A natureza do romantismo e do arcadismo: saiba como esses movimentos se deram no território nacional. Bora lá?
Romantismo e seu contexto histórico
Na Idade Moderna, conforme ocorriam as expansões marítimas, a formação do sistema colonial, o período de grandes construções de estradas, portos e a formação de poderosas marinhas mercantes, surgia e se fortalecia uma nova classe social: a classe burguesa.
Embora a burguesia tenha se tornado ascendente e independente, ela não se via representada pelo estado. Além disso, os burgueses passaram a ter acesso a saberes antes restritos a alta camada feudal, que gozava das regalias garantidas pelo estado.
Dessa forma, a fim de defender os seus interesses econômicos, políticos e religiosos, os burgueses logo identificavam-se com os ideais iluministas.
O iluminismo foi uma corrente filosófica surgida no século XVIII (século das luzes). Em resumo, essa corrente filosófica foi um movimento político-intelectual que valorizou a razão a ponto de considerá-la como o único norte em direção ao progresso.
Os valores iluministas teciam-se contra os regimes absolutistas e a intervenção do estado na economia. Além disso, o iluminismo foi responsável por diversas transformações sociais, econômicas, políticas e religiosas ocorridas no mundo e principalmente na Europa.
O que é romantismo
Com o surgimento e manifestação de todas essas rupturas culturais, políticas, econômicas, religiosas e sociais na Europa — como, por exemplo, a Revolução Francesa —, nasceu também o movimento cultural romântico.
Nesse sentido, o romantismo representou os pensamentos e desejos da classe burguesa, além dos novos princípios éticos, morais e estéticosque eram influenciados pelo iluminismo.
O romantismo é considerado o principal movimento cultural e estético do final do século XVIII e início do século XIV. O romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Goethe, é considerado o marco que abriu caminho para o romantismo na Europa.
Além de defenderem e divulgarem os anseios e valores da classe burguesa, o romantismo possuía outras diversas características na sua natureza:
Nacionalismo:
Fruto do desejo da ascensão política, surge em diversas partes na Europa o forte sentimento de pertencimento, identidade e patriotismo. O que acabou por fim tornar-se uma marca presente nas obras artísticas da época.
Do mesmo modo, outro fator que influenciou esse sentimento nacionalista foi as conquistas napoleônicas que acabaram despertando nos habitantes dos países invadidos o desejo de liberdade.
Através do sentimento nacionalista os romancistas também resgatam estilos, formas e ritmos típicos do seu passado nacional medieval.
Busca pela liberdade
O romantismo e o iluminismo expressam a aversão à igreja e tudo que fugia do sentido racional. As formas clássicas são abandonadas e criticadas. A liberdade de criação torna-se uma das marcas, com os sentimentos como condutores desse novo momento.
Egocentrismo
No romantismo, a natureza e as experiênciasdeixam de ser objetivas, e o homem, como seu interlocutor, torna-se uma extensão do eu.
A consequência foi a fuga da realidade, que por meio da loucura, morte, imaginação e sonhos, entrega uma estética que foge do real pela dificuldade em se relacionar com a realidade atuante, apresentando também, dessa forma, osentimentalismo.
Além disso, o romantismo também apresenta como características a idealização do amor, da mulher e o sofrimento amoroso.
O romantismo se apresenta em três fases:
- romantismo ultrassentimental,
- romantismo social,
- romantismo nacionalista.
A natureza do romantismo brasileiro
Com a publicação do livro Suspiros poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1936, deu-se o início do movimento romântico brasileiro.
O movimento romântico no Brasil se diferenciou do europeu. Enquanto este buscava no seu passado medieval a exaltação da sua identidade nacional, aqueles buscavam o resgate dos ancestrais que viviam aqui, os indígenas.
Em suma, o romantismo brasileiro é dividido em três gerações: os indianistas, os ultrarromânticos e os condoreiros.
Os principais autores com suas obras romancistas são:
- Gonçalves Dias:Segundos Cantos, Os Timbiras, Últimos Cantos.
- Álvares de Azevedo: Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna.
- Casimiro de Abreu: Primaveras.
- Castro Alves: Espumas Flutuantes, Os escravos.
- José de Alencar: O guarani, Til, Senhora, Iracema.
O que é arcadismo
O arcadismo, também conhecido como neoclassicismo por retomar os valores gregos e romanos ou setecentismo já que ocorreu no século XVII, foi o movimento cultural anterior ao romantismo e posterior ao barroco.
Em contrapartida à linguagem confusa e rebuscada do barroco,o arcadismo prezava pela clareza e harmonia nas suas produções, dando prioridade ao sujeito racional que buscava racionalidade e simplicidade.
No contexto histórico nota-se a presença do avanço tecnológico e da industrialização que resultou no êxodo rural. Além disso, assim como o romantismo, o arcadismo é também influenciado pelacorrente filosófica iluminista.
A natureza do arcadismo
Apesar de ter surgido em um período de muita agitação social e intelectual, osarcadistasbuscavam o equilíbrio e restauração, recorrendo ao bucolismo, temas pastoris e elementos da natureza.
Dessa forma, além da influência filosófica iluminista já citada, veja outros elementos importantes na influência do arcadismo:
Oposição ao barroco
O Arcadismo opõe-se ao barroco principalmente na linguagem. O vocabulário utilizado pelos arcadistas é simplese as frases são escritas naordem direta. Além disso, o arcadismo deixa de lado os exageros e o que não é útil ou essencial.
Sob o mesmo ponto de vista, outras características do barroco como o paradoxo e a utilização de figuras de linguagens não são utilizadas. Sendo assim, os vocábulos utilizados possuem sentido próprio, tornando o seu sentido mais fácil e compreensivo.
Pastoralismo
No arcadismo a natureza é valorizada na expectativa de fuga da vida agitadada cidade. Sendo assim, o retrato da vida pastoral comumente é retratado e idealizado nas obras.
Inspiração clássica
O arcadismo tem como inspiração o classicismo, dando preferência a sonetos e figuras mitológicas greco-romanas, além de prestar culto à beleza clássica.
Desse modo, o arcadismo transmite ideais de expressões em latim, como:
- Inutilia Truncat: Ideia que dialoga com o preceito de tirar o inútil.
- Fugere Urbem: Prega a fuga da urbanidade como meta.
- Locus Amoenus: Ideia que afirma ser o campo (ou ambiente bucólico) o espaço ideal pro homem.
- Carpe Diem: Defende que é necessário aproveitar o presente.
- Aurea Mediocritas: Conceito que expressa o homem mediano como aquele que alcança a felicidade. Sendo assim, a ideia de que não se deve procurar riquezas e posses em vida.
A natureza do arcadismo no Brasil
No Brasil, o arcadismo ocorreu principalmente em Vila Rica, atual Ouro Preto em Minas Gerais, com arcadistas participando inclusive da Inconfidência Mineira, que se aproxima dos ideais Iluministas e expressava o desejo de independência dos brasileiros à época.
O marco pro início do Arcadismo brasileiro é a publicação de Cláudio Manuel da Costa, em 1769 de Obras Poéticas.
Na literatura, o arcadismo brasileiro pode ser classificado de acordo com essas três manifestações: Líricas, satíricas e épicas.
As principais características presentes no arcadismo brasileiro são:
- A exaltação da natureza;
- Pseudônimos;
- Linguagem simples;
- Ideais das expressões em latim;
- Retratação de temas simples;
- Objetividade;
- Modelo clássico.
Os principais autores do Arcadismo Brasileiro são: Tomás Antônio Gonzaga, Santa Rita Durão, Cláudio Manuel da Costa e Basílio Gama.
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