Blog Descomplica

Conheça 3 dicas de como criar um produto!

Saiba como criar um produto ou serviço a partir de 3 dicas simples! Além disso, entenda o que é indispensável no processo de elaboração!

Atualizado em

Compartilhe

A busca pela inovação pra posicionar a marca diante de um mercado competitivo torna cada vez mais criteriosos os processos que envolvem a criação de produtos ou serviços. Nesse sentido, é natural que a gestão empresarial dos mais diversos segmentos tenha dúvidas sobre como criar um produto novo.

Pensando nisso, e buscando trazer algumas dicas pra auxiliar neste processo estratégico, a gente separou alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir!

O que é necessário para criar um produto?

Criar um produto que não existe significa desenvolver uma ideia original pra colocá-la à disposição do consumidor, especialmente a partir da identificação de necessidades do público ou de oportunidades do mercado

Trata-se, portanto, de um verdadeiro processo que demanda não só a concepção da ideia, mas também testes de validação, aprovação do público-alvo, marketing do produto, entre outros.

Em linhas gerais, esse processo necessário pro desenvolvimento do produto é composto por 6 etapas, quais sejam:

  • idealização;
  • pesquisa de mercado;
  • planejamento;
  • prototipagem;
  • construção da cadeia de fornecimento;
  • custeio.
como criar um produto - pessoa modelando um item de argila

Como preparar as equipes responsáveis?

Como visto, são várias as etapas pra conceber e lançar um novo produto. Nesse sentido, apesar de contar com profissionais de diferentes áreas, o processo exige a colaboração ativa de todos no projeto do produto

Por isso, o alinhamento de todos os responsáveis deve fazer parte da preparação das equipes atuantes. É importante que, da concepção da ideia ao marketing, por exemplo, todos sejam constantemente informados acerca da proposta final.

Por isso, separamos 3 dicas pra criação de produtos físicos e virtuais ou serviços!

1. Analise o mercado

Quem está imerso nas questões de mercado sabe que uma boa ideia não necessariamente garante um bom produto. É preciso que a solução atenda de fato a uma demanda do mercado

Por isso, antes do desenvolvimento do produto, é importante utilizar ferramentas pra medir o posicionamento da ideia diante do público consumidor.

2. Desenvolva um protótipo

Independentemente se a ideia da gestão de projetos é saber como criar um produto digital ou físico, é fundamental ultrapassar a fase de prototipagem. 

Trata-se, afinal, de modelo preliminar, uma materialização da ideia que permite aperfeiçoá-la antes do lançamento. Atualmente, há diversas tecnologias facilitadoras de como fazer um protótipo, a exemplo da impressora 3D.

3. Invista na patente

Pra que você possa aproveitar estrategicamente a solução inovadora, é importante protegê-la contra o uso de terceiros. 

Nesse sentido, entre as providências a serem tomadas, está o registro da ideia, da marca e da identidade visual do produto junto ao INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Sem dúvidas, saber como criar um produto é fundamental pras empresas. Afinal, a inovação é cada vez mais necessária pra ter um espaço de destaque no mercado

Sendo assim, é importante ter em vista a importância do processo de desenvolvimento envolvido.

Do mesmo modo, pra quem se interessa pela área, é fundamental buscar formação técnica a fim de garantir um bom planejamento estratégico do processo e o melhor produto pro empreendimento.

Vantagens de criar um produto digital

Todo o processo de como criar um produto digital é simples, principalmente pela forma como ele é comercializado. Ao criar um e-book por exemplo, ele pode ser vendido digitalmente, e você não precisa de ferramentas caras ou programas elaborados pra isso.

Além disso, existem muitas plataformas que facilitam toda a criação, assim como disponibiliza a plataforma pra venda, o que agiliza o processo.

Outro ponto importante de falar que é uma das maiores vantagens de criar e vender um produto digital é que você não precisa de estoque. No mesmo exemplo dado do e-book, a única coisa que precisa fazer é cópias e distribuir.

Sendo assim, a única etapa do processo é a produção. Mas não há qualquer necessidade de armazenamento. É uma forma de escalar um conhecimento seu, sem a necessidade de ficar refazendo.

Ou seja, você trabalha e escreve ou produtos o seu conteúdo uma única vez, e pode vender por vários anos seguidos. É algo muito vantajoso dentro da área dos produtos digitais. Você cria o produto e ele fica vendendo de forma automática por quanto tempo desejar.

como criar um produto - pessoa fazendo anotações

Processo automático

O processo de vendas automático é algo importante pra falar sobre os produtos digitais. Existem inúmeras formas de vender um produto digital. Elas podem ser através de um site próprio, de uma plataforma pronta, através de afiliados e várias outras formas.

Pra quem usa plataforma especializada de venda de produtos digitais, as vendas acontecem de forma automática. E isso facilita muito todo o processo. Além disso, você pode disponibilizar uma comissão pra que os afiliados também façam vendas.

Dessa forma, eles ganham uma comissão pelas vendas, e o criador recebe o restante do valor sem ter que fazer nada. Sem criar outros conteúdos, anunciar ou investir tempo pra vender e atrair clientes.

Contudo, vale ressaltar que quem tem intenção de vender cursos, precisa se dedicar um pouco mais em relação ao tempo. Já que muitas vezes a estratégia de vendas é o lançamento, então exige um contato com o público de forma mais direta.

Ainda assim, esse tipo de negócio vem ganhando cada vez mais o mercado, principalmente pela escalabilidade e também a forma de trabalhar. Já que o trabalho pode ser remoto, com dedicação de tempo menor e sendo algo muito mais simples.

Quem pode criar um produto digital?

Qualquer pessoa que tenha conhecimento em alguma área pra vender, ou ensinar, pode se tornar um produtor digital e começar a vender online. Compartilhar conhecimento na internet se tornou uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro atualmente.

Tudo o que você vai precisar muitas vezes é um computador ou celular, conhecimentos, disponibilidade de tempo pra produzir e entender o processo pra começar a vender. contudo, pra ter sucesso nessa área, é importante ser persistente, precisa se dedicar.

Pra criar um infoproduto, o produtor precisa se cadastrar em uma das plataformas de vendas de produtos digitais e entender as diretrizes da empresa e como ela funciona. Depois disso, é só criar o conteúdo e criar estratégias pra vender da melhor maneira possível pro público alvo.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como criar um produto, invista no seu futuro profissional através dos cursos livres da Faculdade Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você