O ano letivo já vai começar e você não faz a menor ideia do que está acontecendo? Confira estas 9 dicas de estudo!
Preocupado com os estudos? Não começou a estudar para o vestibular? Não sabe nem por onde começar? Calma que ainda dá tempo! Nós te damos 9 dicas de estudo super-master-ultra legais aqui:
1. Como organizar prioridades na hora de estudar?
O tempo não para para ninguém e, se você não souber se organizar, vai ficar para trás. Nunca aconteceu de você achar que estava tudo dentro da agenda até que, chegando no último dia, você percebesse que não fez nada? Pois é, nós temos a solução para isso : use a carga “Top Heavy“, isto é, coloque a atividade que exige mais esforço no início do dia, da semana, do mês. Se deixar o mais pesado para o final, você estará mai cansado e com preguiça.
2. O que significa estudar melhor?
Estudar melhor não significa estudar “mais”! Significa organizar melhor o tempo, criar motivações para estudar, criar foco e aumentar a concentração.
3. Como driblar a procrastinação para conquistar seus objetivos?
Foco não é algo que se tem, é algo que se cria. Por isso, diga não ao estudo passivo: deitar na cama, marcando com marca-texto, lendo o texto da teoria não adianta de nada! Abrace o estudo ativo: lápis na mão, fazendo anotações, pensando em exemplos, puxando setas… Exercite sua mente!
4. Como traçar metas na hora de estudar?
Você tem um objetivo claro? Onde você quer estar no fim do ano? Enxergue o vestibular como um projeto de felicidade e o ato de estudar como tudo o que você precisa fazer para alcançar essa felicidade.
5. Vestibulando tem tempo de descanso?
Vestibulandos são atletas de alto desempenho. Intensidade é importante em todos os momentos, mas o treinamento só pode ser intenso se você tiver relaxamento profundo. Nenhuma atividade pode ser morna se você precisa desempenhar com alta performance. Traduzindo: DESCANSE. Não pense que você vai aguentar uma maratona de estudos sem dormir, não.
6. É recomendando estudar o máximo de assuntos possíveis no início e revisar só no final?
Lembra o que falamos de estudo passivo e estudo ativo? Pois é. Pare de estudar sem objetivo, desacelere para se organizar e enxergar suas metas. Contextualize tudo o que você aprender: isso melhora sua apreensão do conteúdo.
7. Como criar motivação para o estudo fluir?
Sabemos que estudar pode ser difícil e cansativo; por isso, às vezes, precisamos de uns truques para revisar toda a matéria e ficar de boa. Contextualizar a matéria a deixa mais legal, assim como associações de interdisciplinaridade podem ajudar. Você pode também pensar no seu objetivo final para te motivar a seguir em frente e a não desistir.
8. Como saber o que te motiva a estudar?
Motivação tem tudo a ver com os fatores intrínsecos e nada a ver com os extrínsecos. Exemplo de fator extrínseco: estudar para tirar nota boa. Exemplo de fator intrínseco: “Meu sonho é ser médico”. Por isso,
9. Como é que se coloca todos os itens anteriores em prática?
Você já deu uma olhada no nosso Guia do Estudo Perfeito? Clique aqui, confira a primeira parte e prepare-se para se tornar os seus estudos eficientes e o melhor caminho para te levar até a universidade!
Esperamos por você 🙂