A comunicação assertiva é importante em todas as áreas da vida. Especialmente na vida profissional, pois permite se posicionar, solucionar conflitos e celebrar parcerias.
Dessa forma, consiste em um diálogo aberto, produtivo, em que todas as ideias são válidas. Quem adota uma comunicação assertiva não apenas expõe suas ideias, mas também sabe ouvir.
Sendo assim, é imprescindível promover essa cultura no ambiente empresarial. Seja entre administradores e gestores, seja entre os colaboradores, essa ferramenta é altamente vantajosa.
O resultado é um ambiente mais amistoso, com diálogos construtivos. Portanto, a comunicação assertiva é sem ruídos, sem preconceitos. As ideias são debatidas livremente, de forma a encontrar sempre a melhor solução.
No entanto, pra ser assertivo, não precisa adotar uma postura dura ou grosseira, mas, sim, confiante, objetiva e com a seriedade necessária. Assim, é fundamental evitar a agressividade, que possui objetivos contrários da comunicação assertiva.
Neste artigo, a gente te ensina o que é a comunicação assertiva e como você pode aplicar essa ferramenta na sua vida profissional. Viu vantagem? Então bora conferir! ?
O que é comunicação assertiva
A comunicação assertiva é considerada uma grande habilidade de inteligência emocional e social. Portanto, demonstra a capacidade de lidar bem com diferentes tipos de pessoas e ideias.
Sendo assim, quem se comunica assertivamente sabe ouvir atentamente as pessoas, as respeita e expressa suas opiniões de forma clara.
Dessa forma, a comunicação assertiva possibilita um diálogo fluido e maior colaboração no meio empresarial. Portanto, algumas qualidades são essenciais no momento de se comunicar:
- honestidade;
- clareza;
- educação;
- capacidade de ouvir;
- paciência;
- atenção;
- boa argumentação.
Portanto, por meio dessas características, é possível construir um diálogo sólido, onde todo mundo tem espaço pra expressar suas ideias.
Em síntese, o objetivo principal é ser compreendido e compreender as pessoas.
Assim, evita-se conflitos e falhas na comunicação. Além disso, é essencial saber conjugar os elementos verbais e não-verbais.
A comunicação assertiva e o ambiente empresarial
No ambiente empresarial, a comunicação assertiva é um elemento-chave, que possibilita que a gestão alcance suas metas.
Dessa forma, gestores e colaboradores entram em sintonia, de forma a atuarem no mesmo sentido, em prol do crescimento da empresa.
Além de otimizar a rotina empresarial, a comunicação assertiva também permite estreitar o relacionamento com clientes.
Desse modo, a fidelização desses clientes se torna algo mais natural.
Da mesma forma, colaboradores comunicativos se sentem mais confiantes em mostrar suas ideias, que podem favorecer o desenvolvimento empresarial.
Dicas para adotar uma comunicação assertiva
Pra quem deseja se comunicar assertivamente, é preciso ter atenção a algumas práticas. Confira, a seguir, as principais:
1. Saber se expressar de forma clara e objetiva
Quando alguém sabe exatamente o que pensa e o que quer dizer, é possível se comunicar de forma clara e objetiva. Sendo assim, é essencial transmitir essa certeza e objetividade na fala.
Tal prática afasta a possibilidade de interpretações erradas e falhas de comunicação. Portanto, uma comunicação assertiva consiste em falar abertamente, demonstrando convicção sobre as ideias apresentadas.
2. Escute atentamente as pessoas
É fundamental saber ouvir as pessoas com a atenção e paciência que merecem. Da mesma forma, suas ideias e opiniões têm valor e fazem parte da construção de um diálogo produtivo.
Além disso, ao se comunicarem, as pessoas demonstram a forma como gostam de ser abordadas e tratadas. Portanto, saber ouvir também é observar os sinais da linguagem corporal.
Dessa forma, é mais fácil conseguir alcançar alguém com suas ideias, despertando o seu interesse.
3. Busque conciliar ideias e solucionar conflitos
A comunicação assertiva oferece inúmeras ferramentas poderosas, capazes de solucionar conflitos. Dessa forma, ao buscar debater as ideias de forma clara e sem interrupções, evita-se desentendimentos.
Sendo assim, é crucial que todos tenham o mesmo espaço pra falar sobre suas opiniões, com respeito e atenção. Desse modo, ocorre o incentivo pra se expressarem, até mesmo quem ainda possui dificuldades em se comunicar.
4. Continue aprendendo e se desenvolvendo
As boas práticas no momento da comunicação nunca param de se desenvolver. Portanto, é fundamental continuar aprendendo novas técnicas e lições sobre como se comunicar com as pessoas.
À medida que a aprendizagem acontece, suas técnicas de comunicação se tornam mais eficientes. Dessa forma, é possível construir diálogos cada vez mais aprofundados.
5. Cuide de sua expressão corporal no momento de falar
É imprescindível ter coerência entre o que se fala e o que se expressa por meio da linguagem corporal.
Portanto, busque manter uma postura firme, olhando diretamente nos olhos da outra pessoa. Além disso, saiba gesticular corretamente, bem como cuidar do tom de voz que for utilizar.
Assim, todo o conjunto, fala e expressão corporal passarão uma mensagem que faz sentido pra quem a recebe.
6. Saiba aceitar opiniões divergentes da sua
Nem todas as pessoas têm as mesmas opiniões que você. Portanto, aceite isso e saiba ouvir essas opiniões divergentes, considerando seus pontos positivos e negativos.
Sendo assim, é importante manter um debate saudável, em que todos possam expressar suas ideias, sem repressões.
Quando há maturidade e respeito, todas as opiniões recebem a consideração que merecem. Desse modo, sempre é possível aprender algo novo por meio desses debates.
Vantagens para o ambiente de trabalho
Adotar a comunicação assertiva no ambiente de trabalho proporciona inúmeras vantagens. Muitos desses benefícios refletem diretamente nos resultados da empresa. Veja:
As equipes se tornam mais comprometidas
Quando a comunicação nas equipes flui, observa-se maior comprometimento.
Dessa forma, ao sentirem que estão sendo ouvidos, os membros das equipes se sentem mais abertos e motivados a exercer suas funções.
Assim, todo mundo atua em prol do desenvolvimento empresarial.
Surgem ideias criativas no momento de solucionar problemas
Toda gestão empresarial enfrenta problemas em algum momento. Por meio da comunicação assertiva, é possível que os colaboradores apresentem ideias criativas, capazes de solucionar tais problemas.
Dessa forma, a gestão pode promover dinâmicas, nas quais esses colaboradores apresentem suas ideias. Assim, a empresa supera seus momentos de crise e seus profissionais desenvolvem novas habilidades.
A empresa celebra negociações mais vantajosas
No momento de fechar novos contratos, a comunicação assertiva permite a realização de negociações mais vantajosas.
Dessa forma, ao expor com objetividade os benefícios do contrato pra ambas as partes, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.
Portanto, é essencial tratar a negociação como uma via de mão dupla, em que todos devem ter suas demandas atendidas.
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