Blog DescomplicaInscreva-se

Curso Enem 2025!

Comece já

Entenda mais sobre as relações numéricas em química!

Acesse o Material da Aula ao Vivo de Química sobre Relações Numéricas, e prepare-se para os vestibulares e ENEM.

Atualizado em

Para quem pretende prestar prova para o Enem ou para qualquer outro tipo de exame de acesso ao ensino superior, certamente terá que entender melhor sobre as relações numéricas de química.

E como de costume, tal matéria é daquelas que sempre nos faz quebrar a cabeça, né? Pois bem, a partir desse material, pode ter certeza de que você terá uma visão completamente diferente do assunto.

Sendo assim, sem mais delongas, bora direto ao ponto e saber tudo sobre as relações numéricas em química.

Tudo pronto para começar? Então, boa leitura e bons estudos!

Afinal, o que são relações numéricas em química?

Quando o assunto é química, logo nos vêm à cabeça aquela enorme tabela periódica cheia de siglas, letras e símbolos, não é mesmo?

Pois bem, tal matéria trabalha com diferentes quantidades e para tanto, o ser humano criou unidades específicas para facilitar os cálculos e otimizar o entendimento geral.

E é exatamente aqui que surgem as chamadas relações numéricas em química: para nos ajudar a calcular tais unidades.

Assim, a primeira relação numérica que surge é a de Massa Atômica, que é caracterizada pela média dos números de massa dos isótopos mais prováveis de algum elemento químico.

E aí, para consultar a massa atômica desses elementos, usamos a nossa indispensável tabela periódica.

Já o segundo exemplo entre as relações numéricas em química é a massa molecular, que por sua vez, é a soma das massas atômicas de um átomo, formando assim a respectiva molécula.

Material de estudo de relações numéricas 

A seguir, separamos alguns exemplos de relações numéricas em química para você conhecer um pouco mais sobre esta matéria e praticar com exercícios práticos.

1. O grafite de um lápis tem quinze centímetros de comprimento e dois milímetros de espessura. Dentre os valores abaixo, o que mais se aproxima do número de átomos presentes nesse grafite é:
Nota: – Assuma que a grafite é um cilindro circular reto, feito de grafita pura. A espessura do grafite é o diâmetro da base do cilindro.
– Adote os valores aproximados de:
2,2g/cm³ para a densidade da grafita;
12g/mol para a massa molar do carbono;
qui1para a constante de Avogadro
qui2

Gabarito
1. C
Cálculo do volume do grafite:
qui3

Lista de exercícios de relações numéricas em Química

Questão 1

A região metropolitana de Goiânia tem apresentado um aumento significativo do número de veículos de passeio. Estima- se que um veículo movido à gasolina emita 160g de qui5 a cada 1 km percorrido. Considerando o número de veículos licenciados, em 2008, igual a 800.000, como sendo o primeiro termo de uma progressão aritmética com razão igual a 50.000 e que a distância média percorrida anualmente por veículo seja igual a 10.000 km conclui-se que a quantidade de qui5, em mols, emitida no ano de 2020, será, aproximadamente, igual a:
qui6

Questão 2

A análise de massas de um elemento químico demonstrou a existência de três isótopos, conforme representado na figura a seguir.
qui7
Considerando as abundâncias apresentadas, conclui-se que a massa média para esse elemento é:
a) 20,05
b) 21,00
c) 20,80
d) 19,40
e) 20,40

Questão 3

A tabela abaixo apresenta informações sobre cinco gases contidos em recipientes separados e selados.
qui8
Qual recipiente contém a mesma quantidade de átomos que um recipiente selado de 22,4 L, contendo H2, mantido a 2 atm e 273 K?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

Gabarito
1. C
Teremos:
qui9
2. A
A partir dos dados da figura podemos calcular a massa atômica média ponderada:
qui10
3. C
Cálculo da quantidade de átomos que um recipiente selado de 22,4 L, contendo H2, mantido a 2 atm e 273 K:
qui11
O número de mols é diretamente proporcional à pressão, então:
qui12
O gás do recipiente 3 (He) contém a mesma quantidade de átomos que um recipiente selado de 22,4 L, contendo H2, mantido a 2 atm e 273 K, ou seja, 4k átomos.

Em resumo, esses são alguns exemplos e exercícios sobre as relações numéricas em química, o que é fundamental para os seus estudos em geral, seja para prestar exame do Enem, seja para qualquer outro tipo de prova importante de seus estudos.

E se você curtiu e quer aprender mais sobre outras matérias, não deixe de conferir nossos planos preparatórios para o Enem e cronogramas de estudos da Descomplica. Saiba mais!

Ilustração
*Campos obrigatórios