Blog Descomplica

Surgimento da Sociologia: o que é, contexto e os principais estudiosos

A aula de amanhã será de Sociologia, e iremos resolver exercícios e falar sobre os conceitos mais importantes de Surgimento da Sociologia, Durkheim e Weber!
porDescomplica| 05/05/2016

Compartilhe

Imagem de pessoas andando para ilustrar o texto sobre surgimento da sociologia

O surgimento da sociologia está ligado às mudanças que ocorrem na sociedade e que causam impactos na vida humana a curto e longo prazo.  

Por exemplo, durante o século XVIII, as transformações sociais evidenciaram a carência de uma ciência que estudasse a coletividade social. Nesse contexto é que se dá o surgimento da sociologia

Pra entender como os acontecimentos históricos e os estudos sociais se conectam, vamos construir um resumo sobre a sociologia, seu nascimento e desenvolvimento na ciência. Venha com a gente e fique por dentro! 

O que é sociologia? 

A sociologia é o campo científico que estuda as sociedades e os fenômenos sociais que nelas ocorrem, sejam eles políticos, religiosos, culturais e econômicos, por exemplo. 

A sociologia tem como base elementos como: os grupos sociais, a estrutura social, as classes sociais, a família e os papéis de cada indivíduo na sociedade

Ademais, essa ciência busca entender os diversos fatores do comportamento humano, como a forma que cada grupo social se comporta e o porquê de agirem de tal maneira. 

Durante o estudo sociológico, é considerado o grupo social, suas interações entre os “membros” e quais meios de comunicação usam pra estabelecer contato entre si.  

Dessa maneira, o objeto de estudo do cientista social ou sociólogo podem ser diferentes organizações humanas, como empresas, escolas, família, igrejas, times esportivos, organização política e entre outros, ou seja, qualquer instituição social. 

Surgimento da sociologia 

A sociologia surgiu através das ideias do filósofo francês Auguste Comte, na metade do século XIX. 

Comte acreditava que a sociedade europeia estava passando por diversas mudanças desde o renascimento e que a revolução industrial teria sido o ápice dessas transformações. 

Além disso, segundo o filósofo, a revolução francesa deixou um cenário instável e caótico, que precisava de um “conserto” pra que houvesse a retomada do crescimento econômico, científico, político, social e moral. 

Então, Auguste Comte desenvolveu as ideias positivistas, consideradas a primeira produção sociológica. Entretanto, a sociologia somente se tornou um método científico a partir do trabalho de Émile Durkheim

Durkheim é considerado o primeiro sociólogo, enquanto Comte é visto como o “pai” da sociologia.  

Apesar dos esforços de Comte, a sociologia ainda não conseguia atender os estudos sobre sociedades tão complexas. Mas, por meio das ideias de Durkheim, foi possível estabelecer um método que alavancasse a sociologia como uma ciência. 

Segundo Émile Durkheim, as ideias de Auguste Comte eram abstrações filosóficas e não seguiam o rigor da ciência, impossibilitando o crescimento científico sociológico. 

Contexto histórico 

Variados fatores modificaram a política, economia e a sociedade europeia da época. Essas mudanças foram fontes de uma nova organização social que necessitava ser estudada por um método de análise social. 

Diante desses fatores que resultaram no surgimento da sociologia, a revolução francesa tem um papel de destaque.  

Ao acabar com o antigo regime francês, os revolucionários apresentaram uma nova perspectiva sobre a política, que deveria ser menos exclusiva, mais igualitária e que não se justificasse na vontade divina.  

Dessa forma, com a revolução francesa, houve a instalação de uma política laica. Pra fundar uma instituição de direitos, a França buscou um sistema político com ideais racionais que abrangessem toda a população. 

Nesse cenário, o interesse por uma vida social, política e econômica mais estável entre os franceses foi o principal motivo da criação do positivismo, por Auguste Comte, teoria que deu o impulso necessário pro nascimento da sociologia. 

Comte dizia que a física social deveria ser uma ciência tão disciplinar e rigorosa quanto as ciências naturais, pra então conseguir entender a complexidade da sociedade europeia e colocá-la novamente no caminho do desenvolvimento. 

Surgimento da sociologia no Brasil 

No Brasil, a sociologia surge no fim do século XIX e ganha maior destaque no início do século XX. 

Antônio Cândido, crítico literário e sociólogo brasileiro, apontou que houve dois períodos cruciais na sociologia brasileira, o primeiro entre 1890 e 1940, e o segundo a partir de 1940

Segundo Antônio, o primeiro momento não era formado por sociólogos a rigor, mas sim por pensadores que tentavam conhecer a sociedade e cultura brasileira de forma global. 

Por outro lado, no segundo período, os estudiosos fomentaram uma produção sociológica mais especializada. Nessa altura, Caio Prado Júnior, Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre publicaram obras importantes pra sociologia. 

Ademais, Florestan Fernandes, um dos sociólogos brasileiros mais conhecido no mundo, também surgiu nessa geração da sociologia brasileira. 

“Os três porquinhos da sociologia”

Como dito antes, Auguste Comte é considerado o “pai” da sociologia, mas existem outros pensadores clássicos que pavimentaram a sociologia como ciência, sendo eles: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx

Com visões distintas sobre a sociologia e o curso da sociedade, esses estudiosos são chamados de “os três porquinhos da sociologia” e contribuíram imensamente pro desenvolvimento do método científico sociológico.

Émile Durkheim

Durkheim nasceu na França, em 1850. Um de seus primeiros embates foi contra o ensino religioso nas escolas. Pro sociólogo, o meio mais adequado de adquirir conhecimento era através do método científico

Devido ao seu posicionamento cientificista, ele contribuiu significativamente pra que a sociologia fosse aceita como uma ciência, bem como que se instalasse na academia

Durkheim foi o primeiro a tratar da sociologia na educação. Pra ele, o ensino é o principal mecanismo de socialização e a forma de construção do ser social mais relevante

Segundo o sociólogo, é por meio da educação que obtemos as noções de valores sociais, normas e princípios de convivência coletiva. Essa ideia está ligada ao “fato social”, termo que ele discute em seus trabalhos. 

Max Weber 

Nascido em 1864, Max Weber acreditava que a sociologia além de ser um estudo sobre a sociedade, também era uma forma de captação das relações humanas

Dessa maneira, segundo o autor, não era possível desassociar o fenômeno social dos símbolos que o geraram. Pra ele, a análise social deve ser feita do indivíduo pra sociedade, e somente assim seria viável compreender os fatos. 

Então, Weber estudou a sociedade por meio do indivíduo, de modo a conhecer todas as influências e condicionamentos que uma pessoa pode receber, e assim causar o fenômeno social. 

Karl Marx 

Nascido em 1818, o filósofo Karl Marx produziu trabalhos multidisciplinares, já que além de ser formado em filosofia, também estudou história e direito. O principal objetivo de Marx era descobrir a fonte e a solução pras lutas de classes.  

Ao se discutir Marx, é preciso citar Hegel, pensador que exerceu uma forte influência sobre ele. Foi dessa inspiração que surgiu a concepção marxista dedialética”. 

Além disso, o autor é bastante conhecido por seu posicionamento, e escreveu muito sobre socialismo e comunismo. O trabalho de Marx é uma das primeiras análises sociológicas do trabalho e dos movimentos sindicais. 

Essa corrente foi essencial pras transformações sociais que ocorreram durante o século XX.  

Portanto, agora você entende o que é e o contexto que se deu o surgimento da sociologia, como também conhece os principais estudiosos que desenvolveram essa ciência humana. 

E aí, gostou do resumo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica