Olá, Pessoal!
Como a questão do acidente nuclear do Japão está em foco, eu já até fiz um post explicando sobre terremotos, na qual um ponto central é a localização Japonesa no chamado “Círculo de Fogo do Pacífico“.
Afinal, o que é o Círculo de Fogo do Pacífico?
É uma região terrestre de encontro de placas tectônicas, intensa atividade geológica, e consequente instabilidade tectônica, com a maior ocorrência global de Terremotos, Vulcanismos e Tsunamis, na região mostrada na figura a seguir:
Círculo de Fogo do Pacífico
Essa região ainda está em formação geológica, ou seja, é de formação recente na crosta terrestre, e por isso sofre a ação constante dos fatores internos do relevo (fatores de formação).
Um outro ponto importante a analisar é que o homem não pode influenciar na ação e ocorrência desses fenômenos. Por isso, pelo menos desta vez, não podemos culpar o homem pelo desastre natural, uma vez que esta é a ação estritamente da natureza moldando o nosso território.
Mas, é claro que, em locais mais habitados e transformados pelo homem, as consequências desses eventos geológicos tomarão proporções mais catastróficas.
Até a próxima pessoal!