Blog Descomplica

7 erros fatais em uma prova de Interpretação de texto

Você acha que Interpretação de Texto é uma coisa fácil? Então confira 7 erros fatais que você provavelmente comete e que podem arruinar sua prova no vestibular.

Atualizado em

Compartilhe

 1- Não ler o texto atentamente.

Se você é apressadinho, e tem medo de perder tempo lendo todos os textos, saiba que isso pode ser um ponto negativo para sua pontuação. Afinal, se a questão é interpretação de texto, a resposta só poderá estar no….TEX-TO!

Algumas coisas na vida não podem ser feitas com pressa. O vestibular não é uma delas.

 

2- Ler o texto e desprezar palavras que não conhece.

Nós sabemos que você não precisa ser um dicionário ambulante e saber o significado de todas as palavras. Mas, normalmente, os textos com vocabulário mais específico – ou rebuscado – acompanham um glossário. Não deixe de conferi-lo! Uma palavra pode fazer TODA a diferença!

Essa é a atitude que você NÃO pode ter ao encontrar palavras desconhecidas no texto.

 

3- Não prestar atenção ao comando do enunciado!

Uma coisa muito comum é não prestar atenção ao comando. Se a palavra principal é “descrição” ou “descreva”, então a resposta deve atender a esse quesito. Além disso, se a questão pede para assinalar a alternativa INCORRETA, cuidado para não se empolgar assinalando uma correta!

A JLo provavelmente não prestou atenção no enunciado do contrato da Copa. Agora não adianta ficar de cara feia, né

 

4- Considerar que o texto não diz nada.

Isso faz com que você leia o texto com desprezo e não preste atenção a ele da maneira adequada. Apesar de algumas questões serem muito superficiais, o texto SEMPRE tem algo a dizer que pode ser conectado ao enunciado!

Um bom exemplo: o texto NÃO é esse cara aleatório e sozinho. Ele sempre está conectado às questões (ou cheerleaders, no caso).

 

5- Confundir a sua opinião com a opinião de quem escreveu o texto.

Esse é um erro muito comum! Lembre-se que, numa questão de múltipla escolha, normalmente, pede-se para que se reconheça a visão do autor, e não a sua. A sua visão pode até ser melhor do que a do autor, mas deixe-a para a redação! ;)

Tudo bem se a opinião do texto é uma coisa que você não consegue engolir: não pedem para você concordar com ela, mas sim interpretá-la.

 

6- Marcar uma alternativa sem ter lido todas.

Você pode estar SUPER confiante de que a resposta B é a correta, mas lembre-se que, na múltipla escolha, nem sempre há uma só opção correta. É muito comum que existam três alternativas certas e, dentre elas, uma mais certa que as outras – às vezes por algum pequeno detalhe.

Detalhes são muito importantes: não tomar cuidado com eles, pode significar uma desgraça.

Detalhes são muito importantes: não tomar cuidado com eles, pode significar uma desgraça.

 

7- Não distinguir ideias principais de ideias secundárias.

Em muitas questões com textos argumentativos, pede-se um dos argumentos utilizados como resposta. Confundir argumento com tese numa hora dessas pode significar a alternativa errada! Saiba elencar a importância das ideias num texto!

De acordo com a titia Hilary, “são escolhas difíceis”, mas se você estudar direitinho vai saber como diferenciar as ideias de um texto.

 

 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você