Se você está se preparando pra prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e quer saber o que mais cai em Física no Enem, você está no lugar certo. Nesse artigo vamos apresentar os assuntos de Física mais abordados nas provas do Enem.
No entanto, já queremos te adiantar que pra entender as matérias de Física não basta decorar fórmulas. Mas, calma, vamos trazer todas as informações sobre os cinco temas que mais caem nas provas do Enem.
Conheça os cinco temas de física que mais caem no Enem
1- Movimento
Um dos conteúdos da física mais cobrados no Enem é movimento, que é a mudança de posição de um corpo em relação a um referencial. O ramo específico da física para o estudo dos movimentos, chamado mecânica, que se divide em cinemática, dinâmica e estática.
Cinemática
Existe uma área da mecânica que estuda os movimentos sem levar em consideração os agentes que provocam esse movimento. Essa área é a cinemática. A cinemática se dedica ao estudo de dois movimentos que são:
Movimento uniforme
Entende-se por movimento uniforme aquele cuja velocidade é constante. Nesse caso, o deslocamento é sempre em linha reta.
Movimento uniformemente variado
O movimento uniformemente variado acontece quando a velocidade sofre alterações. Se acaso a velocidade for aumentada diz-se que o movimento é acelerado. Porém, se houver diminuição de velocidade trata-se de movimento retardado.
Movimento circular uniforme
É o tipo de movimento em que um corpo realiza uma trajetória circular com velocidade constante. Nesse caso, a aceleração centrípetase encarrega da mudança de direção e do sentido do vetor da velocidade.
Movimento circular uniformemente variado
Nesse tipo de movimento está presente também a aceleração centrípeta. Além disso, ocorrem outros dois tipos de aceleração que são a angular e a tangencial.
Dinâmica
A dinâmica estuda o movimento considerando as ações que produzem ou modificam esses movimentos. Nesse ramo se estuda os princípios das Leis de Newton, a gravitação e a energia.
Estática
Ao contrário da cinemática e da dinâmica, a estática estuda os corpos que não se movem ou que se movem com aceleração constante.
2- Sistemas e unidades de medida
Talvez você possa estar pensando que unidades de medida são mais pra matemática. Negativo. Se estuda esse tema em física pra conhecer melhor as grandezas que interferem em um fenômeno. Mas quais unidades são essas? Já vamos te mostrar.
A princípio cada região ou país possuía um sistema de medidas diferente. Mas, muitas confusões aconteceram. Para resolver esses problemas, um sistema padrão foi criado: o Sistema Métrico Decimal com três unidades básicas – metro, litro e quilograma.
Entretanto, essas três medidas não foram suficientes. Posteriormente, foi criado o Sistema Internacional de Unidades (SI). A partir de então, sete unidades básicas formam o SI: metro, quilograma, segundo, ampère, kelvin, mol e candela.
3- Energia e trabalho
Entende-se por energia a capacidade de algo gerar força em um corpo. Já o trabalho é a medida da energia provocada em um corpo no momento em que há aplicação de uma força ao longo do deslocamento. Existem cinco tipos de energia que são:
- Energia mecânica – é a capacidade de um corpo realizar trabalho.
- Energia térmica – é um tipo de energia que está ligada às altas temperaturas e ao calor.
- Energia química – é a energia armazenada em matérias com ligações químicas.
- Energia elétrica – é aquela produzida pelo potencial elétrico de pontos de um condutor. Essa é a maior fonte de energia do mundo.
- Energia nuclear – é a chamada energia atômica produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, quando é liberada uma grande quantidade de calor.
4- Ondas
Do ponto vista da física, onda é uma perturbação que se propaga através do espaço. As ondas podem ou não precisar de um meio de propagação. Os tipos de ondas são:
- Transversais – são ondas cuja direção de vibração é perpendicular à direção de propagação.
- Longitudinais – são ondas cuja direção de vibração coincide com a direção de propagação.
5- Magnetismo
Entende-se por magnetismo o fenômeno que explica a atração ou repulsão entre metais e ímãs. Os materiais com propriedades magnéticas possuem dois polos, sendo que ao estarem em contato os polos iguais se repelem e os opostos se atraem.
Quando os elétrons se movimentam pode acontecer a atração ou repulsão por outras partículas. É essa movimentação que gera o magnetismo.
O que é campo magnético?
O campo magnético é a área de concentração de magnetismo. Essa área é o espaço ao redor de um ímã onde a força magnética vai atuar. Os objetos colocados nessa região poderão ser atraídos ou não. Tudo dependerá de seus polos.
O que achou dos temas apresentados? Entendido até aqui? Agora traremos algumas fórmulas de Física importantíssimas para sua preparação para o Enem.
Fórmulas de Física pro Enem
Velocidade
V.m = s/t
Segunda Lei de Newton
F.r = m.a
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
S = So + V.t
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)
So + Vo.t + 1/2 a.t²
Trabalho
T = F.d
Agora que você já viu cinco temas que mais caem na prova do Enem e as principais fórmulas, que tal colocar a mão na massa e resolver algumas questões?
Questões de Física pro Enem
1- Qual é a velocidade escalar média, em m/s, de uma pessoa que percorre a pé 3.000 m em 20 min?
- a) 3,6
- b) 4,8
- c) 3
- d) 4
- e) 0,3
Resposta
Transformando minutos em segundos – 20 x 60 = 1.200 s
V = S/t
V = 3.000/1.000
V = 3m/s
A resposta certa é a letra C
2- No momento de tempo t0, um corpo encontra-se na posição 5 m com relação a um sistema de referência, movendo-se com uma velocidade de 30 m/s. Qual alternativa representa a função horária da posição desse corpo?
- a) S = 3 + 10t
- b) S =10 + 3t
- c) S = 3t + 5t²
- d) S = 10t + 3t²
- e) S = 5 + 30t
Resposta
Substituindo na fórmula:
S = So + V.t
S = 5 + 30t
A resposta certa é a letra E.
Muito bem! Chegamos ao final desse artigo, mas você não pode parar por aqui. É preciso melhorar seu aprendizado pra tirar um notaço no Enem. O Curso Pré-Enem Descomplica está te esperando com tudo o que você precisa. Corre pra lá!