O Enem adota, há alguns anos, o modelo de prova com áreas de conhecimento. No caso da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, o objetivo é estimular o raciocínio e a relação que a matéria tem com as outras áreas do conhecimento, especialmente para resolver questões do dia a dia.
Como a prova inteira do Enem tem o objetivo de avaliar os conhecimentos gerais do aluno e sua interpretação de texto, é essencial ir além do “decoreba”.
Por isso, vale a pena entender o que é cobrado em Ciências Humanas e suas Tecnologias e como estudar para o exame.
Confira, a seguir, tudo sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias, como estudar para a prova do Enem e o que cai!
O que é Ciências Humanas e suas Tecnologias?
Além de prever que o aluno relacione os conteúdos da matéria com raciocínio lógico e outras áreas do conhecimento, o Enem mede algumas competências.
No caso de Ciências Humanas e suas Tecnologias, são avaliados os fenômenos ambientais e sociais. Isso compreende todas as interferências que o ser humano pode sofrer (ou causar) no ambiente, além de estudar seus pensamentos e suas formas de viver em sociedade.
Esta parte do exame do Enem aborda questões históricas, econômicas ou geográficas com o intuito de analisar os impactos da vida humana ao longo do tempo.
Quais são as matérias de Ciências Humanas e suas Tecnologias?
As matérias cobradas em Ciências Humanas e suas Tecnologias são História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
De forma geral, elas abordam a construção da sociedade, as interferências e as diferenças geográficas e climáticas, passando pelos estudos da Sociologia, seus pensadores e a Filosofia.
As matérias cobradas são as seguintes:
História
Além dos conhecimentos específicos da história, as provas também podem apresentar informações em forma de análise de imagens, charges ou obras de arte em relação a determinado período.
Geografia
Geralmente, questões de Geografia no Enem surgem em forma de gráficos, tabelas, mapas, fotos ou ilustrações que relacionam aspectos como clima, geografia urbana e demografia. Geopolítica ou a situação rural brasileira também podem ser cobrados.
Sociologia
Temas como impacto na vida social e política, cidadania e questões que alteram os padrões sociais, como trabalho infantil e relações humanas, são sobrados em Sociologia dentro do Enem.
Filosofia
Esta matéria de Ciências Humanas e suas Tecnologias envolve conceitos como os de Sócrates, interpretação e conhecimento sobre filosofia clássica, medieval e moderna.
Competências avaliadas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias
De acordo com o Inep, que organiza o Enem, as competências avaliadas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias são as seguintes:
- Compreender os elementos culturais que constituem as identidades;
- Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder;
- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais;
- Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
- Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade;
- Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Como já dissemos, a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias é formada por quatro matérias.
A prova é composta por 45 questões objetivas de múltipla escolha, que valem 100 pontos. Os conteúdos que mais caem em cada disciplina nesta área do conhecimento do Enem são os seguintes:
- O que cai em História
- O que cai em Geografia
- O que cai em Sociologia
- O que cai em Filosofia
Surtou com tanta matéria pra estudar? Calma que a Descomplica te ajuda! Conheça nosso cursinho para vestibular e faça bonito no exame! Conheça, também, nosso Gabarito do Enem. Com ele, você fica sabendo da sua nota antes dos resultados oficiais saírem!