Blog Descomplica

10 verdades e mentiras sobre a redação do ENEM

Confira 10 verdades e mentiras sobre a redação do ENEM que vão te ajudar a conquistar a nota 1000 na prova e uma vaga na universidade!

Atualizado em

Compartilhe

Pinoquio2

Fica desesperado com a redação do ENEM? Nós te ajudamos a desvendar o que é verdade e o que é mentira para você chegar até o 1000!


Hoje é 1º de Abril, Dia da Mentira, mas o Desconversa quer te contar apenas verdades: saiba o que é ou não permitido na redação do ENEM e acabe com os mitos que assustam qualquer vestibulando na hora de produzir o texto:
 

1. É permitido usar letra de forma?

Sim! Você pode usar letra cursiva ou de forma, contanto que diferencie maiúsculas de minúsculas e que sua letra seja legível.


2. É proibido usar primeira pessoa na redação?

Não! Existe a primeira pessoal do plural e a do singular. Não pode usar “eu acho”, “eu quero”. Você pode usar a primeira pessoa do plural (devemos, buscamos, queremos). Lembre-se de que a primeira pessoa do plural deve ser um sujeito socialmente considerado, como em “Vamos fazer um Brasil melhor” e não como em “Vamos jogar bola”.


3. É permitido escrever a proposta de intervenção no desenvolvimento da redação?

Sim! No ENEM, é melhor e mais indicado que você deixe as propostas de intervenção para a conclusão. Desse jeito você não corre o risco de perder pontos por ter se enrolado na coesão.


4. É obrigatório citar os argumentos logo na introdução?

Não! Essa é uma das estratégias possíveis, mas lembre-se de que o desenvolvimento é a parte da redação em que os argumentos devem ser desenvolvidos.


5. É possível usar metáforas no texto dissertativo?

Sim! Mas cuidado, a metáfroa é um recurso literário, então você pode se dar mal se esse artifício não for usado como recurso de argumentação. Já vimos redação nota 1000 com uma referência metafórica “O problema dos brasileiros é que eles se vêem como um púbçlico de uma tragédia grega esperando o final acontecer, quando na verdade deveriam assumir o papel de protagonistas”. Se for usar, use as curtas e de forma inteligente.


6. É permitido usar letras de música na redação?

Sim! Use referências da música brasileira. Você pode usar “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça” de Garota de Ipanema, para falar do culto à aparência no mundo contemporâneo. Novamente, o uso deve ser inteligente e com bom senso.


7. É proibido falar mal do governo?

Não! A crítica é válida, desde que seja construtiva. Você deve mostrar o que está errado e o que pode ser melhorado.


8. Escrever hino ou receita de bolo anula a redação?

Sim! Depois dos casos de receita de miojo e hino do palmeiras, as redações agora são anuladas nesses casos.


9. É permitido usar verbo no título da redação?

Sim! O título pode ou não ser uma frase nominal, ou seja, pode ou não ter verbos.


10. Se a folha de redação for rasurada, pontos são perdidos?

Não! Não existe tabela de pontos perdidos por rasura. O que você pode causar é uma má impressão e perder espaço para escrever sua redação, mas nunca perder pontos.
 
Quer mais dicas? Assista uma aula completa sobre Mentiras e Verdades sobre a Redação do ENEM, com o professor Rafael Cunha:

Comentários

ALDIR ROCHA
ALDIR ROCHA
02/04/2015 às 15:39

NÃO CONCORDO COM TUDO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O TEU DIREITO DE DIZÊ-LA...PORQUE ALGUMAS AFIRMAÇÕES PODEM PREJUDICAR NA INTERPRETAÇÃO DE ALGUMAS PESSOAS...POIS OS CONTEXTOS NÃO SÃO PRONTOS E ACABADOS , MAS CRIADOS NA INTERAÇÃO SOCIAL... DIANTE DAS IDEIAS EXPOSTAS, DESCOMPLICA PODERIA INVESTIR EM...BRINCADEIRA...GOSTEI DO VÍDEO...SUCESSO...

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Jonatas Carlos
Jonatas Carlos
02/04/2015 às 00:28

show show

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você