Praticar algumas questões sobre síntese proteica é uma boa forma que você tem pra conseguir fixar ainda mais esse conteúdo. Ao mesmo tempo você consegue guardar os pontos mais importantes pra realizar a sua prova do Exame Nacional do Ensino Médio.
Quem já está nos anos finais sabe da importância da frase: “estude, porque é só assim que você vai conseguir entrar pra faculdade”.
É por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio que é possível entrar pro curso de ensino superior de ao menos três formas, sendo elas pelo Fies, Prouni e Sisu.
Enfim, nesse artigo de hoje, a gente separou um super guia pra te ajudar com o assunto.
Vamos lá? !
Resumo sobre síntese proteica
A síntese proteica é um processo que é realizado pelo corpo humano pra que nos ajude a realizar a produção de proteínas, que são cruciais pro bom desenvolvimento do metabolismo.
Ao mesmo tempo, o processo permite estimular o crescimento dos pelos, cabelos e unhas.
Em suma, deve-se dizer que todo o processo de síntese protéica deverá contar com a inserção do RNA e também do ribossomo. O seu corpo também precisa ter algumas enzimas específicas que irão auxiliar em todo o processo de formação.
DNA e as etapas de formação da proteína
O DNA do ser humano é transcrito tendo como base o RNA que nada mais é do que uma única fita. A diferença é que o RNA precisa de duas fitas pra que haja a formação do DNA.
Depois de haver a junção dos aminoácidos, deve-se salientar que uma determinada sequência deverá ser formada tendo como base as combinações U com A (Uracila-RNA e Adenina-DNA), A com T (Adenina-RNA e Timina-DNA), C com G (Citosina-RNA e Guanina-DNA) e G com C (Guanina-RNA e Citosina-DNA).
É através deste processo de formação que o nosso corpo consegue ter as suas características próprias que muitas vezes são carregadas de pai pra filho. Ou mãe pra filho, ah, bem, tanto faz, você entendeu!
A cadeia polipeptídica que é formada pelos aminoácidos permite que haja uma tradução genética. Além disso, a combinação de código irá formar ao menos 64 códons dentro das trincas.
Duas questões sobre síntese proteica
Agora que você já tem um breve resumo sobre o assunto, que tal começar a colocar em prática através de questões sobre síntese proteica?
A resposta vai estar logo ao final do artigo. Desta forma, você vai saber exatamente se acertou ou se errou as questões.
1. (UFSC) O processo de transcrição de material genético é a formação de moléculas do RNA a partir da molécula de DNA. Em relação às diferentes moléculas de RNA, é incorreto afirmar que (questão adaptada):
a) Os três tipos de RNA mensageiro, transportador e ribossômico são moléculas com apenas uma cadeia de nucleotídeos.
b) São produzidas ao nível do núcleo, porém executam suas funções no citoplasma.
c) O RNA transportador leva proteínas do citoplasma ao ribossomo.
d) O RNA ribossômico compõe a organela denominada ribossomo.
e) O RNA mensageiro traz a informação genética codificada, do núcleo para o citoplasma.
2. (UFCE) Indique a alternativa correta relativa ao código genético e à síntese de proteínas (questão adaptada):
a) A sequência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro independe do DNA que o codifica.
b) As bases nitrogenadas presentes em uma molécula de RNA mensageiro são: adenina, citosina, timina e guanina.
c) O número de aminoácidos presentes em um peptídeo depende do número de códons do RNA mensageiro que o sintetiza.
d) Todas as fases do processo de síntese protéica ocorrem no interior do nucleoplasma.
GABARITO
1. C
Resolvendo passo a passo:
A alternativa a está correta: os três tipos de RNA envolvidos na síntese de proteínas são formados por uma única cadeia de nucleotídeos. A alternativa b está correta: o processo de transcrição, que é a síntese de uma cadeia de RNA a partir da sequência de bases nitrogenadas do DNA, ocorre no núcleo. Após o término de sua confecção, o RNA deve migrar para o citoplasma, onde atuará na síntese de proteínas. A alternativa c está incorreta: o RNA transportador (RNAt) é responsável por levar os aminoácidos que comporão a proteína até o ribossomo. Cada RNAt possui afinidade por um tipo de aminoácido e apresenta um anticódon (trio de bases nitrogenadas complementares ao códon do RNAm). Os RNAt serão requisitados de acordo com a sequência de códons presente no RNAm. A alternativa d está correta: as fitas de RNA ribossômico se associam a proteínas e compõem o ribossomo, responsável pela leitura da mensagem contida no RNAm. A letra e está correta: o DNA está localizado no interior do núcleo, por isso a transcrição do RNAm ocorre primeiramente em seu interior e depois essa molécula migrará para o citoplasma. O RNAm trará para o citoplasma a sequência de bases complementares às do DNA, que constituem a informação capaz de sintetizar proteínas. Como, nesta questão, precisamos encontrar a alternativa incorreta, essa só poderia ser a letra c.
2. C
Resolvendo passo a passo:
A letra a está incorreta: O RNA mensageiro possui a sequência de bases nitrogenadas complementares as do DNA. Portanto, a composição do RNA é completamente dependente do DNA. A letra b está incorreta: no RNA não existe a base nitrogenada timina, que está presente apenas no DNA. No RNA a timina é substituída pela uracila. A letra c está correta: os códons são um conjunto de três bases nitrogenadas sequenciais presentes no RNA e cada um corresponde a um aminoácido. A letra d está incorreta: todo o processo de tradução (síntese protéica) ocorre no citoplasma, ou seja, fora do núcleo. Como, nesta questão, precisamos encontrar a alternativa correta, essa só poderia ser a letra c.