Blog Descomplica

Cursos para trabalhar com animais: saiba quais são as opções mais interessantes

Conheça ótimas opções de cursos para trabalhar com animais e se surpreenda com o que você pode fazer cuidando das melhores companhias.
porDescomplica| 25/10/2021

Compartilhe

Existem cursos pra trabalhar com animais pra todos os gostos. É possível fazer pesquisas complexas em laboratórios, observar animais na natureza e até mesmo aliar a vontade de estar com pessoas e animais ao mesmo tempo!

Se você sonha em se conectar com animais durante o trabalho e não sabe qual curso escolher, a gente fez uma seleção de possibilidades pra você conferir. Vem ler!

filhote de ovelha recém-nascido com sua mãe

Cursos para trabalhar com animais de nível técnico

Antes de tudo, um curso técnico tem duração média de 2 anos e, por isso, pode ser uma boa opção pra quem quer começar a trabalhar com animais o quanto antes e ainda ter uma certificação. Pra isso, a gente vai te mostrar duas opções. Olha aí!

1. Técnico em zootecnia

O técnico em zootecnia preza pelo bem-estar dos animais domésticos e silvestres. Assim, o profissional foca em:

  • reprodução; 
  • melhoramento genético;
  • produtividade de derivados dos animais, como leite e ovos.

Nesse sentido, se você optar por este curso, poderá trabalhar em locais como propriedades rurais, empresas agropecuárias e de nutrição animal. 

2. Técnico em veterinária

O curso técnico em veterinária tem baixo custo e é um dos mais procurados. Ele dá a base pra que os profissionais entendam a organização da rotina veterinária.

Dessa forma, você poderá auxiliar o médico veterinário em clínicas e hospitais e também atuar na organização dos ambientes que atendem os bichinhos.

cursos para trabalhar com animais – médico veterinário operando um gato

Cursos para trabalhar com animais de nível superior

Agora, se você deseja um curso pra trabalhar com animais que seja uma graduação, há uma variedade de chances pra você. Veja algumas delas!

Medicina veterinária

A medicina veterinária é a mais comum quando pensamos em cursos pra trabalhar com animais. Se você escolher ser veterinário, prestará serviços clínicos e cirúrgicos a animais. Provavelmente você se tornará um profissional generalista e poderá atuar em:

  • pet shops;
  • clínicas veterinárias;
  • hospitais;
  • zoológicos;
  • vigilância sanitária;
  • laboratórios.

E não acabou! A lista é extensa!

Ciências biológicas

As ciências biológicas estudam todas as formas de vida. Desse modo, os animais estão inclusos. Se escolher este curso, você poderá fazer pesquisas acadêmicas, prestar consultorias a empresas que se preocupam com os animais ou trabalhar no setor público.

Agora, se quiser ir além, uma opção é se tornar um zoólogo. Pra isso, é necessário fazer uma especialização em zoologia, que é uma área que utiliza tecnologia nos estudos sobre a vida dos animais.

Em resumo, o zoólogo pode trabalhar em vários lugares como laboratório, habitat dos animais e zoológico. Só pra exemplificar, um biólogo com essa especialização e que trabalha no zoológico ganha uma média de R$3.500,00, mas existem empresas que pagam até R$6.000,00.

O zoólogo trabalha sob diversas condições climáticas e, normalmente, estuda um ou poucos grupos de animais. É uma especialização com muitas oportunidades de trabalho.

Taí um investimento pro futuro! Por isso é bom você se especializar sempre e buscar por remunerações mais altas.

Jornalismo

Por essa você não esperava, né!? Se você gosta de animais, pesquisa e comunicação, o jornalismo tem uma área que vai te agradar muito: a ambiental.

Sabe aqueles documentários com curiosidades sobre animais e imagens impressionantes? Então, tudo aquilo é produzido por jornalistas que se preocupam em divulgar o que sabem.

Aliás, a divulgação científica e a popularização da ciência estão em alta, então esta é uma boa oportunidade!

Terapia ocupacional

Entre os cursos pra trabalhar com animais, este deve ser o mais surpreendente. O objetivo de quem se forma em terapia ocupacional é tratar problemas físicos, sociais e motores de humanos.

Além disso, nesta área, existe a terapia assistida por animais que promove o elo entre pessoas e pets em busca de uma reabilitação. É a profissão perfeita pra quem gosta de estudar terapia e ama animais.

Em resumo, todos os cursos pra trabalhar com animais que mostramos acima podem ser opções pra você escolher.

Curtiu o conteúdo? Se você está pensando na sua profissão e quer fazer um curso, saiba que o Descomplica tem várias opções. Vem conhecer!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica