Se na função referencial, a intenção é informar ao interlocutor por meio de uma linguagem objetiva e direta, na poética, o que importa é como a mensagem é dita. O professor Rafael Cunha te explica melhor nesse vídeo:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=92z-MM86GGc&feature=youtu.be[/embed]
Como estabelecer o conceito da função poética da linguagem?
A preocupação é com a construção da linguagem. Dessa forma, percebemos que ambas lidam com um dos elementos básicos da comunicação, a mensagem, só de que formas distintas.A Função Poética
Você já estudou que, a funçãoreferencial tem como objetivo informar. No entanto, quando a intenção do produtor do texto volta-se à própria mensagem para informar e, somado a isso, preocupa-se com a construção dessa mensagem; atento à estrutura e a uma melhor arrumação das palavras, temos a funçãopoética. Portanto, a função poética abrange elementos expressivos como a sonoridade, o ritmo, o belo e o inusitado das imagens e a presença de valores conotativos, além de figuras de linguagem.Esse belo poema de Manuel Bandeira dispensa comentários maiores. Apenas absorva a beleza de sua linguagem e de suas imagens poéticas:Belo beloBelo belo belo,Tenho tudo quanto quero.Tenho o fogo de constelações extintas há milênios.E o risco brevíssimo — que foi? passou — de tantas estrelas cadentes.A aurora apaga-se,E eu guardo as mais puras lágrimas da aurora.O dia vem, e dia adentroContinuo a possuir o segredo grande da noite.Belo belo belo,Tenho tudo quanto quero. Não quero o êxtase nem os tormentos.Não quero o que a terra só dá com trabalho.As dádivas dos anjos são inaproveitáveis:Os anjos não compreendem os homens.Não quero amar,Não quero ser amado.Não quero combater,Não quero ser soldado.— Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples.Agora, observe a estrutura deste poema, de Décio Pignatari, e sua preocupação com a construção da mensagem:
Exercícios:
1. (ENEM)
O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor:a) a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.b) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.c) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.d) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.e) a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.2) (ENEM)(Disponível em: http://www.ccsp.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 )
O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mudesua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a:a) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea e buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.c) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.d) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.3. (ENEM)A divaVamos ao teatro, Maria José?Quem me dera,desmanchei em rosca quinze kilos de farinhatou podre. Outro dia a gente vamosFalou meio triste, culpada,e um pouco alegre por recusar com orgulho TEATRO! Disse no espelho.TEATRO! Mais alto, desgrenhada.TEATRO! E os cacos voaramsem nenhum aplauso.Perfeita.(PRADO, A. Oráculos de maio. São Paulo: Siciliano, 1999.)
Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto A diva:a) narra um fato real vivido por Maria José.b) surpreende o leitor pelo seu efeito poético.c) relata uma experiência teatral profissional.d) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora.e) defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.
