do enfermeiro em UTI, não deixe de investir no seu futuro profissional cursando uma pós-graduação na Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você