Você já está na mesma empresa há algum tempo, acha que desempenha bem suas funções e que merece uma promoção? Ótimo! Ter ambição no trabalho é um passo importante no desenvolvimento da sua carreira, mas, afinal, o que fazer para ser promovido no trabalho?
Essa pergunta vale ouro! Isso porque se destacar em meio aos colegas de trabalho e ganhar uma promoção na empresa nem sempre é fácil, mas, quando você consegue, é muito gratificante, né? Isso mostra que a empresa confia em você e que te enxerga como alguém de alto valor.
Se você quer ser promovido no trabalho e não sabe bem como fazer isso, acompanhe as nossas dicas! Trazemos várias recomendações pra você se destacar e conseguir aquela promoção!
“Como ser promovido?” – A pergunta de milhões!
Essa, com certeza, é a pergunta da qual todos querem saber a resposta, né? Como fazer o chefe reconhecer seu trabalho é uma das dúvidas mais frequentes entre muitos profissionais, que almejam uma posição melhor.
Antes de mais nada, é super importante entender que nada cai do céu (como você já deve saber). Para ser promovido, é preciso mostrar competência e fazer uma boa propaganda de você mesmo.
Afinal de contas, não adianta você se esforçar pra caramba, fazer um trabalho excelente e ninguém perceber, né? É importante fazer esses resultados chegarem onde importa e mostrar a todos as coisas que você conseguiu.
Quer entender o caminho das pedras de como ser promovido? Continue lendo nossas dicas e arrase na carreira!
A importância de buscar dicas de como ser promovido
Para ser promovido, um dos passos necessários é impressionar seu chefe! Como você faz isso? Buscando as melhores dicas de como ser promovido!
Quando você lê a opinião de especialistas e entende o funcionamento de uma promoção dentro das empresas, consegue se alinhar melhor ao cenário ideal para subir de cargo.
Uma das formas de ser promovido é aperfeiçoar o seu trabalho e trazer resultados que superem expectativas. Outra maneira é pesquisando e sugerindo inovações, que melhorem o produto/ serviço ou algum processo interno da sua empresa.
Quando você entende a melhor forma de conseguir uma promoção no trabalho, consegue investir nas melhores ações e impressiona os chefes! Vale a pena investir nisso, não?
Como ser promovido: 10 dicas de ouro!
Agora é a hora da verdade! Neste tópico, trazemos dicas práticas de como ser promovido. Será que você já investe em uma ou mais ações pra conseguir isso? 👀
Tome a iniciativa sempre
Não se limite a fazer apenas o seu trabalho. O reconhecimento vem mais facilmente quando você busca novos desafios.
Se você vir um novo projeto ou algo diferente, tente participar. Se algo precisa ser feito, vá lá a faça! Se você conseguir lidar com suas atribuições atuais, ultrapasse seus limites e invista em novas frentes, tornando-se cada vez mais indispensável à organização.
Encontre pontos de conexão com seu superior
Sabia que criar conexões com as crenças dos outros é a chave para se tornar indispensável no trabalho? O recomendável é que você busque um ponto de contato entre você e seu chefe, inspirando-o a se tornar um gestor melhor.
Quando isso acontece, você estimula o desenvolvimento do seu gestor – e puxa o seu também -, além de se mostrar cada vez mais importante para o negócio.
Tenha opiniões embasadas
Se você levou um tempo para desenvolver uma opinião, pode compartilhá-la no momento apropriado. Ele pode ser uma conversa informal, apresentando as informações que você tem e, se for um papo sobre trabalho, como você acredita que a empresa deveria agir.
Quando você se posiciona, mostra que não é uma pessoa que concorda com tudo e tem pouco senso crítico. Dessa forma, ganha mais valor e respeito.
Não fuja de feedbacks
O momento do feedback de um superior é justamente a chance de você descrever sua trajetória de trabalho para seu/ sua chefe, demonstrar sua ética e sua inteligência emocional, provando que merece reconhecimento.
Busque sempre ouvir comentários, críticas e sugestões e aprenda a trabalhar com tudo isso para sempre tirar o melhor dessas experiências. Humildade sempre.
Incorpore a cultura da empresa
Nada é mais positivo do que um colaborador que literalmente “veste a camisa da empresa”. Quando você demonstra que está alinhado com a política e os valores que a organização prega, suas chances de ser promovido aumentam.
Um colaborador alinhado à cultura organizacional sempre trabalhará mais motivado, tornando-se mais produtivo. Ele também estimula a empresa a conseguir melhores resultados.
Demonstre inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das soft skills mais requisitadas no mercado de trabalho. O profissional que conta com essa habilidade tem mais facilidade de lidar com os desafios que o ambiente corporativo apresenta.
Quando você trabalha esse ponto tem bom relacionamento interpessoal, avaliando melhor quais as ações e estratégias mais indicadas para a resolução de problemas.
Inteligência emocional também tem relação com a empatia e com o poder de motivar os demais colegas de time – algo indispensável em líderes.
Entenda quais habilidades você precisa desenvolver
Com feedbacks e avaliação de desempenho, você consegue mapear quais são seus pontos fortes e quais precisa melhorar.
Assim, você saberá exatamente como, onde e até quando precisará se desenvolver para aprimorar as soft e hard skills para conseguir uma promoção.
Seja positivo e evite fofocas
Demonstrar bom humor e atitude positiva no ambiente organizacional é muito bem visto, sabia?
Segundo uma pesquisa do National Bureau of Economic Research, estudantes de um MBA que eram otimistas tinham mais facilidade de encontrar trabalho que seus colegas de profissão. Ainda, segundo o estudo, eles apresentavam probabilidade de 5 a 10% mais alta de serem promovidos que os pessimistas.
Crie um Plano de Desenvolvimento Individual
Você já conhece seu perfil comportamental, certo? Agora, pode alinhar tudo isso a um Plano de Desenvolvimento individual, elevando suas chances de ser promovido no trabalho!
Isso porque você terá uma rota bem definida de quais cursos e treinamentos realizar e quais soft skills deve desenvolver. Desta forma, se sentirá mais seguro e motivado.
Converse com quem já foi promovido
Conversar com pessoas que já conseguiram uma promoção é ideal para entender o caminho que percorreram até chegar lá. É claro que cada pessoa tem uma história e características próprias, mas é importante se inspirar nessas histórias.
Essa conversa pode trazer o entendimento das habilidades e práticas que a empresa valoriza na hora de promover um colaborador.
Cursos e especializações ajudam a conseguir promoção no trabalho
Quando você investe na sua formação e no aprimoramento de capacidades, tem mais chances de conseguir uma promoção no trabalho.
Não precisa ir muito longe para dar uma turbinada na sua carreira. Desde workshops e cursos gratuitos até uma faculdade, pós-graduação ou MBA – tudo é válido!
Quando você aposta nisso, eleva seu nível de conhecimento e mostra interesse em crescer como profissional. Como consequência, as chances de a empresa te notar e considerar uma promoção aumentam. Inclusive, um curso de pós-graduação pode ser aquilo de que você necessita pra ser promovido. Conheça os nossos cursos de pós-graduação!
Ajudamos a dar aquele gás na sua carreira por um preço que cabe no bolso e com os melhores professores, referência em suas áreas de atuação.
E aí? Tá pronto pra ser promovido no trabalho? Continue acompanhando o nosso blog para receber as melhores dicas e conheça o nosso canal no YouTube. Aproveite também pra entender melhor a história da Descomplica e como trabalhamos!
A gente se preocupa com as pessoas em todas as fases da sua jornada, e fazemos questão de compartilhar conhecimento para ele se sentir pronto! Vem com a gente que é sucesso demais!