O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos eventos mais importantes da educação brasileira. Sendo assim, mesmo com o fim das provas, surgem alguns questionamentos de estudantes sobre o assunto. Afinal, não são somente as perguntas aplicadas no Enem 2019 que podem causar dúvidas.
Pensando nisso, o Descomplica resolveu responder algumas das principais perguntas dos participantes do Enem 2019, incluindo métodos de avaliação, notas, gabaritos e formas de utilizar o resultado para conseguir ingressar na faculdade. Preparado? Então, tire todas as suas dúvidas agora mesmo:
1 – Quando sai o gabarito do Enem 2019?
O gabarito oficial do Enem 2019 foi publicado na quarta-feira (13/11) e você pode acessá-lo clicando aqui. Divulgado pelo Inep, é possível calcular sua nota e acessar os quatro cadernos das provas (rosa, azul, amarela e branca).
Anteriormente, o Descomplica havia disponibilizado o gabarito extraoficial do Enem deste ano com a correção realizada por sua equipe de professores, que ajudou na ansiedade dos candidatos. Clique aqui para conferir o Gabarito Enem 2019 Descomplica.
Com o gabarito, é possível descobrir quantas questões você acertou no Enem 2019. Mas, e com relação a nota? Para saber isso, é preciso levar em conta o peso de cada uma das respostas. Desse modo, esta é outra dúvida recorrente que falaremos a seguir.
2 – Quanto vale cada questão do Enem?
Com o fim da prova, a pergunta de muitos estudantes diz respeito ao peso de cada resposta no Enem. Antes de mais nada, é preciso entender que atribuição de nota não é absoluta, mas calculada por meio de uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse algoritmo tem ao objetivo de calcular o desempenho de cada respondente.
Verificando o padrão do conhecimento dos estudantes por meio das respostas de suas questões, o TRI é uma técnica que impede bons resultados baseados na sorte, ou seja, “no chute”. O Enem possui perguntas em níveis que variam do fácil ao difícil. Assim, o algoritmo identifica o nível de excelência do participante por meio de sua performance em cada uma das questões.
É importante destacar que a nota do Enem de pessoas que acertaram o mesmo número de questões pode variar, conforme a análise realizada pelo desempenho individual feita pelo sistema do TRI. Se quiser entender do assunto mais profundamente, leia nosso post sobre o que é TRI e como afeta a sua nota.
3 – Quando sai o resultado do Enem 2019?
Mesmo conferindo o gabarito oficial e comparando o material com as suas respostas nos dias das provas, ainda falta tempo para o resultado oficial do Enem 2019. Veja quando será possível conferir seu desempenho na avaliação:
- Estudantes que concluíram o ensino médio em 2019: janeiro de 2020
- Treineiros (estudantes que não finalizaram o ensino médio em 2019): março de 2020
Durante o começo do ano que vem, as notas do Enem 2019 serão disponibilizadas na Página do Participante do Inep e poderão ser acessadas com os dados de cadastro (CPF e senha) do participante.
4 – Como calcular a nota do Enem?
Quando o resultado oficial do Enem 2019 for divulgado pelo Inep, você terá em mãos suas cinco notas (Linguagens, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Tecnologia e Redação)! Agora, se você não tem certeza do seu desempenho baseado nos números de forma isolada, é preciso aprender os principais métodos de cálculo do Exame. Confira:
Média aritmética simples
Essa é a mais fácil. É só somar suas cinco notas no Enem 2019 e dividir por cinco. O método é utilizado em processos seletivos como Sisu, Fies e Prouni.
Exemplo 1
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 650
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 525
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 800
Matemática e suas Tecnologias: 750
Redação: 800
A média simples seria: 650+525+800+750+800/5 = 705 pontos.
Média aritmética ponderada
Esse método de cálculo, no início, pode ser considerado um pouco mais complexo. Porém, também é extremamente simples. Considere que, variando cursos, algumas instituições de ensino vão dar maior peso para uma área de conhecimento do que a outra. Assim, determinada nota ganha mais importância do que outra.
Exemplo 2
Seguindo as mesmas notas do exemplo 1, o cálculo seria realizado conforme o peso dado para cada prova (totalizando 10). Digamos que para a graduação no curso de Matemática, a ordenação seria assim:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 2
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 1
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 2
Matemática e suas Tecnologias: 3
Redação: 2
Desse modo, a média seria: 650×2+525×1+800×2+750×3+800×2/2+1+2+3+2 = 727,5 pontos.
5 – Como usar a nota do Enem 2019?
O Enem é um dos principais métodos para entrar na universidade. Com sua nota da prova deste ano, é possível se inscrever em alguns programas, como:
- Sisu (Sistema de Seleção Unificada);
- Prouni (Programa Universidade para Todos);
- Fies (Fundo de Financiamento Estudantil);
- Instituições de ensino superior públicas;
- Faculdades e universidades privadas.
6 – Quanto tempo vale a nota do Enem 2019?
O prazo de validade do resultado do Enem 2019 varia conforme o modo que você pretende ingressar no ensino superior. Entenda o que acontece caso a caso:
- Sisu: a nota do Enem tem validade de um ano para a inscrição no sistema. Desse modo, não é permitido usar seu resultado de avaliações anteriores;
- Prouni: o mesmo acontece no Programa Universidade para Todos. Ou seja, o período máximo para utilizar sua nota no programa é o de um ano;
- Fies: mais flexível, é possível adquirir o financiamento com resultados do Enem a partir de 2010;
Instituições particulares e privadas: as regras variam conforme às normas de cada universidade ou faculdade. Porém, normalmente, não existe um prazo de validade específico para a nota do Enem.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Enem 2019? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo!