Quais são as propriedades peculiares do carbono?
A expressão “composto orgânico” surgiu há mais de 200 anos, referindo-se às substâncias produzidas por organismos vivos. Atualmente, são chamados assim os compostos que contêm carbono, sejam estes produzidos ou não por organismos vivos.
A química orgânica é a parte da química que estuda as propriedades, métodos de obtenção e aplicações dos compostos formados por átomos de carbono. Possui um papel muito importante na compreensão das propriedades dos plásticos, detergentes, medicamentos, e também dos processos que ocorrem nos seres vivos.
Este átomo apresenta algumas características que o transforma em um elemento peculiar na natureza.
Mas por que o carbono? E que propriedades peculiares são essas?
1- O carbono é tetravalente
Este átomo possui 4 elétrons em sua camada de valência, e, como é um ametal, pode formar ligações covalentes com outros átomos. Quantas ligações você acha que são? Uma, duas ou três? Quatro! Isso mesmo, o carbono é tetravalente, por fazer quatro ligações! Com esse nome parece até super herói.
Até agora nada de extraordinário, né?! Já que existem outros elementos que também são tetravalentes…
Vamos à 2ª característica, então.
2- Formar quatro tipos diferentes de ligações
Como vimos no tópico anterior, o carbono faz quatro ligações. Vou repetir: o carbono sempre faz quatro ligações. Essas ligações podem se distribuir de quatro maneiras distintas, podendo aparecer como quatro ligações simples, uma dupla e duas simples, uma tripla e uma simples ou duas duplas. Olha só:
E tem mais!
3- Formação de Cadeias
Os átomos de carbono podem unir-se, formando longas cadeias constituídas por dezenas ou até milhares de átomos ligados entre si. É graças a essa propriedade que surge a enorme variedade de compostos orgânicos responsáveis por funções vitais para organismos vivos, como carboidratos, proteínas, ácidos nucleicos, além dos materiais sintéticos como o polietileno, o PVC, etc.
Ligações, cadeia… Caraca! Me lembrei de uma piada, mas deixa para lá, no final eu conto…
4- Formação de Isômeros
Essa eu aposto que você não iria lembrar… Os carbonos são capazes de formar isômeros! Sabe o que isso significa? Não?!
Significa que compostos orgânicos com a mesma quantidade de átomos (mesma fórmula molecular) podem apresentar diferentes estruturas, ou seja, é capaz de formar substâncias diferentes, e, claro, com propriedades e nomes diferentes.
Isômeros do C4H8
E, para finalizar, a piada:
— O que o carbono disse quando foi preso?
— Eu tenho o direito de fazer 4 ligações!