Existem algumas fórmulas químicas que todos os estudantes precisam saber no momento em que vão realizar a prova do Enem.
Quem já está nos anos finais sabe que é muito importante ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio pra garantir que vai conseguir entrar pro curso de ensino superior dos seus sonhos por ao menos umas das três modalidades, sendo elas pelo Sisu,o Prouni e o Fies.
O Sisu é uma das modalidades mais comuns, porque permite que se entre pras universidades federais. Ou seja, é totalmente grátis!
Neste artigo de hoje, a gente separou algumas fórmulas químicas que são cruciais pra você ter em mente no momento em que for realizar a sua prova.
E, além disso, o artigo também tem algumas dicas que podem te ajudar a decorar as fórmulas bem mais rápido. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar aqui com a gente, porque preparamos um guia completo pra te ajudar! 😉
Fórmulas químicas orgânica e inorgânica
Antes mesmo da gente começar a falar sobre as fórmulas químicas, você sabe quais são as diferenças entre a química orgânica e inorgânica?
Bem, se o seu professor não te explicou, a gente te fala! A química orgânica é tudo aquilo que conta com o carbono em sua composição. O carbono é um dos elementos chaves pra esse tipo de estudo.
Já a inorgânica, é tudo aquilo que NÃO tem carbono em sua composição. O que isso quer dizer?
Que a água e o ácido clorídrico se encaixam nesta modalidade. Já os seres humanos, por terem carbono em todo o corpo, são orgânicos, assim como as frutas e tudo o que comemos (ou quase tudo).
Enfim, agora que você já sabe quais são as diferenças, que tal a gente ir pro que importa? Vamos ver quais são elas!
Fórmula estrutural plana
A fórmula estrutural plana tem a vantagem que permite ao estudante ver exatamente quais são os componentes químicos que estão fazendo parte de uma determinada reação.
Além disso, você consegue ver quais são as ligações que um átomo está fazendo com outro e, assim sendo, começar a colocar as teorias químicas na prática.
O carbono, dentro de uma fórmula estrutural plana, mostra que consegue se ligar com outros átomos fazendo até 4 ligações. E, devido a essa quantidade tão grande de ligações, é que existem tantos elementos químicos em todo mundo.
Dentro destas 4 ligações, é possível que se faça a ligação simples (ligando apenas um), compostos de dois e três.
Veja um exemplo clássico
A fórmula estrutural plana é uma das mais conhecidas hoje dentro dos livros de Química, porque ela permite que os elementos possam ser representados de uma forma super simplificada.
Inclusive, quando estamos falando de provas, são elas as que mais aparecem, até mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio. Confira:
H H H H H
| | | | |
H — C — C — C — C — C — OH
| | | | |
H H H H H
Pra compreender mais sobre a fórmula estrutural da plana, será necessário que você comece a fazer as contas sempre pelo átomo do carbono pra entender qual é a molécula que está observando.
O nome de cada molécula é dado dentro da química orgânica devido a quantidade de carbono que a mesma possui.
Ao terminar toda a contagem, você vai conseguir fazer a construção da fórmula molker que nada mais é do que a C5H11OH.
Vale salientar que existem moléculas como a do petróleo que contam com centenas de carbonos.
Por isso, elas são super complexas e praticamente impossíveis de se desenhar a mão, precisando sempre de um computador ou do meio digital pra conseguir representar.
Fórmula Condensada
Outro tipo de fórmula condensada é aquela que mostra sobre as quantidade de átomos e apenas as ligações deles sem que esteja aparecendo de forma clara. Não entendeu nada?
Veja o exemplo abaixo que é super prático e vai te ajudar a compreender mais sobre o assunto!
H3C — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — OH
ou
C — C — C — C — C — OH
H3 H2 H2 H2 H2
Esse tipo de fórmula permite que haja uma contagem ainda mais fácil da quantidade que cada tipo de átomo que está presente na molécula sendo: 3 + 2 + 2 + 2 + 2 = 11 → C5H11OH.
Veja outro exemplo que está localizado logo abaixo pra entender mais sobre o assunto!
CH3 — (CH2)3 — CH2 — OH
Como decorar os tipos de fórmulas químicas orgânicas?
Exige algumas dicas que podem ser colocadas em prática pra que você consiga decorar as fórmulas orgânicas de forma muito mais fácil. Separamos algumas delas neste artigo!
1. Faça o uso de macetes
Uma dica é você fazer o uso de macetes que podem ajudar a decorar o nome da fórmula e o seu jeito de ser montada através de pequenas frases.
Um exemplo disso é uma fórmula de química que está relacionada a física de Q = m.c.Δt. Ela pode ser representada pela frase “Que macete”.
Neste caso, vai ser necessário que você tenha:
- Q= quantidade de calor
- m= massa do objeto
- c= calor específico da substância
- Δt= variação de temperatura pra que seja possível fazer o uso deste tipo de fórmula.
2. Atenção e lógica
A lógica e atenção não é algo que se desenvolve da noite pro dia. Por isso, você tem que estar trabalhando sempre pra conseguir se manter relaxado no jeito em que for estudar e não perder a concentração.
Uma forma de se manter mais concentrado é evitar o uso do aparelho celular. O que você vê nas redes sociais pode fazer com que perca o foco.
Exercícios com as fórmulas químicas
É hora de praticar um pouco! Faça os exercícios e nos diga se deu tudo certo com a prática e teoria, ok? As respostas seguem em negrito.
Questão 1 | Enem 2022 | Reaplicação
As plantas realizam fotossíntese pela captura do gás carbônico atmosférico e, juntamente com a água e a luz solar, produzem os carboidratos. No esquema está apresentada a equação desse processo, em que as letras x e y representam os coeficientes estequiométricos da reação.
Quais são os valores dos coeficientes x e y da equação balanceada de produção do carboidrato e oxigênio?
- a) x = 7n; y = 20n
- b) x = 10n; y = 8n
- c) x = 10n; y = 14n
- d) x = 12n; y = 10n
- e) x = 14n; y = 6n
Questão 2 | Enem 2021
O carvão é um combustível que tem várias substâncias em sua composição. Em razão disso, quando é representada sua queima com o oxigênio (massa molar 16 g mol−1), simplifica-se elaborando apenas a combustão completa do carbono (massa molar 12 g mol−1). De acordo com o conteúdo médio de carbono fixo, o carvão é classificado em vários tipos, com destaque para o antracito, que apresenta, em média, 90% de carbono. Esse elevado conteúdo favorece energeticamente a combustão, no entanto, libera maior quantidade de gás que provoca efeito estufa.
Supondo a queima completa de 100 g de carvão antracito, a massa de gás liberada na atmosfera é, em grama, mais próxima de
- a) 90,0.
- b) 210,0.
- c) 233,3.
- d) 330,0.
- e) 366,7.
Enfim, neste artigo a gente falou mais sobre dicas de como aprender mais fórmulas químicas e estudar sobre o conteúdo de forma prática.
E então tem mais alguma dúvidas sobre o assunto?
Você já conhece o Curso Online Preparatório para o Enem e para o Vestibular da Descomplica? Confira aqui e conheça uma das melhores metodologias do país