Saber como funciona a nota do Enem e como calcular a nota são dúvidas muito comuns entre os estudantes que fizeram a prova.
A partir da divulgação das notas do Enem, quem fez o exame já fica ansioso para saber se passou ou não e se conseguiu uma vaga no curso que tanto deseja. Como esperar pelo resultado é quase um martírio, nós iremos te explicar como calcular a nota do Enem!
Como calcular a nota do Enem?
Não é difícil descobrir a sua média no Enem, basta seguir o passo a passo:
- Consulte as notas de cada área do conhecimento na Página do Participante e a nota da redação clicando no botão “Vista pedagógica”;
- Some a pontuação das cinco provas;
- Divida total o valor por cinco.
Veja um exemplo:
Lavinia teve a seguinte pontuação em cada uma das provas do Enem:
- Redação: 750 pontos;
- Linguagens: 550 pontos;
- Ciências da Natureza: 387 pontos;
- Ciências Humanas: 438 pontos;
- Matemática: 550 pontos.
750 + 550 + 387 + 438 + 550 = 2.675
Dividindo esse valor por cinco, temos a média de 535 pontos.
Para ficar ainda mais simples, você pode usar o Simulador SiSU! Lá você vê a sua nota e simula as chances de entrar na universidade que deseja!
Onde ver a nota do Enem?
O passo a passo para acessar as notas do Enem é simples:
- Acesse o site do Enem;
- Clique no link “Página do participante”;
- Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;
- Selecione as imagens solicitadas ou digite os caracteres pedidos.
- Clique em “Enviar”.
Pronto! Você consegue ver as suas notas no exame, separadas pelas áreas do conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
Onde ver a nota da Redação?
A nota da redação é divulgada no mesmo site.
Para acessá-la, clique no botão “Vista pedagógica”. Lá você poderá verificar seu desempenho em cada uma das cinco competências da redação do Enem.
Como funciona o cálculo das notas do Enem
A nota do Enem não se baseia apenas nos erros e acertos dos candidatos, sabia? Isso quer dizer que se você e o seu amigo acertaram o mesmo número de questões, há chances de a nota de vocês serem diferentes.
O Inep usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final. Basicamente as questões são classificadas em níveis: fácil, médio e difícil.
Então, a partir da escala é possível medir o nível de conhecimento do participante e detectar quando a pessoa chutou a maioria das questões.
Como é calculada a nota de redação do Enem
A nota da redação do Enem não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos individualmente e sem identificação, por uma banca com mais de 5 mil avaliadores.
Cada texto é avaliado por dois corretores, que podem dar nota de zero a 200 pontos.
Se houver divergência entre as notas desses especialistas, um terceiro avaliador fica responsável por chegar à nota final.
A nota máxima prevista para a redação do Enem é 1.000. Textos com até sete linhas ou que fujam ao tema estão entre os quesitos para zerar a redação.
O que fazer com a nota do Enem
Como você já entende sobre o TRI e também aprendeu a como calcular a nota do Enem, você deve estar se perguntando o que fazer com o resultado, não é mesmo?
Algumas universidades permitem o ingresso por meio da nota do Enem, mas o governo oferece alguns programas que também dão acesso às faculdades, como o ProUni, o SiSU e o Fies.
Também é possível usar a nota do Exame para entrar em faculdades do exterior.
Agora que você já sabe calcular a nota do Enem, só falta escolher o curso e universidade! Conte com a ajuda do Simulador SiSU para saber as suas chances!