O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa criada em 2004 pelo Governo Federal. Ele oferece bolsas de estudo de 50 ou 100% para que alunos estudem em faculdades particulares. Quem pretende conseguir bolsa integral precisa seguir alguns requisitos.
Quem pretende se inscrever no ProUni precisa ter feito o Enem, obter nota mínima de aproximadamente 450 pontos e não zerar a redação. Com a bolsa integral, o aluno fica livre de pagar pelo curso, ao contrário do Fies, que prevê um financiamento dos estudos.
Se você deseja conseguir bolsa integral pelo ProUni, veja, a seguir, se você se encaixa nos requisitos básicos.
O que é o Prouni?
O Programa Universidade pra Todos (ProUni) é uma iniciativa criada em 2004 pelo Governo Federal. Ele oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% pra que alunos estudem em faculdades particulares. Quem pretende conseguir bolsa integral precisa seguir alguns requisitos.
Quem pretende se inscrever no ProUni precisa ter feito o Enem, obter nota mínima de aproximadamente 450 pontos e não zerar a redação.
Com a bolsa integral, o aluno fica livre de pagar pelo curso, ao contrário do Fies, que prevê um financiamento dos estudos.
Quem pode concorrer a uma bolsa integral no ProUni?
Se você deseja conseguir bolsa integral pelo Prouni, veja, a seguir, se você se encaixa nos requisitos básicos. As bolsas de estudo integrais do Prouni são destinadas a estudantes nas seguintes condições:
- Que fizeram uma das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com média igual ou superior a 450 pontos;
- Com nota maior que zero na redação do Enem;
- Com renda familiar menor do que um salário mínimo e meio por pessoa;
- Que estudaram em escolas da rede pública de ensino ou particular como bolsista integral;
- Que são PCD e/ou autodeclarados indígenas, pardos ou pretos;
Como são feitas as inscrições do ProUni
As inscrições para o ProUni são feitas em apenas uma etapa, pelo próprio site do programa. Para se submeter a esse processo, o candidato precisará inserir seu número de inscrição e senha do Enem.
No site, o candidato escolhe até duas instituições, cursos e turno dentre os disponíveis, de acordo com a ordem de preferência.
Feito isso, diariamente, o ProUni calcula a nota de corte para cada curso. Isso com base no número de vagas e notas dos candidatos inscritos no curso.
A partir daí, o estudante pode saber se sua nota permite obter uma bolsa na faculdade desejada. Se isso não for possível, ele pode, ainda, alterar suas opções.
Ao final desse período de inscrição, os aprovados são pré-selecionados a partir da nota do Enem. A opção marcada como prioritária é levada em consideração. Entretanto, se o curso não estiver mais disponível, o estudante vai para a segunda alternativa.
Como aumentar as suas chances de conseguir uma bolsa integral do Prouni?
O principal passo pra ter sucesso ao conseguir uma bolsa integral do Prouni envolve se familiarizar com os seus requerimentos. Se você se aplica a eles, então resta se preparar pra conseguir a pontuação necessária pra se qualificar.
Pratique com base em provas anteriores
Uma velha tática dos vestibulares envolve se preparar a partir de edições anteriores da prova. Você pode usar as avaliações antigas do Enem pra conferir quais matérias costumam ser mais cobradas em cada disciplina e de quais maneiras.
Treine pro tipo de questão do Enem
O Enem tem um estilo próprio de questão que costuma focar em interdisciplinaridade e em conhecimentos da vivência do aluno. Então, não basta estudar o conteúdo, mas também saber como interpretar as perguntas e saber selecionar as respostas corretas.
Reserve horários fixos pros estudos
Criar um hábito é a melhor coisa que você pode fazer pros seus estudos. Ao focar no Enem pra conseguir uma bolsa integral do Prouni, experimente estabelecer uma hora fixa todos os dias que será dedicada aos estudos.
Além disso, não abra exceções pra pular esse horário ou realizar outras atividades nele.
Viu só como a bolsa integral do Prouni não é um bicho de sete cabeças? Pra aproveitar essa oportunidade valiosa, basta se basear nas dicas que destacamos neste post. Além disso, fique sempre de olho nas notícias oficiais do Inpe em relação ao Enem e a sua realização.
Coisas a fazer antes e durante o ensino superior
Antes de um curso superior, você precisa lembrar que, nessa fase da vida, você deve avaliar seriamente e, se possível, com ajuda, qual carreira profissional irá seguir. Conversar com pessoas que já trabalham na profissão almejada é uma boa alternativa pra tirar dúvidas.
Além disso, também pode ser bem útil fazer testes vocacionais com profissionais especializados ou mesmo em sua escola, se a mesma disponibilizar de um atendimento especializado pra isso.
Durante o curso superior, duas coisas são fundamentais.
A primeira é sempre utilizar estratégias de estudo eficazes, como: 1) Organizar um cronograma semanal de estudos; 2) Usar mapas mentais e outros recursos “mnemônicos”; 3) Rever periodicamente suas anotações e reler os textos mais importantes e 4) Reservar um tempo pra lazer e descanso, afinal, ninguém é de ferro, né?
Então, quer se dar bem no ProUni e obter uma bolsa integral? Conheça o nosso cursinho preparatório e se prepare com ajuda dos melhores professores!