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Biologia: Água, Sais e Carboidratos

Acesse o material de Aula ao Vivo de Biologia sobre Água, Sais e Carboidratos, e prepare-se para os vestibulares e ENEM.

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Hoje é dia de aprender sobre Água, Sais e Carboidratos com os professores Rubens Oda e Alexandre Bandeira! Você não vai querer perder essa aula incrível, né? icon smile Matemática: Relações Métricas no Triângulo Retângulo
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Biologia: Água, Sais e Carboidratos
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Alexandre Bandeira.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Rubens Oda.

Faça download do material, é só clicar aqui embaixo! (:

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

A Bioquímica estuda as reações químicas dos organismos vivos e tem revelado inúmeras substancias presentes nas células e em outras que ela participa. A bioquímica estuda as moléculas vitais para os seres vivos. Essas moléculas desempenham as mais diversas funções, como a regulação da temperatura, transporte de substâncias, lubrificação, regulação hormonal entre tantas outras funções. Essas moléculas servem como base para a regulação e manutenção da harmonia celular.
bio1
• Composto mais abundante dos seres vivos;
• Fatores que influenciam na quantidade de água: idade, espécie, atividade metabólica
• Excelente solvente (solvente universal);
• Participa da maioria das reações químicas – reagente das hidrólises e produtos das reações de síntese por desidratação;
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• Age como regulador térmico, porque possui elevado calor específico. Assim, impede variações bruscas de temperatura e tende a manter a temperatura ideal da célula.
Ex: Sudorese X Diurese
• Atua no transporte de substâncias (ex: sangue) e lubrificação (ex: olhos – lágrima);
• Fundamental na osmorregulação – equilíbrio hidrossalino.

Sais Minerais

Substâncias inorgânicas formadas por íons que agem como reguladores do metabolismo celular.
Principais sais minerais e algumas de suas funções:
bio3

Carboidratos ou Hidratos de Carbono ou Glicídios ou Glucídios

Classificação:
• Monossacarídeos:
Unidades dos carboidratos de fórmula geral Cn(H2O)n
Pentoses:
Ribose = C5H10O5 – presentes no RNA e no ATP
Desoxirriboses = C5H10O4 – monossacarídeo do DNA
Hexoses:
Fórmula geral – C6H12O6
Glicose = Fonte de energia (respiração Celular); Produto da Fotossíntese;
Frutose = Presente nas frutas, no esperma; é transformada em glicose nos hepatócitos;
Galactose = Açúcar do Leite; também metabolizada em glicose pelo fígado.
• Dissacarídeos:
Moléculas formadas por dois monossacarídeos
Principais:
Maltose = glicose + glicose
Sacarose = glicose + frutose
Lactose = glicose + galactose
Celobiose = glicose + glicose
• Polissacarídeos
Moléculas formadas pela união de inúmeros monossacarídeos.
Principais:
Amido – Reserva energética de vegetais;
Glicogênio – Reserva energética de animais;
Quitina – possui função estrutural; forma a parede celular dos fungos e é componente do exoesqueleto doa artrópodos;
Celulose – possui função estrutural nos vegetais – componente da parede celular.
1. A água é um dos componentes mais importantes das células. A tabela abaixo mostra como a quantidade de água varia em seres humanos, dependendo do tipo de célula. Em média, a água
corresponde a 70% da composição química de um indivíduo normal.
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Durante uma biópsia, foi isolada uma amostra de tecido para análise em um laboratório. Enquanto intacta essa amostra pesava 200mg. Após secagem em estufa, quando se retirou toda a água do tecido, a amostra passou a pesar 80mg.
Baseado na tabela pode-se afirmar que essa é uma amostra de:
a) tecido nervoso – substância cinzenta.
b) tecido nervoso – substância branca.
c) hemácias.
d) tecido conjuntivo.
e) tecido adiposo.
2. Elementos que fazem parte da constituição das moléculas de ATP, clorofila e hemoglobina são respectivamente:
a) magnésio, ferro e fósforo.
b) ferro, magnésio e fósforo.
c) fósforo, magnésio e ferro.
d) magnésio, fósforo e ferro.
e) fósforo, ferro e magnésio.
3. Bebidas de diversas marcas chamadas de energético possuem substâncias estimulantes como a taurina e a cafeína. A cafeína também está presente em vários refrigerantes, como, por exemplo, os de cola. O quadro abaixo mostra alguns valores da concentração de algumas substâncias presentes em duas marcas de energéticos e em dois refrigerantes de cola. Os valores em gramas, referentes a porções de 200 ml, são todos hipotéticos, assim como as bebidas.
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Se colocarmos as bebidas em ordem da que confere mais energia para a que confere menos energia, teremos:
a) refrigerante de cola, energético 2, energético 1, refrigerante de cola dietético.
b) energético 1, energético 2, refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético.
c) energético 2, energético 1, refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético.
d) refrigerante de cola dietético, refrigerante de cola, energético 2, energético 1.
 
Gabarito
1. D
2. C
3. A
 

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Associe os elementos químicos da coluna superior com as funções orgânicas da coluna inferior.
1. Magnésio
2. Potássio
3. Iodo
4. Cálcio
5. Sódio
6. Ferro
( ) formação do tecido ósseo
( ) transporte de oxigênio
( ) assimilação de energia luminosa
( ) equilíbrio de água no corpo
( ) transmissão de impulso nervoso
A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna inferior, é
a) 4 – 3 -1 – 5 – 2.
b) 5 – 6 – 3 – 4 -1.
c) 4 – 6 -1 – 5 – 2.
d) 5 – 4 – 3 – 6 -1.
e) 6 – 4 – 2 – 3 -1.
2. Inmetro: ovo diet não alerta que contém lactose.
“O rótulo de um determinado ovo de Páscoa diet, além de não informar sobre a presença de lactose, afirmava que o produto não continha açúcar. Segundo o fabricante, a lactose encontrada no ovo era proveniente do leite utilizado na confecção do chocolate e não adicionada aos ingredientes.”

(Adaptação – “O Globo”, 2003)

A falta de informações precisas sobre a composição dos alimentos pode trazer complicações à saúde e, neste caso, principalmente à dos diabéticos, pois
a) a lactose, após ser absorvida pelo intestino, é utilizada da mesma forma que a glicose.
b) a concentração alta de lactose acabará fornecendo elevado teor de glicose no sangue.
c) a lactose se prende aos mesmos receptores celulares da insulina, aumentando a entrada de glicose nas células.
d) os diabéticos não metabolizam a lactose, aumentando sua concentração sanguínea.
e) a lactose, após ser absorvida, estimula a liberação de glucagon, aumentando a taxa de glicose sanguínea.
3. Um ser humano adulto tem de 40 a 60% de sua massa corpórea constituída por água. A maior parte dessa água encontra-se localizada
a) no meio intracelular.
b) no líquido linfático.
c) nas secreções glandulares e intestinais.
d) na saliva.
e) no plasma sanguíneo.
4. Arroz e feijão formam um “par perfeito”, pois fornecem energia, aminoácidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro. Por exemplo, o arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão, e o aminoacido metionina é abundante no arroz e pouco encontrado no feijão. A tabela seguinte apresenta informações nutricionais desses dois alimentos.
listabio1

SILVA, R.S. Arroz e feijão, um par perfeito. Disponível em: htt//www.correpar.com.br. Acesso em: 2009.

A partir das informações contidas no texto e na tabela, conclui-se que:
a) os carboidratos contidos no arroz são mais nutritivos que os do feijão.
b) o arroz é mais calórico que o feijão por conter maior quantidade de lipídios.
c) proteínas do arroz têm a mesma composição de aminoácidos que as do feijão.
d) a combinação de arroz com feijão contém energia e nutrientes e é pobre em colesterol.
e) duas colheres de arroz e três de feijão são menos calóricas que três colheres de arroz e duas de feijão.
 
Gabarito
1. E
2. B
3. A
4. D

Comentários

Larissa Santos
Larissa Santos
25/05/2015 às 09:04

O gabarito da primeira questão da lista pra casa está errado :/ Seria letra c) ?

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