Blog Descomplica
Psicopedagogo interagindo com criança para ilustrar texto sobre psicomotricidade infantil

Conheça 4 atividades de psicomotricidade para o desenvolvimento infantil

Conheça 4 ideias de atividades de psicomotricidade infantil, que são simples de realizar e essenciais para o desenvolvimento saudável.

Atualizado em

Compartilhe

Na educação infantil, o movimento assume um papel importante para o desenvolvimento das funções cognitivas, sensoriais, psíquicas e sociais. Por isso, é fundamental realizar atividades de psicomotricidade que tornem viável o crescimento saudável.

Assim, as crianças contam com muitos benefícios e os profissionais também podem perceber com maior clareza as dificuldades e potencialidades da turma.

Neste post, você verá 4 ideias de atividades para estimular a psicomotricidade. Acompanhe, a seguir!

4 atividades de psicomotricidade para a educação infantil

Para obter um bom resultado com o desenvolvimento da psicomotricidade, é importante trabalhar os seus três pilares: ação, corpo e emoção. Confira 4 ideias de atividades que oferecem esses estímulos. 

Amarelinha

A amarelinha é uma brincadeira que fez parte da infância de quase todas as pessoas. Além de ser muito divertida, também é educativa e estimulante.

Pular amarelinha promove habilidades de motricidade ampla, como o equilíbrio, a noção espacial e a socialização.

Similarmente, contribui com a memorização dos números e a compreensão de formas geométricas básicas.

A execução é muito simples, basta desenhar no chão com giz a sequência de 1 a 10, intercalando quadrados com um e dois números. A criança joga uma pedrinha e precisa ir pulando até o local em que ela parar.

Lançar a bola

A bola é um brinquedo versátil e que garante ótimas experiências. Nesse sentido, possibilita a realização de atividades de psicomotricidade, bem como momentos de muita alegria.

Assim, a brincadeira de lançar a bola é bem simples e tem muitos benefícios.

Isso porque, trabalha a noção espacial e a motricidade ampla. Do mesmo modo, é uma atividade coletiva que ajuda a fortalecer o vínculo com os colegas e com a pessoa educadora.

Pra realizar a brincadeira, basta pedir pra que as crianças se coloquem em círculo e entregar a bola a uma delas, que será responsável por iniciar o jogo.

A turma deve jogar a bola e a pessoa que deixar o objeto cair, sairá da roda. A última criança a sair do círculo é a vencedora.

Colagens

Também é importante promover atividades pras habilidades finas na educação infantil.

Nesse cenário, as colagens são excelentes alternativas, pois trabalham o lado artístico da turma e podem ser feitas em grupo, beneficiando o aspecto social.

Dessa maneira, a colagem incentiva a motricidade fina, já que necessita de movimentos mais precisos e de boa percepção visual. Assim, estimula a criatividade e a autonomia nas crianças. 

Pra utilizar a colagem em sala de aula, basta ter folhas de papel em branco, cola e papéis coloridos picados. Também é possível usar outros materiais, como folhas de árvores e pontas de lápis.

A pessoa que coordena pode oferecer desenhos pra serem preenchidos, definir uma temática ou deixar a atividade livre.

Pintar pedras

Pintar pedras é outro exemplo de brincadeira simples e que é muito benéfica pras crianças. Entre as suas vantagens está a possibilidade de usar os produtos pra outras brincadeiras em sala de aula, como um teatrinho.

Assim como as colagens, essa atividade oferece estímulos artísticos e também trabalha as habilidades finas. Similarmente, incentiva a comunicação, a expressividade e a sensibilidade do grupo.

A realização consiste em encontrar pedras de diversos tamanhos e formatos, fazer sua higienização e pedir pras crianças pintarem. Com isso, elas dão novos significados aos objetos do cotidiano.

Quem educa também pode convidar a turma pra ajudar na preparação dos materiais.

Uso da Psicomotricidade pelo psicopedagogo

O profissional com especialização em psicopedagogia pode empregar as técnicas de psicomotricidade infantil de maneira eficaz para promover o desenvolvimento integral das crianças. Ao utilizar essas técnicas, ele busca estabelecer uma conexão entre aspectos cognitivos, emocionais e motores, permitindo uma compreensão mais profunda das dificuldades de aprendizagem e comportamentais que uma criança possa estar enfrentando. Por meio de atividades lúdicas, jogos e exercícios, o psicopedagogo pode estimular a coordenação motora, a percepção sensorial, a expressão emocional e a interação social das crianças.

Essa abordagem holística contribui para identificar possíveis desafios emocionais ou cognitivos que possam estar afetando o processo de aprendizado, permitindo ao profissional oferecer intervenções personalizadas que auxiliem na superação dessas dificuldades e no desenvolvimento global da criança.

Portanto, as atividades de psicomotricidade são fundamentais pro desenvolvimento infantil e ajudam a tornar a experiência escolar ainda mais prazerosa.

Geralmente, podem ser feitas com materiais simples e acessíveis, com muitos benefícios.

Quer ampliar suas habilidades pedagógicas? Então, conheça as opções de pós-graduação online que a Descomplica oferece e aproveite as vantagens da maior plataforma de ensino online do Brasil.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você