Primeira geração: 1922-1930
O primeiro marco pra que houvesse a criação desta fase foi a Semana de Arte Moderna, comemorada até os dias atuais. Em suma, a primeira semana de arte moderna acabou se tornando referência porque trouxe uma tentativa dos brasileiros e das pessoas que vieram da Europa, mas que aqui viviam, de quebrar as barreiras artísticas. Logo, desenvolver uma arte que fosse a nossa.Durante a semana de arte moderna, alguns artistas foram duramente criticados e as más línguas argumentam que houve até mesmo a tentativa de jogar tomates sobre alguns artistas que apresentaram projetos. Conheça algumas características.- Rompimento com as estruturas do passado: tentava-se criar uma poesia do século XX que não tinha relação com a linguagem culta dos europeus e que fazia referência à cultura brasileira. Devido a isso, os indígenas começaram, levemente, a ser valorizados.
- Anarquismo, sentido destruidor: não queriam mais que houvesse a hierarquia de culturas em que os europeus estavam sempre no topo e os brasileiros tinham que se inspirar a eles no momento em que deveriam fazer a criação. Também tem relações com a esquerda política.
- Voltando às origens: queriam se recordar da terra brasileira, do povo brasileiro e também do sertão. Falava-se sobre a pobreza, a dificuldade e a forma que o governo lida com os mais pobres que nem sequer eram alfabetizados.
- Linguagem coloquial: a arte não era feita apenas pras pessoas da alta sociedade que entendiam o mais formal. Por isso, criavam coisas mais simples pra que fosse da compreensão de todos que tinham interesse em saber sobre o que era a nova arte brasileira.
- Valorização do índio brasileiro: como já dito, havia uma forte valorização do povo indígena brasileiro.
- Caráter revolucionário: que tem fortes relações quando se fala de anarquismo.
Segunda geração: 1930-1945
As características começaram a se intensificar, ainda mais com a repressão que estava sendo causada pelo governo de Vargas. Além disso, Vargas assumiu o governo brasileiro através da ditadura de 1930 e foi um dos responsáveis pela realização da reforma agrária e de outros feitos que movimentaram a economia da época, apesar de elevar a inflação. Em suma, o caráter revolucionário desta vez se vê tomado pelo universalismo e regionalismos. Fala-se da região em que vive e tenta retomar os versos de quando ainda se espera pequeno e ingênuo. Veja algumas características.- Amadurecimento das ideias de 1922: começa-se a intensificar as vontades de que os brasileiros também precisavam ter a sua própria arte.
- Nova postura artística: as formas de pincelar e de escrever se tornaram totalmente diferentes e isso impacta a arte da poesia do século XX.
- Versos livres: a poesia do século XX deixa de seguir um padrão que até então era visto por muitos como certo e adequado.
- Nacionalismo, universalismo e regionalismo: como já dito, começa-se a dar mais valorização pras pessoas que vivem no Brasil e que aqui moram. Em suma, fala-se sobre os pobres e a dificuldade que eles estavam enfrentando.
- Literatura construtiva e politizada: faz-se referência à política e há críticas ao governo nos versos brasileiros. O mesmo estava acontecendo durante a mesma época em Portugal.
Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978
Tem gente que fala que a poesia portuguesa século XX, a poesia baiana do século XX e a poesia brasileira no século XX ainda estava forte em nossa cultura e que o pós-modernismo ainda não acabou.Já alguns, dizem que estamos vivendo em outro período histórico e que não se pode mais chamar de pós porque não tem as mesmas características. Bem, esse debate acaba sendo assunto pra ser abordado em outro artigo. E a seguir estão mais algumas características.- Academicismo.
- Retorno ao passado: onde se recorda das origens e dos momentos bons da infância, da sensação de colocar os pés na terra e de sentir o cheiro do café que estava sendo coado durante a manhã.
- Oposição à liberdade formal: faz-se uma junção de tudo o que já estava acontecendo durante a primeira e segunda fase.
- Valorização da métrica e da rima: tenta-se criar frases rimadas apesar de elas não estarem seguindo mais um padrão como antes.
- Linguagem mais objetiva: não se tentava enrolar tanto sobre o que se falava — essa característica dura até os dias atuais visto que os poetas tentam ser o mais breve possível no momento em que vão escrever algum poema ou poesia.
- Metalinguagem: um exemplo clássico de metalinguagem nada mais é do que a gramática gerativa.
Poesia do Século XX versus Poesia Atual
Em suma, como você pode ver, a Poesia do Século XX teve vários períodos. E, em cada um deles, contou com características distintas.Por fim, a poesia atual ainda conta com algumas características do século passado. Como é o caso da tentativa de usar a linguagem que é mais informal. Tanto que muitos brasileiros sentem mais felicidade em entender as atuais do que as modernas do século XX.Outro aspecto é sobre a desconstrução de padrões de como deve ser a escrita. Hoje em dia, os poetas podem formular a poesia do jeito que eles preferirem. Sem ter um padrão a se seguir — e que, se ir fora dele, pode ser criticado.A poesia atual ainda conta com várias características que são pertencentes ao século passado. E, é claro, a nossa forma de escrever poesias de hoje, vai influenciar e impactar o pensamento das próximas gerações ao escreverem. Tudo, quando se fala de humanas, está relacionado entre si.Agora que você já conheceu a diferença entre a Poesia do Século XX e a Poesia Atual, que tal estudar mais sobre literatura com o Descomplica? Conheça os cursos disponíveis!