A história da Antiguidade se inicia com o advento da escrita e tem seu fim com a queda do Império Romano do Ocidente (4.000 a.C. até o ano 476).
É legal a gente lembrar que nós vamos ver muitos lugares legais e vamos sair daquela visão eurocêntrica das coisas, ao menos um pouquinho. Vamos lá começar pelas características da Antiguidade? Bom, podemos citar 5:
- Desenvolvimento inicial da vida urbana (surgimento da Pólis);
- Criação das leis (Exemplo: Código de Amurab);
- Surgimento de religiões de forma organizada (maioria politeísta);
- Acontecimento de várias guerras;
- Vasto desenvolvimento da cultura e das artes
Ufa! Pra obedecer um passo a passo bacana aí na sua cabeça, vamos separar os assunto? Confere aí!
Egito
A civilização egípcia se constituiu às margens do Rio Nilo, já que naquela época as civilizações dependiam muito de estar perto das águas pra seu crescimento e manutenção, pois não possuíam tantas tecnologias como temos hoje.
O Nilo é conhecido como berço da civilização egípcia antiga, já que a principal atividade desenvolvida era a agricultura, além de o rio dar possibilidade de navegação de barcos, devido ao seu grande potencial.
O Egito passou, depois, a se estruturar como uma sociedade muito complexa sob o comando do Faraó. Abaixo dele vinha a nobreza, depois os escribas, artesãos, camponeses e, por fim, os escravos.
Diferente do que conhecemos no Brasil, a escravidão egípcia era feita através de povos conquistados numa guerra.
Persas
Os persas se originaram dos indo-europeus e estiveram sob o comando de grandes monarcas. Eles possuíam um poderoso exército que mantinha a ordem e fazia cumprir a justiça. Suas principais características econômicas eram o comércio e a agricultura.
Grécia
A antiguidade na Grécia foi conhecida como antiguidade clássica. Foi lá que nasceram grandes poetas, como Homero, e grandes pensadores, como Platão.
Foi na Grécia também que ocorreu o nascimento da pólis, com um governo próprio, uma espécie de cidade-Estado. Legal, né?
Foi na Grécia que pudemos conhecer as belas cidades de Atenas e Esparta:
- primeira foi encantadora por sua organização política bem orquestrada, com a criação da democracia, por exemplo;
- a segunda foi conhecida pela sua grandiosidade militar, que proporcionou a eles o expansionismo e com isso a conquista de vários lugares (Já viu o filme “300”, né? Fora os erros históricos, os caras eram bons de luta).
Roma (Império Romano)
O Império Romano foi o grande império do Ocidente Antigo e foi, durante esse tempo, governado num modelo autocrático.
Eles eram muito fortes militarmente e se expandiram de uma forma assustadora. Os romanos instituíram já nesta época a república em seu território.
Claro que é muito diferente da que conhecemos hoje. Porém, os romanos se envolveram em muitas guerras, até mesmo internas, e isso acabou enfraquecendo o Império.
Mais sobre a história da antiguidade
Gostou do que viu sobre a história da antiguidade? Pera que a gente ainda não acabou! A gente também separou alguns outros povos e curiosidades que irão te ajudar a fixar ainda mais o conteúdo e entender como a nossa história atual existe com base no passado.
Continente americano: o que se sabe sobre ele?
Antes da descoberta dos portugueses e de outros grupos sobre o continente americano, até então ela era formada por uma série de nativos que combatiam entre si por espaço e alimentação.
Muitos deles formavam grandes povos como é o caso dos Maias e até mesmo dos Astecas que estavam presentes no atual México.
Os astecas acabaram sendo extintos, desde que houve a chegada dos europeus devido à quantidade elevada de doenças ao mesmo tempo em que eram forçados ao trabalho extremo.
Os grupos de nativos acabaram se revoltando contra os europeus, mas isso ainda não era suficiente pra fazer com que houvesse um amedrontamento dos mesmos.
E o Brasil?
Muita gente fala que o Brasil teria se vivido pela sua pré história até o ano de 1500 que foi o grande marco da descoberta do nosso atual país.
No entanto, esse conceito acaba sendo preconceituoso devido ao fato de que o termo pré-história tenta se referir a algo que não tinha história.
Então, é como se o Brasil tivesse começado a existir somente depois da invasão portuguesa e roubo do Pau Brasil.
O conceito de pré história acaba sendo bastante ambíguo e gera polêmicas em todo o mundo.
Isso acontece porque muitos historiadores já determinaram PRÉ HISTÓRIA com o período em que não havia a escrita. Mas, se fosse isso, as culturas que não conheciam a escrita até cem anos atrás eram pré-históricas?
Relembre de Alexandre, o Grande, o rei da Macedônia
Alexandre, o Grande, tornou-se entendimento conhecido devido ao excesso de conquistas que teve durante o tempo em que estava vivo.
Em suma, ele era o rei da Macedônia e teria conquistado grandes terras e povos. É quase na certa que a sua prova de história da antiguidade vai contar com uma questão sobre quem ele foi e quando viveu.
Dentre as suas característica, pode-se dizer que as principais informações que precisa ter na ponta da língua na hora de sua prova de história são:
Nascimento | 20 de julho de 356 a.C. |
Pela, Macedônia | |
Morte | 10 de junho de 323 a.C. (32 anos) |
Babilônia | |
Cônjuge | Roxana de Báctria Estatira II da Pérsia Parisátide da Pérsia |
Descendência | Alexandre IV |
Dinastia | Argéada |
Pai | Filipe II |
Mãe | Olímpia do Epiro |
Religião | Politeísmo grego |
A idade média faz parte da história da Antiguidade?
Não, a idade média é um período estudando depois da história da antiguidade. E, apesar de alguns assuntos estarem relacionados, é importante salientar que a área de estudos teria sido separada e hoje é uma disciplina completamente diferente.
Exercícios
Questão 1
Com efeito, até a destruição de Cartago, o povo e o Senado romano governavam a República em harmonia e sem paixão, e não havia entre os cidadãos luta por glória ou dominação; o medo do inimigo mantinha a cidade no cumprimento do dever. Mas, assim que o medo desapareceu dos espíritos, introduziram-se os males pelos quais a prosperidade tem predileção, isto é, a libertinagem e o orgulho.
SALUSTIO. A conjuração da Catilina/A guerra de Jugurta Petrópolis Vozes. 1990 (adaptado).
O acontecimento histórico mencionado no texto de Salústio, datado de I a.C., manteve correspondência com o processo de
a) demarcação de terras públicas
b) imposição da escravidão por dívidas
c) restrição da cidadania por parentesco
d) restauração de instituições ancestrais
e) expansão das fronteiras extrapeninsulares
Questão 2
Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta.
MANDUCO, A Ciência Política. São Paulo: Saraiva. 2011.
Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a)
a) competição para a escolha de representantes
b) campanha pela revitalização das oligarquias
c) estabelecimento de mandatos temporários
d) declínio da sociedade civil organizada
e) participação no exercício do poder
Gabarito
- E
- E
O que acha de continuar estudando com a gente? Vem conhecer os nossos preparatórios para o Enem.