Saber quais doenças que mais caem no Enem é uma questão importante pra conseguir estudar a tempo. Por isso, o Descomplica mapeou as doenças mais cobradas no exame pra te ajudar nessa preparação. Confira!
Quais são as doenças que mais caem no Enem
O Enem é uma das formas mais relevantes de ingresso no ensino superior no Brasil. Afinal, através das notas das provas desse exame anual, os alunos conseguem concorrer a vagas de praticamente todos os cursos em todas as áreas de formação do país, principalmente por meio do Sisu, Prouni e Fies.
No entanto, o exame reúne conhecimentos gerais dentro do Ensino Médio, sendo preciso se preparar bem pra conseguir uma boa nota. Dentre os assuntos cobrados, um que também merece destaque são as doenças.
Pra quem está em fase de preparação, é indispensável estudar as doenças que mais caem no Enem, pra não ser pego de surpresa. Assim, é possível observar as que possuem origem através de vírus e as de bactérias.
Doenças virais que mais caem no Enem
Como mencionado, alguns desses exemplos mais relevantes se originam através da contaminação por vírus. Dentre as doenças virais que mais caem no Enem, é possível citar a AIDS, Varíola, Dengue, Zyka vírus, Meningite, Herpes, Raiva e Ebola.
AIDS
A AIDS é provocada pelo vírus do HIV, sendo uma doença que ataca o sistema imunológico do corpo, ao invadir os glóbulos brancos. Assim, o corpo fica sem conseguir combater outras doenças. Atualmente, a AIDS segue sem cura, mas os tratamentos conseguem minimizar seus efeitos nos portadores.
Varíola
Sendo uma das doenças mais aterrorizantes que a sociedade já conheceu, a varíola já está teve uma letalidade muito alta, mas hoje possui uma vacinação efetiva, estando erradicada. Aliás, essa é uma questão importante, já que a doença está diretamente ligada à descoberta da própria vacina em si.
Dengue
Embora seja bastante conhecida, a dengue ainda é uma das doenças que mais caem no Enem, e vale a pena estudar. É o mosquito Aedes aegypti que realiza sua transmissão. Portanto, a forma mais eficiente de combate é a prevenção.
Zyka Vírus
A Zika ficou bastante conhecida na década passada, ao provocar uma grande quantidade de casos de microcefalia no Brasil. A doença também se transmite pela picada do Aedes aegypti, assim como a dengue. No entanto, também oferece o risco por meio da saliva ou de relações sexuais.
Doenças bacterianas que mais caem no Enem
Além da contaminação por vírus, as bactérias também possuem um destaque relevante dentro do Enem. Assim, dentre as principais doenças provocadas por bactérias, e que caem constantemente no exame, temos a Leptospirose a as cáries.
Leptospirose
Essa é uma doença passada pros humanos através da urina dos ratos, que são portadores da bactéria. Então estão diretamente relacionadas com a própria falta de higiene e da falta de infraestrutura adequada nas moradias. A doença também afeta muitos roedores e outras espécies de animais.
Cáries
Assim como a própria leptospirose, a cárie também é provocada por uma bactéria, que acaba estragando o esmalte do dente, pela ação de ácidos liberados após a degradação dos alimentos deixados.
Exercícios
Bora praticar? A resposta correta estará em negrito!
Questão 1 – Enem 2011
Um grupo internacional de cientistas achou um modo de “tapar o nariz” do mosquito do gênero Anopheles. As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem. Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).
Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo,
a) dengue, febre amarela, doença de Chagas e leptospirose
b) malária, meningite, peste bubônica e doença de Chagas
c) doença de Chagas, dengue, febre amarela e leishmaniose
d) dengue, cólera, lepra e peste bubônica
e) malária, dengue, cólera e leptospirose.
Questão 2 – Enem 2011
Própolis é uma resina produzida pelas abelhas a partir de material extraído das plantas. Desde 1996, um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dedica-se a estudar o uso de própolis em tratamentos bucais, pois se sabe que tem ações anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.
LIMA, A. Revista Minas Faz Ciência, FAPEMIG, dez. 2008 a fev. 2009 (adaptado).
Os estudos conduzidos pelo grupo de pesquisadores têm um cunho social interessante, porque podem resultar
a) na prescrição médica da própolis pra prevenção de doenças crônicas
b) na prevenção e diminuição do contágio por doenças infectocontagiosas
c) no uso da própolis como forma de prevenção de doenças como AIDS, gripe H1N1 e dengue
d) no acesso ao tratamento de baixo custo de “sapinho”, cáries e outras doenças comuns em crianças
e) na introdução da própolis na alimentação e nas práticas higiênicas dos jovens pra evitar doenças inflamatórias
Gabarito
- C
- D
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?