• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Redação do Enem: Dicas Para Usar Citações

Compreender a Redação do ENEM é uma tarefa que exige prática e tempo. No entanto, além da relação estrutural que deve possuir o seu texto, é importante também analisar os pontos que irão construir as suas ideias e, de fato, irão auxiliar no processo de comprovação do seu argumento.

Veremos, então, um pouco mais sobre a competência 2, como também a definição das citações e dicas para utilizá-las dentro do texto! 

4 dicas de redação para reta final do Enem

A competência 2 na Redação do Enem

A correção compõe 5 competências, e a segunda pode ser definida como compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

Nesse sentido, não somente é importante entender o que se pede pelo tema, mas apresentar ideias pertinentes ao conteúdo proposto. 

Para sair da esfera de opinião, e chegar ao nível argumentativo exigido, é necessário apresentar as suas experiências e conhecimentos de mundo. 

Assim, a citação está presente como uma das muitas maneiras de comprovação do ponto de vista e, dessa maneira, veremos como utilizar dentro da sua Redação do Enem.

Citações diretas ou indiretas

Por definição, citação é a transcrição de um conteúdo externo para sustentar uma hipótese, defender uma ideia, construir um raciocínio, etc. 

Esse mecanismo de intertextualidade pode ser visto de duas maneiras: direto e indireto.

Vamos te mostrar a partir do tema do ENEM 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, como exemplo.

Citações diretas

Ocorre quando a transcrição é feita de modo integral, ou seja, sem alteração na frase original.

Exemplo:

“Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade”. A reflexão de Albert Einstein em meados do século XX se faz presente no cenário atual, com o advento da internet.

Embora a ampliação dos meios de comunicação virtual, além da exposição demasiada se seus usuários exista, a insegurança sobre as informações transmitidas no ciberespaço, atrelada à insuficiência de políticas públicas garantidas na decisão própria, fragiliza o internauta.

Citações indiretas:

Aqui depende da interpretação de quem escreve, visto que é feita uma paráfrase do texto original. Nesse caso, é importante citar o autor, mas não é necessário replicar sua fala com todas as palavras que utilizou, priorizando somente a ideia nuclear do que quer trazer ao texto. 

Exemplo:

A princípio, é necessário avaliar como o uso de dados pessoais por servidores de tecnologia contribui para fomentar condutas intolerantes nas redes sociais. Em consonância com a filósofa Hannah Arendt, pode-se considerar a diversidade como inerente à condição humana, de modo que os indivíduos deveriam estar habituados à convivência com o diferente.

Todavia, a filtragem de informações efetivada pelas redes digitais inibe o contato do usuário com conteúdos que divergem dos seus pontos de vista, uma vez que os algoritmos utilizados favorecem publicações compatíveis com o perfil do internauta.

Aposte em temáticas amplas!

Agora é importante visualizar quais temáticas, bem como quais autores, textos e conceitos devem ser priorizados na hora do texto. 

O ideal é focar em definições mais amplas, que não se prendem somente a um tema ou assunto. Citações muito filtradas serão restritas a poucos temas e desenvolvimentos.

Já frases e pensadores mais amplos, que abordam conceitos também generalistas, são mais fáceis de manusear, buscar analogias, elencar com a atualidade, etc. Além disso, é muito importante ter conhecimento fiel do que está sendo colocado no texto. 

Buscando referências para sua Redação do Enem

Por fim, onde encontrar as citações? Já vimos a definição, bem como as dicas para a melhor utilização na sua redação, mas a busca pelas referências deve ocorrer ao longo de seus estudos, a partir de:

  • Aulas que tragam pensadores, como Filosofia, Sociologia e Redação;
  • Filmes, séries e livros que irão apresentar os conceitos;
  • Busca por frases amplas sobre assuntos diversos. 

Aqui, a gente já fez essa pesquisa para você! Clicando nesse e-book, você tem acesso a 40 citações para usar e causar na Redação do Enem, com diversos temas e pensadores, clássicos e atuais, para ampliar o repertório e construir melhor os argumentos! 

Bons estudos! 💚